quarta-feira, maio 16, 2018

RECORDAR O ANTES DE ALCOC HETE

Agora que todos culpam o presidente do clube da autoria moral ou da criação de condições para os acontecimentos vergonhosos ocorridos em Alcochete é bom recordar aquilo que muitos agora estão a exorcizar do seu passado atirando as culpas em Bruno de Carvalho.

O presidente do SCP não sofreu nenhuma mutação genética, não enlouqueceu ou perdeu o auto-controlo como alguém sugeriu, aqueles que por não serem do seu clube foram ofendidos nos últimos anos nunca se aperceberam de uma mudança no presidente do SCP. O Bruno de Carvalho de ontem ou anteontem é o mesmo de há um ano ou de há dois anos, é a criação de muitos que o apoiaram, desde Daniel Oliveira a Daniel Sampaio.

O ódio que Bruno de Carvalho espalhou contra os seus próprios jogadores é o mesmo ódio que Bruno de Carvalho tem espalhado contra os adeptos de todos os outros clubes, desde o Porto ao Benfica, passando pelo Braga. Não há ódio bom quando dirigido ao Benfica e ódio mau se dirigido aos sportingados. Aliás, há muito que Bruno vomita em cima de personalidades do Sporting sem que se os seus ilustres apoiantes se demarquem.

Quando perdeu o primeiro campeonato para o Benfica, Jorge Jesus que teve muitas culpas pois foi graças aos seus disparates que o balneário do SLB se uniu em torno da vontade de vencer, defendeu que os campeonatos também se ganham na comunicação e atribuiu as culpas de derrota a essa falha do SCP. Bruno de Carvalho apressou-se a contratar um jornalista do DN que tem feito no SCP o mesmo trabalho que Goebels fazia na Alemanha. Mas como o ódio espalhado visava os adversários e parecia trazer vantagens desportivas todos se calaram, piro, todos apoiaram.

Jorge Jesus que agora parece querer livrar-se de  Bruno de Carvalho, talvez para partir sem ter de indemnizar, não só foi membro da comissão de honra do presidente do clube de que era empregado, como foi uma espécie de guru de Bruno de Carvalho até há muito pouco tempo.  Muitos dos comportamentos de Bruno de Carvalho, dos ódios ao rival de Lisboa, senão mesmo a acusação dos vauchers, parece terem inspiração em Jorge Jesus. Este Jorge Jesus novo tem duas semanas, o outro Jorge Jesus que se confundiu com Bruno de Carvalho tem três anos.

Agora que vemos muitos progenitores a deixa a criança na “roda” é bom lembrar que todos são pais do monstro, os ódios de que o próprio SCP foi vítima é o ódio que desde há vários anos é espalhado não só por Bruno de Carvalho, o seu jornalista ou a sua equipa, incluindo o presidente da mesa da Assembleia Geral. É um ódio que poderia ter tido consequências bem mais graves e letais e que mesmo sabendo desse risco muitos apoiaram e estimularam, enquanto pensavam que era dirigido aos rivais.

Quantos dos ilustres da massa como Ricciardi, quantos jornalistas, até mesmo um conhecido deputado do CDS partilharam dos ódios de Bruno de Carvalho, apoiaram-no, estimularam-no, reelegeram-no e sentiram-se honrados por o apoiarem em eleições? Esqueceram-se de que quem semeia ventos colhe tempestades.