sexta-feira, maio 04, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Rui Rio

Se Rui Rio fosse consequente não se limitaria aos 50 maiores devedores da CGD, exigiria a lista de todos os incumpridores e ao lado os nomes dos responsáveis do banco que atribuíram esses créditos, bem como a indicação de que se Paulo Macedo ordenou alguma auditoria com vista ao apuramento de responsabilidades.

Ao promover esta farsa o líder do PSD está a esconder os verdadeiros responsáveis, os administradores e altos dirigentes da CGD, uma boa parte dele seus colegas de partido e mesmo seus apoiantes na luta pela liderança.

E já que o que está em causa é a injeção de dinheiro do Estado porque motivo Rui Rio só se preocupa com a CGD, porque não alarga a sua exigência a todos os bancos, a começar pelo BPN?

«Em Castanheira de Pera, num jantar dos Trabalhadores Social-Democratas (TSD) para assinalar o 01 de maio, o líder do PSD criticou o Governo por não aumentar os trabalhadores da função pública no valor da inflação, para que não tenham “mais um ano com perda do poder de compra”. 

“Os funcionários públicos podem passar mais um ano sem aumentos, mas têm o direito de saber quem são os principais devedores da CGD, que ficaram a dever milhões e milhões de euros, que dava para dar muitos aumentos à função pública”, disse Rui Rio. 

Pelas contas de Rui Rio, a atualização dos salários da função pública poderia representar cerca de 300 milhões de euros de despesa pública adicional, que, “se comparado com aquilo que o Estado deu à banca já na vigência deste Governo socialista, corresponde a uma fatia muito pequenina”.» [DN]

      
 Ele vai a todas
   
«O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, surpreendeu hoje a organização do Estoril Open com uma visita inesperada e prometeu voltar caso o português João Sousa consiga apurar-se na sexta-feira para as meias-finais.

Conhecido fã de ténis e uma presença habitual no torneio ao longo dos anos, o chefe de Estado enfatizou mesmo a importância para Portugal de ter um tenista luso a progredir no quadro principal e manifestou a sua esperança num grande ano do vimaranense, de 29 anos, no circuito mundial.» [DN]
   
Parecer:

Preparem,-se mais uma medalhinhas...
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Sentido de oportunidade
   
«O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, admitiu esta quinta-feira a possibilidade de realização um novo referendo sobre a regionalização, consulta que acredita fazer sentido eventualmente na próxima legislatura.

Lembrando que a Agricultura foi o primeiro dos ministérios a ser ‘regionalizado’, inicialmente com sete regiões agrárias e atualmente com cinco, o ministro disse em entrevista à Renascença que “pessoalmente” sempre foi favorável à regionalização, pelo que não lhe “repugnaria que, na próxima legislatura, se possam criar condições para realizar um referendo sobre essa matéria”.

Para Capoulas Santos, ainda que o país se tenha já pronunciado sobre o tema, já passou tempo suficiente para se justificar nova consulta.» [Expresso]
   
Parecer:

Um ministro que não tem a pasta da regionalização vir falar de regionalização neste momento político revela um grande sentido de oportunidade.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Capoulas que se dedique aos nabos.»