quinta-feira, janeiro 29, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Cerejeira_zpsf01373c4.jpg

Flor de cerejeira, Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Paula Teixeira da Cruz

Poucos dias depois de ter dado uma entrevista a amigos do Expresso a ministra incompetente da Justiça tem receio de que o país conheça tudo sobre a sua actuação e a direita impede o parlamento d eouvir os responsáveis pelo Citius. Ciompreende-se o receio da direita, ouvir gente que serviu a ministra e depois foi vítima da sua arte de fugir às responsabilidades.

Se a ministra fosse competente e corajosa não permitia que os responsáveis do Citius fossem calados e era ela a pedir que fossem ouvidos no parlamento. Mas há coisas que não encontramos na praia desta ministra. Esta é uma ministra citiada pela sua incompetência, pelos seus valores e pela protecção de uma maioria pouco preocupada com os interesses nacionais.

«Os partidos da maioria PSD e CDS/PP chumbaram esta quarta-feira um requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para ouvir na Assembleia da República o ex-presidente do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) que gere o Citius. O BE requeria ainda a audição do ex-vogal daquele instituto responsável pela área informática, Carlos Brito. PS, PCP e BE votaram todos a favor da audição dos responsáveis na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdade e Garantias.

Depois de ter sido exonerado pela tutela, Rui Pereira, disponibilizou-se para ser ouvido naquela comissão parlamentar para contar "a verdade" sobre o crash informático que durou mês e meio, até meados de Outubro, tendo bloqueado durante esse período os tribunais de primeira instância. "Não está devidamente salvaguardada a normalidade de funcionamento da plataforma ", avisava o ex-dirigente na carta que enviou aos deputados.

Face ao chumbo da sua audição, Rui Pereira, acusa agora a maioria parlamentar de querer “proteger a ministra [da Justiça, Paula Teixeira da Cruz]. Segundo defende, Paula Teixeira da Cruz não terá "competências técnicas para ser responsabilizada pelo colapso, mas tem responsabilidades políticas”.

O ex-presidente do IGFEJ lamenta que “a maioria não tenha querido que os portugueses fiquem a saber a verdade do que sucedeu”. Agora, “não há nada mais a fazer. Não posso fazer mais. Temos de rezar, sublinho rezar, para que tudo corra bem com o Citius”, referiu ainda. Para Rui Pereira era importante que fosse divulgado publicamente o relatório da Inspecção-Geral da Justiça sobre o colapso do Citius e a consequente auditoria técnica. “A ministra continua a não quer divulgá-lo”, criticou.» [Público]

 Cristiano Ronaldo sem abrigo




 Comércio ilícito de arma de guerra?
   
«O Ministério Público (MP) pediu nesta terça-feira dois anos de prisão para um militar da GNR, em Vila Nova de Gaia, acusado de usar a arma de serviço, uma Glock, modelo 19, em sessões de striptease, em 2014.

“Agiu com enorme leviandade e dolo imenso”, referiu o procurador do MP durante as alegações finais, no Tribunal São João Novo, no Porto.

O cabo da GNR, de 32 anos, está acusado de comércio ilícito de material de guerra, um crime punido pelo Código de Justiça Militar com uma moldura penal de um a quatro anos.» [Público]
   
Parecer:

Se fazer striptease com uma réplica de uma pistola é "comércio ilícito de arma de guerra" então a acusação do MP também é um forma de striptease pois com acusações destas fica com o "cu" à mostra.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 Começou o espectáculo grego
   
«O Governo de Alexis Tsipras tomou posse ontem e hoje, quarta-feira, já toma decisões. Depois de ter anunciado o fim imediato da privatização do porto de Pireu, o Governo prepara-se para suspender todos os processos de privatizações das companhias elétricas em curso. O objetivo é fazer com que a eletricidade não pese tanto no bolso das famílias. O aumento do salário mínimo nacional também era uma das prioridades do programa do Syriza, que sair do Conselho de Ministros desta manhã. São “políticas incompatíveis com o enquadramento político acordado entre o governo anterior e os credores oficiais da Grécia”, diz a agência S&P, que ameaça voltar o “rating” da Grécia.

O anúncio das primeiras medidas económicas e sociais do governo liderado por Alexis Tsipras está a provocar uma forte queda das ações dos bancos gregos, que estão a ver-se a braços com uma fuga de depósitos, segundo o Financial Times. A bolsa da Grécia já esteve a cair mais de 10%, descendo para os níveis mais baixos desde setembro de 2012, mês em que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou o programa de intervenção nos mercados de dívida pública se disso dependesse a sobrevivência da moeda única. Esse programa, conhecido como OMT, veio na sequência do discurso de Mario Draghi, em julho de 2012, de que faria “tudo o que for necessário, dentro do mandato, para preservar o euro”. Esse anúncio e o programa OMT são vistos como a decisão que marcou o início do fim da crise da dívida.» [Observador]
   
Parecer:

Isto ainda vai acabar mal.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 Este (gato) ressuscitou mesmo!
   
«Esta é uma história com um final feliz, a história de um gato que desafiou a leis da vida e que deu mais sentido ao ditado que diz que esses animais têm sete vidas. Bart foi atropelado na Flórida, encontrado morto e enterrado, ao quinto dia “ressuscitou”.

Os donos do gato encontraram-no sem vida, numa poça de sangue, caído numa valeta depois de aparentemente ter sido atropelado. Nada mais haveria a fazer, a não ser enterrar o animal. Este poderia ser o final de uma história, mas Bart tornou-se notícia e agora é apelidado de “gato milagre”.

Passados cinco dias do enterro, uns vizinhos dos donos encontraram-no no jardim ferido, cheio de terra, fraco e muito desidratado. Vizinhos e donos ficaram em choque com o que pensam ter sido o caso de um animal que escavou até conseguir fugir da sepultura, conta o Telegraph.» [Observador]
  

   
   
 photo Ivan-Starastin-1_zpseb0510a7.jpg

 photo Ivan-Starastin-2_zps73267e15.jpg

 photo Ivan-Starastin-4_zpsdb16782b.jpg

 photo Ivan-Starastin-3_zps542984a1.jpg

 photo Ivan-Starastin-5_zps287fbb48.jpg