sexta-feira, julho 18, 2008

Nas próximas eleições voto ... Obama!


Confesso que estou farto da alta dos preços dos produtos alimentares, do aumento dos custos dos combustíveis, das taxas de juros altas, dos buracos, são buracos no orçamento, buracos na camada do ozono e em tudo quanto é sítio, para todo o lado para onde olho ou só vejo buracos e altas de qualquer coisa que devia estar em baixa, é caso para dizer que em cada cavadela minhoca!

Portanto, resta-me pensar muito bem em quem vou votar nas próximas eleições.

De quem é a culpa do aumento dos preços dos combustíveis? Há quem diga que é da China, mas se assim for pouco posso fazer, por lá vive-se no paraíso e nos paraísos os cidadãos andam tão felizes que o governo os dispensa de se incomodarem com eleições ou política, nos paraísos a política é dos políticos, há uns quantos cidadãos que fazem um partido e poupam aos outros a seca de votar. Bem, mas o George Bush também tem culpas no cartório, a guerra do Iraque lançou a instabilidade nos mercados petrolíferos e como se isso fosse pouco sempre que há sinais de que o preço do crude vai descer ele lembra-se logo de fazer mais uma ameaça ao Irão, no dia seguinte a Galp aumenta o preço da gasolina mais uns cêntimos. Quem deve andar contente com tudo isto são os seus amigos dos campos petrolíferos do Texas que viram a sua fortuna duplicar, para não falar do pessoal das indústrias do armamento que não têm as mãos a medir com tanto campo petrolífero para proteger.

Também no que se refere à alta das taxas de juro tenho umas conta a ajustar com o George, a Reserva Federal fez vista grossa à Dona Branca em que se transformou o crédito imobiliário, emprestavam dinheiro em barda sabendo que os créditos seriam incobráveis, mas enquanto o pau vai e vem folgam as costas, vendiam os créditos sob a forma de acções na bolsa. Enquanto a pirâmide cresceu tudo funcionou bem, quando se esgotou foi o que se viu, uma imensa Dona Branca à escala americana, senão mesmo mundial. Agora pagamos juros com língua de palmo.

Como não haveríamos de ter dificuldades em exportar se o dólar está como está, se os chineses já vendiam barato agora ficaram imparáveis com o Euro a bater recordes. Bush apostou nas exportações e tramou-se, a economia americana não cresceu e entrou em crise com a Dona Branca imobiliária, o Ocidente acabou por sofrer as consequências. Pacheco Pereira, um velho defensor de George Bush e agora também da Manuela Ferreira Leite, explicou no Público que não é o mundo que está em crise, esse vai de vento em popa, a crise é do mundo ocidental. Pudera! Juros altos, dólar baixo petróleo pelo olhos da cara, enfim, não há economia ocidental que aguente!

Com tudo isto se não houvesse desemprego o problema da economia portuguesa não seria questão para os economistas, era um problema do foro da psiquiatria. Que os portugueses são um pouco doidos lá isso são, mas, infelizmente, a loucura ainda não lhes deu para que num ambiente destes a economia fosse um oásis no meio do Ocidente. Já por cá passou um doido, chamava-se Braga de Macedo, descobriu que Portugal era um oásis e até imaginei Cavaco Silva a dançar o Hula Hula, bem, ainda vai a tempo, se comprar uns bilhetes da lotaria pode ser que lhe saia uma viagemn e havai, lá isso vai. Talvez este país tenha sido um oásis, um oásis numa ilha onde Cavaco Silva abandonou Fernando Nogueira a fazer o papel de Robison Crusoe.

Em quem vou votar nas próximas eleições? Claro que vou votar em Barak Obama! Não posso? Paciência, mas se pudesse votar votava, nunca votaria em George Bush, nem que ele me aparecesse disfarçado de uma mistura entre a Madre Teresa de Calcutá e a Irmã Lúcia a dizer que se chama Manuela Ferreira Leite e a gritar "Porra, não vou construir nada! Comigo o governo não vai comprar um único balde de massa.".