quarta-feira, julho 30, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Pormenor da fachada da Igreja da Conceição Velha, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«Llega el melón con sabor a limón. El supermercado británico Tesco comercializará un melón con sabor a limón cultivado en España, cuyo particular sabor se obtuvo mezclando melones de la India y Japón.» [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

A Manuela Ferreira Leite vai aparecer amanhã, só não se sabe bem a que pastorinhos.

JUMENTO DO DIA

Ministro das Finanças

Ao contrário do que sucedeu na Administração Pública não houve Prace no sector empresarial do Estado, o mesmo ministro que andou a extinguir serviços para poupar tostões permitiu que as despesas com os vencimentos dos administradores das empresas tivessem aumentado 30%. É aquilo a que se designa por poupar no farelo.

BEIJING NÃO ESTÁ LIMPINHA

A regra dos países que organizam os Jogos Olímpicos é mostrar ao mundo o que têm de melhor, os jogos costumam ser uma festa para os que participam. Pelo contrário, na China são uma imensa encenação, procura-se mostrar um país irreal, desde a poluição às liberdades as autoridades comunistas tentam mostrar um país limpo, para que apareça o sol fecham as fábricas e suspendem a circulação, para que pareça uma democracia prendem-se todos os que protestam

Estes Jogos Olímpicos são uma vergonha para o mundo. Por mim ninguém lá estaria, as bancadas ficariam cheias dos Jerónimos de Sousa e Mugabes do mundo a aplaudir os sacanas locais.

MÉDICOS EM REGIME DE EXCLUSIVIDADE?

O governo quer avançar com uma decisão evidente, levar os médicos a fazer a opção entre o público ou o privado. Como é de esperar, nem o bastonário nem o sindicato desejam esta solução, ainda que os argumentos sejam ridículos.

O bastonário considera que a acumulação corresponde a biscates, algo a que todos os trabalhadores portugueses têm direito. Não é verdade, há muitas funções no Estado em que os trabalhadores estão impedidos de exercer outras funções. No caso do exercício da profissão médica as suspeitas de que muitos doentes com posses são encaminhados para o sector privado mais do que muitas, para não referir outras situações.

O argumento do sindicalista também não faz sentido, queixar-se de que os médicos ganham pouco é ridículo, não só não é verdade como se assim fosse há muito que não haveriam médicos em Portugal. Recentemente a Galiza teve que oferecer melhores vencimentos aos médicos para não os perder e em países como a Bélgica os médicos não ganham mais do que os portugueses e não se regista esta situação do duplo emprego.

FREITAS, O PORTO E A LONGA VIDA DAS BARATAS

«O que se passou na já famosa reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não admite dúvidas jurídicas, desportivas ou morais. Independentemente da decisão que estava em causa, da descida do Boavista ou da penalização de Pinto da Costa, só mesmo a claque dos SuperDragões ou gente com paralisia cerebral pode fingir não ter visto o que toda a gente viu: uma manobra inacreditável do presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, para manipular o conselho a seu bel-prazer e beneficiar Porto e Boavista, desse por onde desse. O parecer de Freitas do Amaral sublinha apenas o óbvio, com a vantagem de sustentar esse óbvio com argumentos jurídicos irrefutáveis e numa linguagem compreensível por qualquer mortal. Freitas é de tal forma cristalino na descrição das sucessivas golpadas tentadas por Gonçalves Pereira que a carreira deste como advogado e político só não está acabada se não houver um pingo de vergonha nesta terra.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por João Miguel Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CRISE, QUAL CRISE?

«As administrações das empresas públicas receberam um total de 26,8 milhões de euros no ano passado. Esta soma compreende um universo de 77 empresas que representam cerca de 90% da carteira de participações relevantes do Estado.

Este montante significa um valor médio por cada administração (pode ter entre três e onze elementos) de 349 mil euros, de acordo com o documento sobre o bom governo das sociedades que acompanha o relatório sobre o sector empresarial do Estado, divulgado na semana passada. O valor médio das remunerações desce para os 323 mil euros por ano, quando excluímos a Caixa Geral de Depósitos, entidade onde o accionista Estado mais paga.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Parece que o Prace não chegou às empresas do Estado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças quais foram os resultados das empresas públicas.»

ESTUDANTE ALEMÃO AGREDIDO PELA PSP (?)

«Aluno de Erasmus há seis meses no País, Adrian conta que lhe aconteceu algo que nunca pensou possível. "Tenho vários amigos que foram agredidos pela polícia, um deles também estrangeiro", denuncia. "Mas nunca imaginei que acontecesse comigo". Depois de supostamente o terem arrancado do eléctrico, diz que o meteram num carro e foram para a esquadra. "Não me pediram qualquer documento de identificação e eu não queria ir, porque achava que não era preciso".

A PSP refere outra realidade. "Recebemos várias chamadas a alertar que um rapaz estava a causar distúrbios na via pública. E que ninguém percebia qual era a sua língua. Mal chegámos, ele fugiu da polícia e pendurou-se no eléctrico. Tivemos de fazer pressão para o tirar de lá".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta da PSP dizer que os populares não sabiam qual a língua usada por estudante do Erasmus só pode dar vontade de rir, é mesmo uma desculpa esfarrapada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O Ministério Público que investigue.»

PRÉMIO MONETÁRIO PARA O MELHOR ALUNO DE CADA ESCOLA

«O aluno que em cada escola obtiver a melhor média de conclusão do Ensino Secundário vai receber um prémio de mérito de 500 euros, atribuído pelo Ministério da Educação já em Setembro.

Premiados serão ainda os melhores alunos dos cursos profissionais e tecnológicos, que tenham obtido a melhor classificação final, anunciou o Ministério tutelado por Maria de Lurdes Rodrigues. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Agora é que vão ser elas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela reacção dos puritanos da escola pública.»

MÉDICOS DE SAÚDE PÚBLICA ACEITAM EXCLUSIVIDADE

«O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Mário Durval, considerou que a proposta do Governo de obrigar médicos a trabalhar apenas nos serviços públicos "só peca por tardia". O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considera que a medida é inviável.

Em declarações à agência Lusa, Mário Durval salientou que "se deveria ter estimulado a dedicação exclusiva ao serviço público há muito tempo". Aquele dirigente reagia à notícia de que o Governo quer impor aos médicos dedicação exclusiva ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), sem possibilidade de opção por um regime de trabalho parcial, de acordo com o Correio da Manhã.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece que não foram ouvidos nem pelo bastonário nem pelo sindicato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

Imagem dedicada pela Blogotinha [imagem de Finenudes]

  1. O "Catarse" também tem saudade dos tempos da fartura.
  2. O "Câmara de Comuns" publica um excelente post sobre a fuga das ratazanas no bote do Almirante Portas.
  3. O "Juiz de meia tigela" e o "Ala Gauche" só não concorrem à CM de Loulé porque não sendo formados em letras e literaturas modernas não sabem nada de obras públicas.
  4. O "Extrafísico" foi incluído na lista de links.
  5. Mais uma vez obrigado aos que protestam contra a censura d'O Jumento: "Pululu", "Zé Povinho", "Badulaques e Perfumaria Barata", "Escola do presente", "Sem Ordem", "Notícias d'Aldeia", "Wordpress no Irão", "Blogotinha" e "Porque me dizem".

O PREÇO DA GLÓRIA OLÍMPICA [imagens]

«Two athletes - one American, one Chinese - stand at the threshold of sports immortality next month in Beijing. The expense has been high, in money and family sacrifice. Winning will be the big payoff.» [CNNMoney]

USOVICH ALEXEY

LATINA KIDS