domingo, julho 27, 2008

Semanada


Eles andam por aí, são os novos fascistas, gente que não tem dificuldades em apoiar narco-raptores colombianos, presidentes paranóicos como o da Coreia do Norte, assassinos em série com Mugabe ou genocídios como o do Darfur, tudo em nome dos seus bons princípios e a bem do futuro da humanidade, gente que usa métodos fascistas de tentar calar os adversários como as manifestações anónimas junto às sedes dos adversários políticos. Desta vez tentaram calar O Jumento.

Quem também anda por aí é Manuela Ferreira Leite que é o oposto de Pedro Santana Lopes, enquanto este foi andar por aí quando perdeu a liderança do PSD, a caridosa senhora conquistou a liderança do partido para ir andar por aí. Desapareceu e de vez em quando aparece para dizer asneiras ou banalidades, lembra-me o indivíduo que caiu num depósito de cerveja e de vez em quando aparecia para pedir tremoços. Esta semana apareceu para dar uma entrevista ao Expresso que foi tão pobre que ninguém reparou. Apareceu também nos Açores para tentar criar um conflito entre o governo e o seu velho amigo Cavaco Silva, que cada vez enterra mais a Presidência da República na estratégia de uma líder fraca do PSD.

Quem apareceu depois de ter andado uns tempos por aí foi o inspector que conduziu as investigações do caso Maddie, onde teve menos sorte do que no caso Joana. Ao que parece o investigador sabe tudo só lhe falta adivinhar onde está o corpo da criança. Se compararmos o caso Maddie e o caso Joana há semelhanças evidentes, os polícias concluíram pela morte das crianças, encontraram fluidos corporais em casa e os corpos nunca foram encontrados. Mas há duas diferenças, a mãe da Joana foi condenada enquanto que a Kate está no seu país e ou nas instalações da PJ que foram frequentadas por Kate McCann não há escadas ou a mãe da Maddie teve mais cuidado a descê-las do que a mãe da Joana que deu um trambolhão e deu com ela condenada.

Alípio Ribeiro, ex-director nacional da PJ, também deixou de andar por aí, mas foi só para que tivéssemos bem a certeza de que foi bem demitido, mais valia ter continuado a fazer companhia a Manuela Ferreira Leite.

Quem se arrisca também a andar por aí durante uns tempos é Pinto da Costa, Freitas do Amaral não ficou convencido com os argumentos do mais original presidente de uma comissão disciplinar e apoiou a decisão da Comissão Disciplinar da Liga.

Por fim, os ciganos da Qta da Fonte arriscam-se também a andar por aí depois de terem sonhado ocupar um bairro novo, sem pretos e com o exclusivo do mercado da droga e do uso de armas de fogo. Depois de terem andado a entreter jornalistas em busca de notícias acabaram por ser desmacarados, não conseguindo convencer s portugueses da justiça das suas reivindicações. Agora ou vão para as suas casas ou arriscam-se mesmo a ter que ir andar por aí.