quarta-feira, julho 23, 2008

Vou acampar na Praça do Município!

t
Depois de ver tanta gente a exigir alguma coisa acho que também tenho o direito de exigir, não sei muito bem o quê mas parece-me que exigir é um direito inalienável, se não é um direito constitucional é porque o Tribunal Constitucional ainda não se pronunciou ou porque a exigência ainda não era um valor civilizacional em 1976.

O problema é saber o que hei-de exigir, não me dá muito jeito exigir gasóleo profissional pois o carro é a gasolina e nem sequer tem um motor fora de borda para poder dizer que vou à pesca, casa também não pois depois de me livrar do banco não estou com vontade de pagar dois condomínios, ainda que o do Estado seja para esquecer o pagamento, isenção de taxa moderadora no hospital também não pois pago mais de táxi para lá ir do que de taxa.

Mas já que tenho que exigir qualquer coisa então vou acampar na Praça do Município, eu sei que a CM de Lisboa não tem pilim e o António Costa não tem culpa, mas o que está a dar são as praças dos municípios. No caso de Lisboa, para além de ter espaço para muitos jornalistas, devem ser os poucos metros quadrados da cidade que são limpos com regularidade. Assim não corro o risco de por lá aparecer o António Sousa da ASAE e mandar os seus ninjas apreender-me por não ter as condições higiénicas minímas para exercer o negócio da manifestação.

Agora resta-me esperar apoios dos partidos e dos movimentos políticos.

Estou certo que terei a visita do Alto Comissário para as Minorias Étnicas, ao fim e ao cabo eu ainda faço parte da minoria dos portugueses que pagam todos os seus impostos, até ao momento não tinha pedido nada ao Estado e ainda estou sujeito a que sucessivos ministros das Finanças me chamem mandrião, algo que já é proibido chamar às outras minorias.

Jerónimo de Sousa também por lá deve aparecer, será uma excelente oportunidade de dizer mais uma vez que a culpa de eu precisar de carro novo é de José Sócrates e das políticas neo-liberais, se não fossem os muitos por cento de perda de poder de compra desde o primeiro dia em que trabalhei poderia comprar um topo de gama da BMW sem ter que estragar a vista ao António Costa.

A Manuela Ferreira Leite também por lá deverá aparecer para manifestar a sua solidariedade, uma barraca sem colchão na calçada da Praça do Município não é o lugar apropriado para um cidadão procriar. Paulo Portas também deverá aparecer para mostrar o estado a que chegou a classe média, de caminho dar-me-á uma palmadinha nas costas lamentando não poder ajudar muito, em tempos deram-lhe um Jaguar verde mas já teve que o devolver. Mas eu nem exigiria tanto, basta-me um utilitário, talvez o Audi que do Santana Lopes que o Carmona tentou vender, o pior é que depois teria de acampar de novo por causa da manutenção.

Também tenho esperança de que por lá apareça o Louça até porque os acampamentos e piqueniques são a sua alternativa à Festa do Avante, até pode ser que por lá apreça um bloquista para me oferecer um charro para aquecer à noite.

Bem, o ministro das Finanças fica desde já avisado de que perde o seu tempo se ir lá meter os penantes, eu só negoceio a minha exigência com o José Sócrates! E só não exijo que seja o Cavaco Silva a negociar porque não tenho a certeza de a Manuela Ferreira Leite fique a saber mais do que eu.