terça-feira, julho 29, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

FOTO JUMENTO

Festa na aldeia, Sobral-Lourinhã (imagens de A.C.)

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«Regalo del Rey. Fotografía cedida por el Palacio de Miraflores en la que se observa al presidente de Venezuela, Hugo Chávez, durante su programa dominical 'Aló Presidente' en Caracas, mostrando la camiseta que le regaló el rey Juan Carlos I de España durante su visita al país ibérico la pasada semana. » [20 Minutos]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

José Sócrates vai fazer a vontade a Cavaco Silva e visitará a Madeira de Alberto João Jardim. Não só visitará a Madeira como vai dar razão a Manuela Ferreira Leite e aproveitará a ocasião para provocar o Presidente da República, tentando provocar um conflito institucional.

Se Alberto João usa o Jaime Ramos para ameaçar o "Contenente" de que a ilha se tornará independente se o orçamento parar de alimentar os burros madeirenses a pão-de-ló, então José Sócrates não lhe fica atrás e convidará o Rei de Espanha a viajar para a Madeira no seu veleiro nas mesma ocasião.

José Sócrates tem a esperança de que Juan Carlos diga ao Alberto João aquilo que Cavaco Silva não foi capaz de fazer-lhe, perguntar-lhe «¿Por qué no te callas?».

JUMENTO DO DIA

António Cluny

Sem mais motivos para protestar o representante sindical dos magistrados do Ministério Público veio queixar-se dos computadores portáteis distribuídos aos magistrados, diz ele que a memória é insuficiente. Calculo que, tal como se defendeu em relação aos edifícios, os magistrados merecem computadores topo de gama compatíveis com a sua alta dignidade. Se fosse um problema de memória o problema era fácil de resolver, bastaria aumentar a memória.

Enfim, ao mau cagador até as calças empatam.

CONCURSO POR MEDIDA

Este concurso para um lugar de chefia na C.M. de Loulé, de que tive conhecimento através do "Contador de Gaivotas" é aquilo a que se pode designar por um concurso por medida, nas exigências só falta mesmo o nome completo do candidato que pode concorrer. Vejamos o anúncio:

«Habilitação Literária: Licenciatura
Descrição da Habilitação: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, complementada com Mestrado na área;
Perfil: Competência e aptidão técnica para o exercício de funções de direcção, coordenação e controlo, capacidade de liderança, iniciativa e gestão das motivações e boa capacidade de definição de objectivos de actuação, experiência no exercício de cargos dirigentes e experiência profissional comprovada no âmbito da reabilitação e intervenção urbanas e na edificação e urbanização das autarquias locais; Formação profissional específica e/ou relacionada com a área funcional posta a concurso.
Métodos de Seleccção a Utilizar: A selecção é feita por escolha, nos termos do disposto no número 5 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, republicada em anexo à Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e aplicada à Administração Local através do Decreto-Lei n.º 93/2004, de 20 de Abril, republicado em anexo ao Decreto-Lei nº 104/2006, de 7 de Junho, e recairá no candidato que, em sede de apreciação de candidaturas com discussão curricular e entrevista profissional de selecção, melhor corresponda ao perfil desejado para prosseguir as atribuições e objectivos do serviço.

A entrevista profissional de selecção versará sobre os seguintes temas:

- Conhecimento das actividades municipais;
- Macroestrutura da Câmara Municipal de Loulé onde se insere a unidade orgânica objecto do presente procedimento;»

Há qualquer coisa de errado e não bate a bota com a perdigota, exige-se "experiência profissional comprovada no âmbito da reabilitação e intervenção urbanas e na edificação e urbanização das autarquias locais" e a licenciatura que se requer é a de Línguas e Literaturas Modernas? Mas o cuidado nunca é pouco e, não vá o diabo tecê-las e aparecer um candidato melhor colocado, ainda se exige um mestrado o que no caso de um licenciado em letras é de uma grande ajuda nesta coisa das edificações urbanas. Bem, por este andar quando a CM de Loulé criar um departamento de pontes vai procurar um licenciado em piano.

Este é um bom exemplo de como a lei criada para escolher os dirigentes do Estado de nada serve a não ser para gastar o dinheiro dos contribuintes e gozar com os cidadãos que se dão ao trabalho de concorrer. Só é pena que em situações como estas não sejam os responsáveis a terem que pagar os vencimentos dos seus protegidos com dinheiro do seu próprio bolso.

OS LIMITES DO MERCADO

«A crise do crédito já leva um ano e ninguém sabe quando e como irá acabar. Os mais recentes buracos financeiros envolvem duas grandes empresas, Fannie Mae e Freddie Mac, criadas para darem solidez ao mercado hipotecário americano. Agora são elas próprias o problema.

A falta de confiança que prevalece nos mercados financeiros já levou a várias intervenções estatais. E haverá ainda outras, para evitar danos maiores na economia. Não é reconfortante para quem esperava que o mercado, por si só, tudo resolvesse.

As intervenções vão desde injecções de liquidez dos bancos centrais (dando crédito a instituições financeiras privadas) até ao salvamento de empresas bancárias - numa estimativa optimista, só a operação para salvar a Fannie e o Freddie custará 25 mil milhões de dólares ao contribuinte americano -, passando por ajudas estatais ao mercado imobiliário dos EUA e às famílias que ficaram sem casa.

E a Reserva Federal, banco central dos EUA, nas suas injecções de liquidez, já não ajuda apenas bancos comerciais, como era habitual. Passou a apoiar, também, bancos de investimento e até a Fannie e o Freddie.

Esta crise põe termo ao ciclo de euforia pró-mercado iniciado com o colapso do comunismo, no tempo de Reagan e Thatcher. Tal como a depressão dos anos 30, a actual crise não significa o fim do capitalismo. Mas, tal como aconteceu há 70 anos, alguma coisa mudará.

Nos EUA, uma regulação financeira mais eficaz tentará travar imprudências na concessão de crédito, bem como a irresponsabilidade na utilização de novos e sofisticados produtos financeiros. Imprudência e irresponsabilidade que caracterizaram as duas últimas décadas. Até existe o risco de se ir longe demais no combate ao laxismo financeiro, entravando o normal funcionamento do mercado. Foi o que aconteceu na América com a exagerada reacção legislativa às fraudes empresariais (como a da Enron).

Os EUA estão no centro do furacão não só porque são os campeões do mercado livre mas também porque vão à frente na invenção de novos produtos financeiros. As regras e, sobretudo, as práticas nos mercados financeiros europeus têm-se mantido bem mais prudentes do que nos EUA.

Por isso, os americanos têm agora algo a aprender com os europeus no plano financeiro. E não só nessa área. Ao contrário da ideia corrente de que o Estado-providência é coisa do passado, ele irá afirmar-se mais na América, onde a sua presença é reduzida.

Decerto que o Estado-providência está em crise financeira na Europa, por causa do envelhecimento da população, agora quase toda abrangida pela segurança social, e do fraco crescimento económico. Mas não vai desaparecer - apenas se tornará menos generoso, como já acontece, incluindo em Portugal.

Na América, onde a protecção social é inferior à europeia, a tendência é para a reforçar. Por razões políticas, aliás reflectidas nos programas de Obama e McCain. A classe média americana está revoltada porque os seus rendimentos têm progredido pouco, ao contrário do que acontece com os mais ricos. Há que lhe dar resposta.

Se essa estagnação de nível de vida for atribuída à globalização, às importações da China, às deslocalizações de empresas - então há o risco de os EUA se fecharem num proteccionismo populista e, afinal, contraproducente. Esperemos que seja percebido que as causas do alargamento do leque de rendimentos só em escala limitada têm a ver com a globalização. Ele decorre sobretudo de outros factores, que vão desde a importância crescente das novas tecnologias (que geram info-exclusão) até impostos que beneficiam os ricos em detrimento dos pobres, passando pelos efeitos de uma sociedade cada vez mais mediática, que favorece os famosos.

Assim, por exemplo, nos EUA irá avançar-se no sentido da universalização dos seguros de saúde. Ali os gastos em saúde (14% do PIB) são praticamente o dobro dos europeus (8%). Mas, na América, a comparticipação estatal é muito mais baixa, empurrando os americanos para caríssimos seguros privados e deixando mais de 40 milhões sem qualquer seguro de saúde, por falta de meios. Acresce que no sector dos seguros poderá rebentar, depois do subprime, uma nova crise financeira.

Mas como fazer reformas sociais, se os EUA atravessam uma crise económica? Bom, as reformas de Roosevelt com o New Deal concretizaram-se numa crise muito pior.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Sarsfield Cabral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ABANDONO COLECTIVO NO CDS

«Pelo menos 30 militantes da Juventude Popular do distrito de Setúbal vão entregar os cartões de militantes do CDS nos próximos dias, seguindo os passos do ex-presidente da distrital Carlos Dantas, que a 8 de Abril terminou dois anos de mandato e virou costas ao partido. A decisão, anunciada ontem ao DN, reflecte o descontentamento dos militantes sadinos face à liderança nacional de Paulo Portas, que, segundo o vice-presidente da JP, Tiago Cabanas Alves, "não promove a meritocracia, mas o amiguismo e clientelismo".» [Diário de Notícias]

Parecer:

As coisas estão a complicar-se para o lado de Paulo Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelos resultados das investigações em curso.»

BIOCOMBUSTÍVEL EM CRISE

«O Governo português aprovou uma resolução que previa que todos os veículos a diesel circulassem com um combustível que incorpore 10% de biodiesel até 2010. Mas hoje, devido à escalada dos preços dos alimentos, essa opção não é obrigatória e as petrolíferas apenas pontualmente celebram contratos com os produtores de biocombustíveis.

"Os empresários nacionais aceitaram o desafio do Governo e investiram mais de 700 milhões de euros em cinco fábricas de biocombustíveis - Iberol, Prio, Torrejana, Sovena e Biovegetal -, mas actualmente, devido à crise, os níveis de produção são bastante inferiores à capacidade máxima das unidades", lembra Vianney Valès.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Era uma situação expectável, são cada vez mais evidentes os efeitos perversos da produção de biocombustível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo encerramento das fábricas.»

GANDA RONALDO

Magricela, diz ele...

«Niki conta que nessa noite o craque do Manchester United convidou-a para dormir com ele e os dois saíram separadamente da discoteca "por causa dos paparazzi" e encontraram-se na suite do jogador.

Segundo a socialite, satisfeita por ter ganho o jogo a Paris Hilton e orgulhosa por ter sido a "a primeira americana a conquistar Ronaldo”, o jogador “gosta de mulheres com curvas e que achou Paris muito magra”.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Agora que a auto estima dos portugueses anda tão por baixo, algo que Manuela Ferreira Leite será incapaz de melhorar, valem-nos os feitos de Cristiano Ronaldo na alta-roda das "gajas". É por estas e por outras que quando chegam as competições encho-me de orgulho, manda a inflação e o desemprego à fava e espeto a bandeira lusa "made in China" à janela, para que saibam que podemos andar tesos mas isso não nos afecta a alma. Só é pena que o esquisito do Ronaldo se esqueça dos amigos, tesos por tesos chamávamos um figo à Paris Hilton.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Ronaldo que quando voltar a dizer não a uma magricelas como a Paris Hilton que se lembre da gente, fica ele com a celulite e nós com as "magricelas".»

INTERNET É POUCO SEGURA EM PORTUGAL

«A investigação prolongou-se por dois anos e teve por base um sistema informático que permite avaliar a segurança da Internet, designado NONIUS.

A equipa conjunta do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) verificou que a rede nacional "nem sequer está protegida da RBN - Russian Business Network, uma das mais perigosas organizações do crime cibernético do mundo, que recentemente atacou websites públicos e privados da Estónia".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Digamos que em Portugal pouca coisa é segura e a net não foge à regra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se medidas.»

BATONÁRIO ELOGIA A MINISTRA DA SAÚDE

«O Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, elogiou a actuação da ministra da Saúde na busca de «soluções mais sensatas» para resolver os problemas do sector, salientando a existência de melhorias relativamente ao anterior titular da pasta.

«Existe uma aposta, vê-se qual é o caminho, que é de requalificação e de aposta na melhoria, quando antes era de encerrar antes de abrir [novos serviços para substituir os que fechavam]», afirmou Pedro Nunes. » [Portugal Diário]

Parecer:

Deve estar a passar mal...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Quando a esmola é grande até o pobre desconfia.»

SÓCRATES ELOGIA LEONOR BELEZA

«O primeiro-ministro, José Sócrates, destacou hoje, em Vila Real, a importância das reformas realizadas nos últimos anos para melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), num discurso onde também elogiou a ex-ministra social-democrata Leonor Beleza.

"O SNS tem evoluído muito nos últimos anos e está cada vez melhor. Melhorou em todos os domínios e indicadores", frisou Sócrates, salientando que essas melhorias foram originadas pelas reformas promovidas pelo actual governo ao nível dos serviços hospitalares.» [Público]

Parecer:

Estamos mesmo em marés de elçogios, desta vez deve ser para irritar Manuela Ferreira Leite e passar a mão pelo pêlo a Cavaco Silva que quando era primeiro-ministro dava gosto vê-lo embevecido a admirar a sua ministra da Saúde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procure-se Manuela Ferreira Leite para lhe solicitar um comentário.»

GOOGLE VAI CRIAR KNOL PARA CONCORRER COM A WIKIPEDIA

«Enquanto surgem rivais do Google nas buscas na Internet, o gigante tenta lançar-se em novas áreas, como as do conhecimento. Depois de outros projectos, como o Google Mapsou o Google Docs, a empresa lançou o Knol, que pretende rivalizar com a Wikipedia. » [Portugal Diário]

Parecer:

Será que também vão censurar os conteúdos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Veremos o sucesso que terá uma enciclopédia censurada.»

FPF ADOPTA PARECER DE FREITAS DO AMARAL

«A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, esta segunda-feira, adoptar o parecer solicitado a Freitas do Amaral, que considerou válida a reunião do Conselho de Justiça onde foi decidida a descida de divisão do Boavista e a suspensão de dois anos a Pinto da Costa.» [TSF]

Parecer:

Agora é que vão ser elas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela reacção dos Super Dragões e elogie-se Pinto da Costa pelo merecido descanso.»

AO MAU CAGADOR ATÉ AS CALÇAS EMPATAM

«Os magistrados dos Ministério Público consideram que os portáteis que lhes estão a ser entregues têm pouca capacidade para o trabalho que precisam de fazer. António Cluny diz que os computadores têm pouca memória e pouca capacidade de actualização.» [TSF]

Parecer:

Rapazes esquisitos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereçam-se Sonys Vaio topo de gama»

EX-EMPREGADOS DA GOOGLE LANÇAM UM MOTOR DE BUSCA CONCORRENTE, O CUIL

«Ex-funcionários do Google lançaram um novo site de buscas na internet, o Cuil, para concorrer com o gigante americano.

Segundo os fundadores do novo site, ele tem um desempenho melhor do que o do Google por causa da tecnologia que usa para ordenar informações da internet. » [BBC Brasil]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

ANATOMIA DO PENSAMENTO COMUNISTA

Gulag em Manzanar
Imagem do Central Russian State and Photo Archive

Vale a pena ler este concentrado de ódio aos adversários políticos que Pedro Namora escreveu no seu blogue, uma forma de perceber que há dois PCP o público, que é politicamente correcto, e o privado, que congelou há muitas décadas, um PCP que em público gosta muito de falar em democracia e em esquerda e que junto dos seus militantes destila ódio. É deste cimento político que se alimentam as ditaduras, era este pensamento que convenciam os carcereiros dos gulags que estavam a construir um mundo novo, foi com este pensamento com que os artilheiros dos tanques russos estavam certos de estar a libertar o mundo quando disparavam sobre civis, homens e crianças nas ruas de Praga.

É contra estes fósseis, entulho inaproveitável do Muro de Berlim, que a democracia tem de lutar:

«A CORJA

O governo de Sócrates é uma excrescência, um aglomerado de trapaceiros políticos, uma mentira permanente, uma corja de cobardes de peito inchado contra os trabalhadores, mas subserviente e de cócoras ante o patronato.

Não formam um governo, são um bando. Chusma miserável sempre pronta a rosnar contra os que produzem riqueza. O único propósito que têm é destruir o que resta do que Abril possibilitou. Agora é o direito a férias. Se os deixarem hão-de colocar-nos nas galés.

Que quem elegeu estes dejectos tenha consciência do atoleiro em que nos colocou. Eles não governam, destroem. Não há uma única coisa que tenham feito em prol dos trabalhadores que os elegeram. Com o socialismo na lapela, não passam de malfeitores ao serviço da CIP, da CAP e da CCP.

E claro, da CIA, que os premeia permanentemente desde que apadrinhou o Mário Soares logo em Abril de 1974.»

PS: não coloco qualquer link porque a partir d'O Jumento esta "corja, como ele diz, não levam uma única visita.

PUBLICIDADE (ENGANOSA)

Parece que isto de ser jumento é o que está a dar, agora andar de burro já é um desporto radical.

ACROBRACIAS DO HELICÓPTERO RED BULL

MASSIMILIANO UCCELLETTI

JOHN McGOOL FOR PRESIDENT

SFYS