domingo, julho 06, 2008

Semanada

Uma semana marcada pelo “barrete” enfiado pelos narco-traficantes da Colômbia, os tais que têm direito a uma banquinha na “Cidade Internacional” da Festa do Avante, uma cidade que mais parece um museu de cera de criminosos e ditadores. É curioso verificar como o PCP encontra justificação para o rapto de civis democratas, enquanto Fidel Castro rejeita tal prática.

A Posição do PCP:

«O resgate de Ingrid Betancourt após um período em que esteve prisioneira na selva colombiana, coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros em ambos os lados do conflito e a necessidade de encontrar uma solução humanitária entre as partes. (…)

O Povo colombiano poderá continuar a contar com a solidariedade dos comunistas portugueses na sua luta contra a opressão e exploração, pela justiça social, pela democracia e soberania nacional.»

Pois, a libertação de reféns é, para o símbolos nacionais da arteriosclerose ideológica um revés na luta do povo colombiano, o que justifica uma manifestação de solidariedade por parte do PCP. Vejamos agora o que disse Fidel Castro:

«Fidel Castro consideró ayer "injustificable" el secuestro de Ingrid Betancourt y celebró su liberación y la de tres estadounidenses y de otros 11 rehenes de la guerrilla de las FARC, en un artículo publicado en el diario Granma. "Nunca debieron ser secuestrados los civiles, ni mantenidos como prisioneros los militares en las condiciones de la selva. Eran hechos objetivamente crueles. Ningún propósito revolucionario lo podía justificar", dijo Castro, alejado del poder desde hace casi dos años por enfermedad.

"Por elemental sentimiento de humanidad, nos alegró la noticia", afirmó Castro, quien señaló que "Betancourt, debilitada y enferma", y los otros cautivos "en precarias condiciones de salud, difícilmente podrían resistir más tiempo". Fidel Castro, que en agosto cumplirá 82 años, aseguró que uno de los elementos que hizo que su movimiento guerrillero triunfara fue el poner "de inmediato en libertad y sin condición alguna a los prisioneros".» [El Pais]

Esta foi uma das mayores burrices cometida pelos ideólogos empedernidos do PCP, ficámos a saber o que pensam da democracia e dos direitos humanos de que se dizem defensores.

Manuela Ferreira Leite, embalada pelos mais recentes tiques de direita ultraconservadora de Cavaco Silva, veio à TVI defender que a família serve para a procriação. Como Ferreira Leite só tem três filhos das três uma, ou só esteve casada três anos, ou houve problemas de fertilidade, ou está a mentir, propondo para os outros princípios que não terá praticado. Entretando, já depois de ter explicado como devem ser arrumadas as famílias portuguesas, Ferreira Leite começou a arrumar o seu partido, já tratou de ganhar como vice-primeira-ministra, acumulando este vencimento com uma mais que provável pensão do Banco de Portugal.

Na mesma semana em que recebeu Cavaco Silva o papa mandou informar os crentes que os sapatinhos que usa não são da marcada Prada, pelo que ficamos mais tranquilos, calçar o papa sempre fica mais barato às finanças do Vaticano. Quem usa sapatinhos Prada é o primeiro-ministro, que esta semana foi promovido a menino de ouro do PS, algo que não compreendo já que Sócrates pertenceu à JSD, isto é, quando aderiu ao PS já tinha deixado de ser menino há muito tempo.

Quem se comportou como meninos de ouro foram os nossos estudantes que tiveram melhores notas a matemática, algo que deixou professores e os jornalistas assalariados de Belmiro de Azevedo em estado de crise, por cá fica bem que chumbem todos a matemática, assim sim que professores e jornalistas ficam felizes, pelo menos, enquanto assim foi, ninguém ficou preocupado nem dedicou capas e editoriais do Público ao assunto.