sábado, julho 26, 2008

Umas no cravo e outras tanta na ferradura

A CENSURA ENCOMENDADA AO BLOGGER

Parece ter sido opinião unânime, a censura inserida pela Blogger parece ter resultado de uma acção concertada de quem não gosta deste blogue, por aqui respira-se demasiada liberdade para quem anda por aí armado em provedor da democracia, gente que a democracia não é mais do que o melhor sistema político para lutar pela instalação de uma ditadura.

Registo com apreço as dezenas de manifestações de solidariedade feitas por mail, na caixa de comentários e noutros blogues, são palavras que me obrigam a manter este espaço apesar de todo o cansaço que às vezes posso sentir. Devo dizer que fiquei surpreendido. Manter e melhorar para que os que odeiam a opinião livre se sintam ainda mais incomodados, para isso já estou a preparar a mudança para o domínio "jumento.org", o mais tardar depois das férias há mudanças.

E já que vamos mudar o Palheiro é hora de fazer sugestões quanto ao modelo, aos conteúdos ou relativamente ao aspecto gráfico. O Jumento há muito que deixou de ser um blogue pessoal, é um espaço de liberdade onde se discutem ideias e se apoiam causas.

A todos o meu obrigado.

FOTO JUMENTO

Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Jae C. Hong/Associated Press]

«Senator Barack Obama of Illinois, the presumptive Democratic nominee for president, waved to the crowd gathered at the Victory Column at Tiergarten Park in Berlin. An estimated 100,000 Germans gathered to watch Mr. Obama's speech.» [The New York Times]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Ainda os trabalhadores da TAP não entraram em greve e já Jerónimo de Sousa, o avô Boca Doce que em público é muito democrata e em privado é um defensor dos maiores matadores de democratas deste mundo, já estava à porta da empresa incentivando à greve e aproveitando para culpar Sócrates da pérfida intenção de retirar direitos aos trabalhadores da TAP para depois privatizar a empresa.

Por este brilhante raciocínio do líder do proletariado luso o CC Central do PCP também deve estar a preparar a privatização daquele partido, tanto quanto sei, os funcionários do partido ganham muito menos do que os da TAP, têm menos privilégios e direitos e quanto a viagens só se for para irem montar a Festa das FARC e Cª.

Aqui fica o desafio a Jerónimo de Sousa para que torne públicos os vencimentos dos funcionários do PCP bem como dos direitos que têm, ou quer que seja o Jumento a investigar?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FERREIRA LEITE E SANTANA LOPES ?

Enquanto Santana Lopes foi andar por aí e deixou de se ver quando perdeu as eleições, Manuela Ferreira Leite optou por ir andar por aí depois de ganhar a liderança do PSD a prometer que ia ganhar eleições.

ANGOLA NÃO É NOSSA

«Percebo, claro, que uma coisa são os meus sentimentos enquanto pessoa, por acaso portuguesa, e outra muito diferente os interesses do meu país - sejam eles económicos, estratégicos, linguísticos, o que for. Percebo que as relações entre países não são relações pessoais e que se fazem muitas coisas em nome da chamada real politik que eu agradeço ao destino nunca ter estado em posição de ter de fazer. Mas creio que há coisas escusadas. E creio, sobretudo, ser tempo de percebermos, todos, portugueses e angolanos, que chega de facturas. Chega de confusões. Portugal colonizou e descolonizou, Angola é dos angolanos. Nenhuma razão para tantos paninhos quentes, nenhum motivo para tanto eufemismo, para tanto elogio rasgado. Façam-se negócios, certo. Apertem-se mãos, assinem-se acordos. Defenda-se isso a que se chama "o interesse português". Mas, por favor, não exagerem.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FREITAS DO AMARAL APROVA CASTIGOS A PINTO DA COSTA E AO BOAVISTA

«O jurista Freitas do Amaral avalizou as decisões tomadas na polémica reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que manteve os castigos a Pinto da Costa e ao Boavista, e criticou o presidente daquele órgão.

Num parecer encomendado pela FPF sobre os acontecimentos de 04 de Julho e hoje tornado público, o especialista em Direito Administrativo considera o comportamento de António Gonçalves Pereira ofensivo para "o princípio do Estado de Direito Democrático e o princípio constitucional da imparcialidade no exercício de funções públicas"» [Diário de Notícias]

Parecer:

Agora é que o Freitas deixa de poder ir ao Porto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se o parecer.»

REALIDADE OU ANEDOTA?

«A história, desta feita, envolve o inevitável ministro da Agricultura, Jaime Silva, vários colegas do Governo e o próprio José Sócrates. Fortemente abalado pelo facto de o primeiro-ministro ter chamado a si as negociações com as organizações de agricultores, Jaime Silva não perdeu tempo a tentar recuperar a confiança de Sócrates. Para o efeito, escolheu uma forma original.

Sempre que um diploma do Governo, aprovado em Conselho de Ministros, merecia alguma reserva do primeiro-ministro, e tinha de ser assinado por si, era certo e sabido que ia parar a alguma gaveta do seu gabinete do Terreiro do Paço.

Os outros ministros começaram a estranhar tanta demora na circulação dos diplomas que acabaram por descobrir a tramóia. Contaram de imediato a história a José Sócrates que nem queria acreditar no que ouvia. De telemóvel na mão, tentou saber o que se passava. E a resposta foi verdadeiramente surpreendente. Jaime Silva dizia-lhe, convicto, que andava a fazer o veto de bolso porque pensava estar a fazer-lhe um favor. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Sempre vai dando para rir agora que a vontade não é muita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Agricultura se é mesmo verdade.»

SUBMARINOS SOB INVESTIGAÇÃO

«Com um valor de 1210 milhões de euros, o contrato de contrapartidas, cujo objectivo passa por garantir a concretização de investimentos daquele valor em Portugal, foi negociado com o Ministério da Defesa pela Escom, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) alvo de buscas no âmbito do processo Portucale.

Ao que o CM apurou, as informações solicitadas ao Ministério da Defesa estão integradas nas investigações que o DCIAP tem em curso sobre o processo de aquisição dos submarinos, que resultou da investigação ao caso Portucale. Ontem, o gabinete de Nuno Severiano Teixeira garantiu ao nosso jornal que "o Ministério da Defesa Nacional colaborou sempre com as autoridades competentes, mas não se pronuncia publicamente sobre esse processo, nem sobre quais os casos em que prestámos colaboração, nem sobre o teor dessa mesma colaboração."» [Correio da Manhã]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paulo Portas se já arrumou as 60.000 fotocópias.»

A ANEDOTA DO DIA

«Este anúncio do Governo foi considerado pelo bastonário da Ordem dos Médicos como "positivo" pelo facto de o "curso ser apontado como de recuperação para a Medicina de pessoas que fizeram outros cursos, nomeadamente de farmácia, medicina dentária e veterinária". Mas deixa um alerta: "podem estar a ser formados médicos a mais". Pedro Nunes disse recear a dispersão das faculdades de Medicina, "porque tal não está de acordo com as normas internacionais". "Tecnicamente é preferível concentrar em pólos as universidades", referiu, salientando a necessidade dos futuros médicos terem vivência universitária.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Esta postura da Ordem dos Médicos começam a ser ridícula, é melhor haver médicos a mais do que a menos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao bastonário que não fique preocupado, os futuros médicos poderão na enriquecer à custa da miséria dos portugueses, como sucede actualmente, mas também não vão passar fome.»

PCP COBARDE

«A Festa do Avante! foi hoje apresentada pela direcção do PCP, numa conferência de imprensa em que o partido garantiu, pela terceira vez num mês, que não estarão representadas as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).» [Diário de Notícias]

Parecer:

É um comportamento vergonhoso e cobarde, enquanto no Avante, que serve se cartilha para os seus militantes, é rara a edição em que não se defendem os narco-guerrilheiros da Colômbia, em Público cede-se às críticas cujos autores foram num passado recente apelidados de fascistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se a cobardia destes comunistas cada vez mais parecidos aos fascistas, Jerónimo de Sousa, o corajoso líder do PCP, teve medo de um boicote à festança.»

SILÊNCIO DE FERREIRA LEITE PROVOCA RUÍDO NO PSD

«As críticas em relação a esta estratégia andam pelos corredores do partido e do Parlamento, mas ninguém ousa assumir divergências publicamente. À parte um artigo de opinião de Luís Filipe Menezes no Diário de Notícias, no qual o ex-líder acusava a actual direcção de não estar a capitalizar politicamente a crise que sufoca o país, a contestação faz-se em surdina, à espera da apresentação do próximo Orçamento do Estado, o grande debate a que Ferreira Leite não poderá fugir. E sobre o qual, todos concordam, será "obrigatório" o PSD mostrar que tem propostas alternativas. "O Orçamento de Estado é o momento crucial para o PSD sair do silêncio e justificar bem as clivagens e diferenças em relação ao Governo", vinca Marcelo Rebelo de Sousa. Evitando formular qualquer juízo sobre Ferreira Leite, este ex-líder social-democrata não deixa de lembrar que não está vedado ao PSD ter iniciativa política. » [Público assinantes]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tente-se saber se Manuela Ferreira Leite anda por aí.»

A DEMOCRACIA NO PARAÍSO DE JERÓNIMO DE SOUSA

«Um jornal chinês pode ser punido por publicar uma fotografia com vítimas dos protestos da Praça da Paz Celestial, em 1989.

A foto mostra homens feridos na parte de trás de um triciclo e foi publicada nas páginas internas do Beijing News sob o título "Os Feridos", para ilustrar uma entrevista com o fotógrafo Liu Xiangcheng, autor da fotografia. » [BBC Brasil]

MICK JAGGER, PENSIONISTA AOS 65 ANOS

«Mick Jagger, cantante de los Rolling Stones, cumplirá mañana 65 años y comenzará a cobrar 91 libras esterlinas (115 euros) a la semana, la pensión mínima en Gran Bretaña.

A pesar de esto, Jagger sigue luchando contra su edad biológica, ya que en la actualidad, además de seguir trabajando con su banda, está involucrado en dos producciones cinematográficas, después de haber actuado como productor ejecutivo de la película sobre los Rolling Stones Shine a Light.» [20 Minutos]

MAIS UMA CRIANÇA ESQUECIDA NUM CARRO, DESTA VEZ EM SEVILHA

«Un niño de dos años ha muerto en el Hospital Virgen del Rocío de Sevilla al sufrir un golpe de calor después de permanecer varias horas en el coche de un familiar, que estaba realizando gestiones. El pequeño sufría convulsiones y una temperatura corporal de 43 grados. Ingresó en estado crítico en el Hospital Infantil Virgen del Rocío el pasado 18 de julio, donde fue sometido a ventilación mecánica.» [20 Minutos]

OS JOGOS DO VIAGRA

«Los Juegos Olímpicos de Pekín podrían ser recordados, más que otra cosa, por el abuso del uso de Viagra y otras sustancias legales entre los atletas, según le manifestó un importante científico australiano especializado en deportes a la radio nacional ABC. Robin Parisotto, principal científico involucrado en el desarrollo de un test para descubrir la EPO, dijo que las drogas legales, incluyendo Viagra y medicinas "psicológicas", también pueden mejorar el rendimiento físico de los atletas. » [20 Minutos]

Parecer:

Pode ser que os chineses percam a mania de se vingar nos tigres e nos rinocerontes pra resolver "o problema".

"¿ POR QUÉ NO VAMOS A LA PLAYA?"

«El recibimiento se ha prolongado durante cuatro minutos en un ambiente distendido en el que Chávez ha bromeado irónico: "¿Por qué no vamos a la playa?. Parece como si estuviera en Cuba, Jamaica o Margarita", en referencia al calor que hace en la isla.

La tensión que provocó el "¿por qué no te callas?" que el Rey espetó a Chávez en esa reunión se dio por zanjada en mayo, cuando Zapatero se reunió con el presidente de Venezuela durante la Cumbre UE-América Latina. Ahora, el Gobierno quiere dar el "espaldarazo definitivo" a la normalización de las relaciones, un objetivo que ha ratificado públicamente la Embajada de Venezuela en Madrid. » [20 Minutos]

E o rei ofereceu-lhe uma t-shirt com "Por qué no te callas?":

««Por qué no te callas?» tornou-se um fenómeno mundial e chegaram vários adereços ao mercado que aludiam a este episódio.

Em Espanha, venderam-se mesmo milhares de t-shirts com esta frase.
Agora, foi a vez do rei Juan Carlos oferecer a célebre t-shirt ao presidente venezuelano, informa o 20 minutos. »
[Portugal Diário]

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. Um obrigado aos que protestaram contra a censura do Jumento encomendada por sacanas que usam a democracia para a destruir: "A Forma e o Conteúdo", "Anti-tretas", "Lanterna Acesa", "Tomar, a Cidade", "Direito de Opinião", "Kontrastes", "PS Lumiar", "Eclético", "Blog do Manuel", "Planetas Politik", "Tomar Partido", "Macroscópio", "Carlos Alberto", "Politikae".

PELICANO COMENDO UM POMBO

SLINKY

AMNISTIA INTERNACIONAL

«Stop the world record of executions.China holds the current world record of executions with executing 1,010 people of 1,591 confirmed executions worldwide.

Although the Beijing Olympic committee declared that hosting the Olympics will ‘help the development of human rights in China’.Join the fight against death penalty. www.amnesty.hu»