quarta-feira, dezembro 30, 2009

Empresa na hora

É um costume português divertirmo-nos com os nomes que são dados a pessoas, temos bons exemplos vindos do Brasil ou de África, mas a introdução do registo civil em Portugal também converteu algumas alcunhas curiosas, já conheci os “do Ó”, os “Enxota Moscas” e até um “Margalho Comprido”, “Margalho” da parte da mãe e “Comprido” da parte do pai.

Com o passar dos anos muitos apelidos vão desaparecer mas isso não significa que não nos possamos divertir com nomes, graças à “Empresa na Hora” passaremos a ter no nome das empresas portuguesas uma fonte de humor. Para poupar o penoso processo de registo do nome das empresa o site da “empresa na hora sugere uma lista de nomes que dispensam burocracia.

Se alguma vez encontrar uma loja chamada “Vibração Genuína” não receice estar a entrar numa “sex-shop”, nem tudo o que vibra sugere a brincadeira, pode muito simplesmente ser uma padaria, a “Padaria Vibração Genuína”. Se vir uma montra com o nome “Caprichos Selvagens” não tenha medo de entrar, em vez de um bordel pode ser uma pastelaria especializada em doçaria à base de frutos silvestres.

Se for à Madeira e der com o “Estrelícia Negra” não pense que se trata do bordel que ficou famoso devido a uma telenovela da TVI rodada naquela região, pode ser uma florista. Se der com uma empresa chamada “Desfolhada Alegre” não comece logo a pensar em coisas pecaminosas ou a imaginar que é uma associação de ex-namoradas de Manuel Alegre, pode ser muito bem uma florista criada na hora.

Imaginemos, por exemplo, que a seguir às próximas directas Manuela Ferreira Leite decide criar a sua empresa na hora, pois aqui ficam algumas sugestões: “Vozes Caladas”, “Volta Direita”.

Se o empresário fosse Paulo Rangel seria um sortudo pois não lhe faltam sugestões adequadas, poderia escolher como nome para a sua empresa “Brilhantódromo”, “Brilho Irresistível”, “Brincadeiras & Travessuras”, “Turma das Mascotes”, “Célebre Estreia”, “Direita Fenomenal”.

Os nossos magistrados do Ministério Público são uns sortudos pois não lhes faltam sugestões de nomes, os investigadores do caso Freeport poderão lançar a "Segredo de Culto". Para Pitno Monteiro a sugestão é a empresa "Segredos da Capela", podendo ainda escolher entre “Criação Soberba”, “Cubo Vaidoso” ou “Segredos Contados”. Para o senhor Palma a sugestão é "Segredos Favoritos".

Maria José Nogueira Pinto, a falhada candidata a ministra da Saúde, poderá juntar-se ao marido e alargar o universo empresarial da família criando empresas como a “Zona Quente”, a “Violeta Africana” ou a “Elegância Colonial”.

Quem se deve apressar para não perder a oportunidade é Pinto da Costa, ainda vai a tempo de dr o nome de “Elegant Dragon” a uma das suas empresas, o ideal seria constituir uma petrolífera mas, como ele próprio reconheceu há menos petróleo nas Antas do que no Beato.

Até os nossos amigos do BE, que não são tão avessos ao capital como se constatou pelas suas carteiras de acções, poderão lançar as suas empresas, Louçã pode criar a "Génio da Lâmpada", Joana Amaral Dias a "Palavras Cálidas" ou a "Porção Exacta", Ana Drago a "Palmo de Altura", Miguel Portas pode criar a "Perto do Paraíso".

No PCP será de assistir à criação de um universo de micro-empresas, Bernardino Soares terá a “Heróis & Palhaços”, Jerónimo de Sousa poderá optar pela "Ideias em Uníssono" ou pela “Ideias Suspensas”. No mundo sindical poderemos ver Mário Nogueira criar a “Modéstia à Parte” e Carvalho da Silva entreter-se na “Dança de Encontros” a pensar no famoso café com António Costa.

Pacheco Pereira, uma mente tão brilhante quanto incompreendida, pode iniciar a sua actividade empresarial com empresas como a “Vírgula e Continua”, a “Virtuosos Dons”, a “Variante do Saber”, a “Trenó do Saber”, a “BlogLégua”, ou a "Quarto Minguante".

Quando Cavaco Silva a Presidência e a mão não tremelicar muito mais do que já tremelica poderá dar início a um novo roteiro, o roteiro das empresas. O por enquanto Presidente poderá escolher nomes como “Bússola da Razão”, “Cajado de Sonhos”, “Cartada Decisiva”, “Distinto Capitão”, "Página de Recados" ou "Sentinela de Pedra". Até a Dona Maria poderá criar empresas como a “Canela Angelical”, a “Caprichos Selvagens” ou a ”Flor do Convento”. O assessor a “Vespinha Azul”, a “Truques Úteis”ou a “Chuva de Segredos”.

Se perder as próximas autárquicas António Costa pode aproveitar a experiência adquirida na autarquia lisboeta e criar a “Feiticeiro da Cidade”.

Se a família Moniz não conseguir voltar a encher os ecrãs da TVI com o botox do Jornal da Sexta, Manuela Moura Guedes não precisa de esperar que as rugas metam o beiços em evidente e pode iniciar uma vida empresarial criando a : “Eternelixir” ou a “Fabulosa Curva”.

A família Saldenha Sanches pode alugar mais umas habitações na Av. Guerra Junqueiro para alargar o seu grupo empresarial familiar, transformando residências em espaços empresariais graças a falhas dos regulamentos municipais. A Procuradora pode criar, por exemplo, a “Fantásticas Descobertas” a “Diva d’Esplendor” ou mesmo a “Mito de Afrodite” e o conhecido professor das bolas pretas pode lançar a “Douta Referência”.

Se Paulo Portas for obrigado a regressar à actividade privada pode muito bem associar-se a uma universidade privada, comprar um Jaguar e constituir uma nova empresa de sondagens, a “Amostras Suspeitas”.

O professor Marcelo também é um sortudo pois não lhe faltam nomes sugestivos como “Inspiração aos Molhos”, Papagaio Traquina” ou “Momentos Hilariantes”.

Vital Moreira é um sortudo, pode inspirar-se no seu blogue e pode criar a empresa “Causa Breve” ou inpirar-se nas últimas eleições europeias e escolher “Dircurso de Vencedor”.

Não se pode deixar Armando Vara de lado pois graças a um desconhecido procurador de província se transformou na maior fonte do anedotário nacional, para o administrador do BCP sugiro nomes como “Vira Tostão”, “Código d’Ofertas”, "Sinónimo de Cifrão" ou “Envelope Mágico”.

Felícia Cabrita, a jornalista que consegue sacar mais segredos de alcofa ao Ministério Público não precisa de recear pelo desemprego se um dia destes Pinto Monteiro conseguir acabar com o regabofe da violação dos segredo de justiça, entre muitos nomes sugiro-lhe o "Rico Baloiço".

Depois de tanta actividade empresarial e intelectual desenvolvida antes desta maçada de ser primeiro-ministro, não nos podemos esquecer de José Sócrates. Quando conseguirem livrar-se do primeiro-ministro, nem que para isso os procuradores se tenha de juntar e correr com ele à pedrada, o secretário-geral do PS poderá vir a ter uma intensa actividade empresarial com empresas como a “Vida Bizarra”, a “Vermelho Desbotado” ou a “Currículos Virtuosos”.

Santana Lopes, um dos políticos portugueses com maior capacidade de iniciativa, não deixará de se dedicar ao mundo empresarial já que devem ser poucos os amigos que o convidarão para os respectivos escritórios de advocacia. Se um dia depararmos com empresas chamadas “Utopic Night”, “Trilho Perdido”, “Bullet Love”, “Cabaz de Fantasia”, “Click Atrofiado”, “Crazynauta” ou Mergulhenight” não teremos dúvidas de que farão parte do grupo empresarial PSL.

Manuel Alegre poderá provar aos portugueses que para além de viver à custa do mecenato parlamentar e de ser um bom poeta consegue criar emprego poderá inspirar-se na opção de Sócrates de apoiar a candidatura de Soares pode criar a "Versos Trocados”, ou associar-se a Helena Roseta e constituir a “Valetes e Poetas”, se optar por um percurso empresarial sem sócios pode constituir a “Vaidade Alegre”, se quiser transpor a sua visão política para o mundo empresarial lançará a “Cenário de Fantasia”.