quarta-feira, dezembro 02, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Terreiro do Paço

IMAGEM DO DIA

[Reinhard Krause/Reuters]

«IN THE SLUM: Salu Raikwar, 11, walked in a slum next to a pesticide plant in Bhopal, India, Monday. In 1984, toxic gas leaked from the plant, resulting in thousands of deaths. Activists believe physical and mental deformities are still resulting.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Bacelar Gouveia, candidato manuelista à distrital de Lisboa do PSD

Afinal o constitucionalista tem vocação para as anedotas, depois de se fazer acompanhar de Helena Lopes da Costa e António Preto na apresentação da candidatura à liderança vem agora dizer que na distrital de Lisboa do PSD há "militantes fantasmas" e "sindicatos de voto". O candidato deve saber do que fala, pelos apoiantes que tem até deve ter a lista dos nomes dos "miltantes fantasmas" que vão votar nele e a garantia que terá o apoio dos "sindicatos de voto".

OUR HERO

HAVERÁ ASAS BRANCAS NAS COSTAS DE PINTO MONTEIRO?

«Vamos ver se nos entendemos: Fernando José Pinto Monteiro é procurador-geral da República desde Outubro de 2006 e a sua nomeação foi uma escolha pessoal do primeiro-ministro José Sócrates. Pinto Monteiro, coitado, não tem culpa disso - são as regras da pátria -, mas factos são factos: ele deve a José Sócrates o gabinete mais espaçoso no palacete da Procuradoria. Não foi o Parlamento que o pôs lá. Não foi o Presidente da República (formalismos à parte) que o pôs lá. Foi o Governo, foi este primeiro-ministro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este João Miguel Tavares está ao nível do rasca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por baixo nível.»

ROUBARAM O PRESÉPIO

«Uma "grande parte" do presépio de Natal de Valença, que a Câmara instalara na rotunda principal da cidade, foi roubada durante a última noite, informou hoje fonte municipal.

"O presépio poucas horas resistiu, tendo os amigos do alheio levado a Nossa Senhora, o Menino Jesus, a manjedoura e umas quantas renas que voaram para parte incerta", refere um comunicado da autarquia.» [Diário de Notícias]

LÁ VEM A MORGADO DAR NAS VISTAS

«O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), liderado por Maria José Morgado, vai investigar se alguns arguidos do processo de Aveiro foram avisados de que a Polícia Judiciária estava a fazer escutas aos seus telemóveis. É que, de um momento para o outro, todos mudaram de aparelho, excepto o empresário Manuel Godinho.

As suspeitas de fugas de informação para alguns arguidos do caso "Face Oculta" vão ser investigadas pelo DIAP de Lisboa, dirigido por Maria José Morgado. A decisão de enviar as certidões relativas a estes factos para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa já foi tomada por Pinto Monteiro, procurador-geral da República. Em causa estão, recorde-se, suspeitas de que, a partir de finais de Junho deste ano, alguns dos arguidos do processo tenham trocado de telemóveis, numa fase em que a investigação era completamente secreta.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Já estava a estranhar a ausência da super procuradora, só tenho pena que não investigue também as fugas ao segredo de justiça, principalmente aquelas que parecem ter vindo dos lados do MP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desejem-lhe mais sucesso do que no Apito Dourado ou noutros processos que lhe deram fama.»

AFINAL, EM VEZ DE UMA HÉRNIA FOI UMA LIPOASPIRAÇÃO

«Manuel Machado, treinador do Nacional, continua nos cuidados intensivos do Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, com "prognóstico reservado" segundo o boletim clínico daquela unidade de saúde.

O caso continua complicado e a versão oficiosa da alegada cirurgia à hérnia de Manuel Machado acabou por sucumbir à realidade dos factos. Não houve hérnia nenhuma mas uma lipoaspiração ao abdómen realizada numa clínica do Porto, confirmando-se assim a primeira notícia do DN. O Nacional desconhecia esta intervenção cirúrgica do seu técnico.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Quando um treinador de futebol recorre a uma lipoaspiração algo está mal no mundo do desporto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desejem-se as melhoras ao treinador do Nacional da Madeira.»

JÁ PEDEM RESPONSABILIDADE A MANUELA FERREIRA LEITE

«Dias depois das primeiras coligações negativas na Assembleia e à beira da discussão do Orçamento do Estado, quatro ex-presidentes laranjas deixam o aviso: o PSD tem de actuar de forma responsável na Assembleia da República. Ou seja, primeiro o interesse do País, depois o partido. Luís Filipe Menezes e Rui Machete juntaram-se ontem, em declarações ao DN, aos "avisos" já feitos por Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Santana Lopes.

O ex-líder e actual presidente da mesa do congresso do PSD, Rui Machete, disse ao DN que "a posição do PSD, que é o maior partido da oposição, tem de ser responsável e focada nos interesses do País". O social-democrata considera ainda que será "inadmissível" votar um assunto como o orçamento "por motivos de táctica política menor".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pedir responsabilidade a Ferreira Leite é a mesma coisa que esperar que um coxo se qualifique para os 100m nos Jogos Olímpicos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à visada.»

PS NÃO CONSULTOU PCP NA ESCOLHA DE JUÍZA DO CONSTITUCIONAL

«A futura juíza do Tribunal Constitucional (TC) já não será uma pessoa próxima do PCP, como acontecia desde os primórdios da democracia. Catarina Sarmento e Castro é o nome escolhido pelo PS - e aceite pelo PSD - sem que, pela primeira vez, os socialistas tenham contactado o PCP para esta indicação. Nos últimos 14 anos, a jurista foi assessora de estruturas governamentais durante os executivos socialistas, o que tem suscitado alguma estupefacção anónima nos meios políticos e no próprio TC.

A candidata, a eleger no Parlamento no dia 10, irá substituir o juiz-conselheiro Mário Torres, que teve o acordo dos comunistas. Um lugar antes ocupado por Guilherme da Fonseca e Mário Brito, ambos próximos do PCP, e que pertenceu ainda a Vital Moreira quando este militava no partido. "Houve sempre alguém próximo da nossa área política e agora objectivamente não houve essa consulta", afirma o deputado do PCP António Filipe. Questionado sobre se há um desequilíbrio de forças entre os juízes, António Filipe assume que sim: "Do ponto de vista de existir uma representação da nossa área - se assim se pode chamar -, fica empobrecido".

O BE, que actualmente tem mais um deputado que o PCP, também não foi consultado, confirmou a deputada Helena Pinto, sem querer comentar a indicação de Catarina Castro. Pelo CDS-PP, Nuno Magalhães faz uma declaração lacónica sobre como vai conduzir a audição da candidata, marcada para amanhã na comissão de Assuntos Constitucionais. "O CDS procurará perceber a qualificação académica e o entendimento que a candidata tem da Constituição, nomeadamente se tem uma concepção socializante da mesma", afirma.» [Público]

Parecer:

Faz sentido, depois das últimas do PCP este partido que vá negociar com o CDS, a direita recebe as benesses para as grandes empresas enquanto o PCP aprova em nome das micro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

FRANZ SAUER

UNITED STATES AIR FORCE