quinta-feira, dezembro 10, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Rã no Jardim Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

[Caballero-Reynolds/Reuters]

«FIREWORKS FACTORY: A man, whose hands were covered in powder used in fireworks, adjusted a paper ring around firecrackers at a factory in Katunayake, Sri Lanka, Wednesday. Demand is expected to be higher due to the January 2010 presidential election, in addition to Christmas and New Year’s.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Maria José Nogueira Pinto

Esta deputada de opções muito variáveis aderiu às listas de Manuela Ferreira Leite mas teve azar, em vez de ser ministra da Saúde, como esperava, limita-se a ser uma modesta deputada da comissão do sector. Mas não perde a arrogância de quem se sente superior aos outros.

SENHOR PROCURADOR-GERAL, NÃO HÁ NADA DE NOVO NO CASO FACE OCULTA?

Tenho que confessar, sem umas fugas ao segredo de justiça, umas insinuações sobre o carácter de Sócrates, as intervenções desesperadas do senhor Palma e as preocupações do senhor Silva, o país fica sem interesse. Ao longo de meses vivi sob a batuta das fugas ao segredo de justiça e agora que ninguém bufou nada para os jornais sinto-lhes a falta, tenho sintomas óbvios da síndroma de abstinência, é quase tão difícil do que aguentar-me sem fumar.

Se a Felícia Cabrita recebesse de mãos amigas um DVD seria uma maravilha, o SOL poderia ganhar uns cobres para salvar o capital do seu dono, a TVI poderia produzir mais uma telenovela para passar nos telejornais. Mas eis que todos se calaram, o senhor Palma deve andar à azeitona, o Procurador-Geral não dá entrevistas e o Jerónimo de Sousa já nem exige meios para o caso ser investigado.

Mais dia, menos dia, o caso Face Oculta vai parar ao congelador onde já está o caso Freeport, para que possam ser servidos nas próximas eleições legislativas. E quanto aos casos Operação Furacão e BPN devem ter sido um sonho, parece que só me lembro deles.

REFÉNS UNS DOS OUTROS

«Com arfante sobressalto teme-se um "Governo de Assembleia", curiosa expressão, entre o antipático e o gracioso, tão ao gosto da confusão portuguesa. Quer-se dizer: receia-se que o Parlamento substitua o Executivo. Há, aqui, algo de brumoso. Vejamos: logo-assim haver perdido a maioria absoluta, José Sócrates preparou a estratégia do remendo. À Esquerda e à Direita procurou aliados providenciais. A dr.ª Manuela disse-lhe logo que não. Outra resposta não seria de esperar. O ódio pessoal sobrepõe-se a qualquer salvação da pátria. Os outros partidos, com o perfume do mando a entrar-lhes nas narinas, pareciam coristas a sorrir de enlevo.

Cedendo ao CDS e concedendo ao Bloco e ao PCP, montando umas cenas de teatro de revista e uns pequenos atritos retóricos, o Governo não deixa de ser refém da Assembleia. Mas a Assembleia é, também, cativa do Governo. Sócrates joga com a ameaça de ir a Belém dizer ao Chefe do Estado ser impossível gerir o País, dada a negação dos partidos em colaborar com a circunstância. Vai a votos e pode obter a maioria absoluta, repetindo a estranha proeza do dr. Cavaco. A História, por vezes, semelha-se a páginas humorísticas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A PALHAÇA NOGUEIRA PINTO

«A deputada do PSD, Maria José Nogueira Pinto, protagonizou um episódio polémico na sala 7 do Parlamento, onde decorreu esta quarta-feira a Comissão da Saúde, com a ministra Ana Jorge para responder às questões solicitadas pelo PSD e CDS sobre as principais áreas de intervenção.

A dada altura, quando a deputada Nogueira Pinto interrogou a ministra da Saúde sobre a viabilidade efectiva de novos hospitais, o deputado do PS, Ricardo Gonçalves, lançou um comentário à parte em que referiu que os novos hospitais surgem de uma necessidade. Em resposta, a deputada do PSD disse: “Tenho estado a interrogar-me quem é este palhaço que apareceu aqui na comissão. Deve ter sido eleito para nos animar.”» [Correio da Manhã]

Parecer:

Quando é que se desmonta a imagem de competência desta senhora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PSD que avalie o comportamento desta senhora com os mesmos critérios com que avaliou Manuel Pinho.»

O ENJOATIVA MEDINA CARREIRA

«Convidado da tertúlia 125 minutos com..., que decorreu no Casino da Figueira da Foz, Medina Carreira disse ainda que a educação em Portugal "é uma miséria" e que as escolas produzem "analfabetos".

"[O programa] Novas Oportunidades é uma trafulhice de A a Z, é uma aldrabice. Eles [os alunos] não sabem nada, nada", argumentou Medina Carreira. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Este homem parece apostado em deprimir o país, quem o houve falar até pode pensar que é um Nobel da economia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao senhor que deixe de atirar as suas frustrações para cima dos portugueses.»

BACELAR GOUVEIA TENCIONA DEMITIR-SE DO OBSERVATÓRIO DA SEGURANÇA

«O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), Jorge Bacelar Gouveia, revela ao DN que pretende apresentar a sua demissão do cargo.

Formalmente, Bacelar Gouveia apresenta motivos profissionais, mas as críticas que tem dirigido ao Governo, na qualidade de deputado pelo PSD , que desagradaram a outros elementos do Observatório, terá sido a principal razão.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se fosse ao contrário há muito que o deputado exigiria a demissão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Bacelar Gouveia porque razão ainda não se demitiu, ficando-se pelas intenções.»

VITORINO QUER QUE CAVACO FALE

«O Presidente da República, Cavaco Silva, deve pronunciar-se sobre a actual situação política e o clima de instabilidade que está instalado no Parlamento. O repto foi lançado pelo socialista António Vitorino e é partilhado por várias figuras no PS. Que querem ver o chefe do Estado dar um sinal público sobre a actuação das oposições.

António Vitorino defendeu no programa Notas Soltas, na RTP1, que o silêncio de Cavaco Silva "não vai poder durar muito" e que o Presidente da República "vai ter de dar sinais sobre como é que avalia" o actual momento político. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois, mas há muito que Cavaco e Ferreira Leite parecem coordenar as suas estratégias e não acredito que Cavaco apareça quando esta situação lhe interessa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

CAVACO DIZ AOS EMPRESÁRIOS PARA SE LIBERTAREM DA DEPENDÊNCIA DOS SUBSÍDIOS

«O Presidente da República sublinha a necessidade de uma maior aposta na inovação e numa cultura de mudança, "de quem não perde tempo com queixumes nem lamentos, de quem não vive na dependência de subsídios nem na subserviência ao poder político."» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Parece a Tabaqueira a sugerir aos fumadores que deixem de fumar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se já se esqueceu de quando era primeiro-ministro.»

MAIS UMA DO SENHOR PALMA

«O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) sugeriu, esta quarta-feira, aos deputados do PCP, que fosse equacionada a figura da «isenção de pena» para o corruptor activo ou passivo que aceite colaborar com a investigação criminal. O objectivo é permitir a condenação do outro que participou no acto de corrupção.

Os contornos desta medida concreta foi explicada aos jornalistas pelo presidente do SMMP, João Palma, no final de uma audiência com o grupo parlamentar do PCP, em que foram discutidas várias questões que estão na «ordem do dia» como enriquecimento sem causa, corrupção, reforma penal e estatuto do Ministério Público. » [Portugal Diário]

Parecer:

Muito interessante, quem corrompeu poderia, se fosse apanhado, bufar contra quem corrompeu e ficar ilibado. Isto é, para o senhor Palma o corruptor passa a santinho desde que se apanhe aquele que foi corrompido. Tudo isto em nome da salvação da imagem de um Ministério Público que não só tem dado mostras de grande incompetência como nem sequer faz o mais pequeno esforço para evitar as fugas conspirativas ao segredo de justiça. Os corruptores passariam a ser bons rapazes para salvar a incompetência dos magistrados.

E a quem é que o senhor Palma foi fazer esta proposta? Ao camarada Jerónimo...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

CAVACO NÃO FALA

«Não chegar atrasado a uma audiência com o primeiro-ministro foi a razão hoje evocada pelo Presidente da República para não responder às perguntas dos jornalistas sobre o desejo manifestado por diversos socialistas para que alerte publicamente a oposição para a necessidade de governabilidade.» [Público]

Parecer:

Só fala quando isso é do seu interesse.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Observe-se a actuação de Cavaco Silva.»

ELENA & VITALY VASILIEVA

KAPITI