segunda-feira, dezembro 07, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Outono na Quinta das Conchas, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Aguiar-Branco

Há muito que o PSD tem um ódio de morte ao Magalhães, Pacheco Pereira usou muitos dos seus artigos no Público para o desfazer, não admira, portanto, que um partido que parece ter desistido de ser governo aproveite o parlamento para promover mais uma peixerada, não é mais do que um sinal de que o caso Face Oculta já deu o que tinha a dar. Se Aguiar-Branco foi para líder parlamentar para promover a sua imagem como candidato a líder do PSD errou, ao aliar a sua pouca dimensão política à loucura de Manuela Ferreira Leite e às idiotices de Pacheco Pereira estão só mostra que não tem dimensão para ser primeiro-ministro deste país o que, aliás, já se sabia pelo seu fraco desempenho como ministro da Justiça de Santana Lopes.

POR UMA POLÍTICA DE PRINCÍPIOS

«Quando eu era novo e Paris foi uma festa para mim (anos 60/70), havia uma organização que promovia um encontro anual popular para os imigrantes portugueses. Chamava-se O Salto e tinha um jornal com o mesmo nome, homenagem à forma de atravessar as fronteiras - forma hoje tão arcaica que receio não ser acreditado: sim, havia portugueses que passavam as fronteiras clandestinamente, por não terem passaporte.

O Salto estava ligado aos maoístas, nacionalistas extremosos, e por isso usavam o isco da saudade para alargar a sua influência. E um dos seus iscos era anunciar, no jornal, que na festa haveria cerveja Sagres. Confesso que isco para mim seria mais um tinto chateauneuf-du-pape e a experiência de me iniciar num queijo saint émillion varria--me qualquer saudade. Tenho uma dívida eterna à Sagres por ela nunca ter sido suficientemente persuasiva, o que me livrou de alguma vez ter caído nos braços de Mao.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO À VEEMÊNCIA

«O sábio texto de José Manuel Fernandes sobre Sarah Palin no P2 de anteontem fez-me corar. Nunca tinha pensado nisso, mas é verdade: quando se é conservador, tem-se vergonha de toda a gente que se diz conservadora ou, pior ainda, de direita. Há gente muito rasca; muitos abusadores que se dizem de direita só porque são gulosos e forretas e grunhos e lhes convém. Como se alguma vez tivessem pensado politicamente no assunto.

A distinção entre direita e esquerda confunde a distinção mais importante entre egoísmo e altruísmo. Oportunismos à parte, há quase tantos esquerdistas egoístas como há direitistas que não são. Se os conservadores têm vergonha da companhia (Sarah Palin é má, mas há pior), os esquerdistas desconfiam do esquerdismo uns dos outros. Ambas as atitudes são snobs e pretensiosas. Tanto uns como outros acham que são poucos e é assim que está bem.

Pior do que isso, são a direita e a esquerda veementes. Aqueles que se orgulham de ser de direita ou de esquerda. Aqueles que se vangloriam do "percurso" que foi preciso e da clarividência racional que tiveram.

E pior do que os convertidos que mudaram da direita para a esquerda ou vice-versa são aqueles que se orgulham de terem sido "sempre" de direita ou de esquerda. Como se fosse um milagre. Ou um dom.

Bem fazemos em ter vergonha da veemência e das vaidades uns dos outros. Mais ganharíamos em respeitar os rótulos mas não nos sentirmos especiais por sermos como somos - ou termos a mania de ser.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ROUBARAM O BURRO AO PRESÉPIO DE LISBOA

«Foi roubado na última madrugada o burro de madeira do presépio instalado junto à Basílica dos Mártires, em Lisboa.

A imagem do animal terá sido retirada depois das 02h00, disse ao CM Sofia Guedes, uma das responsáveis pela organização do presépio na cidade.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Juro que não é este o burro subtraído ao presépio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se que sejam os vereadores a substituirem o burro em regime rotativo.»

AFINAL, A QUEM É QUE GODINHO ENTREGOU 10.000 EUROS

«A dúvida está lançada no processo "Face Oculta": a quem é que, no dia 25 de Maio de 2009, o empresário Manuel Godinho terá entregue 10 mil euros em numerário? A Armando Vara, num gabinete do BCP, ou a um indivíduo com quem Manuel Godinho se encontrou em Setúbal? Sem uma prova concludente, terá sido esta a dúvida que levou o juiz de instrução, António Costa Gomes, a baixar significativamente as medidas de coacção propostas pelo Ministério Público contra o administrador do BCP, que ficou indiciado por um crime de tráfico de influências.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É cada vez mais evidente o espetanço do Ministério Público, agora percebe-se que aquilo que mandaram para os jornais não passou de uma montagem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista-se a esta ópera bufa desde a primeira fila.»

PARECE QUE A FACE OCULTA JÁ DEU O QUE TINHA A DAR

«A misteriosa comissão de inquérito que o líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, vai lançar amanhã no Porto, investigará o programa Magalhães e a Fundação das Comunicações Móveis (FCM), que foi criada para gerir o seu financiamento, soube o DN junto de fonte parlamentar.

Estará em causa o facto de o computador, propriamente dito, ter sido escolhido sem concurso público, beneficiando a empresa JP Sá Couto (ver caixa ao lado), e também a relação deste programa com o concurso de atribuição de licenças de telemóveis de terceira geração às três operadoras. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Desde as eleições legislativas que o PSD desta louca da Manuela Ferreira Leite não apresenta uma proposta digna de um partido que pretende ser governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compre-se um fato preto para o funeral do PSD.»

O ORÇAMENTO DAS BANANAS?

«O presidente do governo da Madeira está a pressionar a direcção nacional do PSD para fazer depender a aprovação do orçamento rectificativo da autorização a dar pelo Governo da República a um empréstimo de 129 milhões de euros que a região pretende contrair.» [Público]

Parecer:

Para estas prostitutas do PSD é tudo uma questão de preço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

DAVE HARE

ENGELLERI KALDIR