quarta-feira, dezembro 09, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Ponte Vasco da Gama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Anja Niedringhaus-AP]

«An activist from the Avaaz organization participates in a demonstration against the cutting of trees at the U.N. Climate Summit in Copenhagen. This decade has very likely been the warmest in the historical record, and 2009 will probably end up as one of the warmest years, the U.N. weather agency announced Tuesday on the second day of the 192-nation climate conference.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco Silva bem precisa de uma intervenção divina para se salvar de ser o primeiro Presidente a não conseguir renovar o seu mandato, depois do golpe das falsas escutas e de um mandato eito mais a pensar na sua ambição do que nos problemas do país só mesmo um milagre o salvará de regressar a Boliqueime, onde se poderá entreter a investir as suas poupanças em acções não cotadas de bancos de amigos trafulhas.

Só que Portugal é um Estado laico e as relações entre Cavaco e o papa devem ser vistas na perspectiva das relações diplomáticas e não da devoção da família Silva. Assim, não se entende que Cavaco vá andar "agarrado" ao papa durante os quatro dias da sua visita, só lhe faltando mesmo ajudar às missas.

Cavaco continua a confundir a República com o alegrete da família Silva.

UMA PERGUNTA AO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

O caso Freeport vai ser concluído ou os nossos senhores da toga preferem metê-lo no congelador para voltarem a descongelá-lo em vésperas de eleições?

O que se passa com o caso Freeport é uma vergonha, enquanto era possível lançar suspeitas sobre José Sócrates era uma orgia, não se falava de outra coisa, era um corrupio de magistrados de Lisboa para Londres e de Londres para Lisboa, todos os dias havia uma novidade. Quando se falou que o seu fim estava próximo a TVI encontrou mais motivos de suspeitas e os senhores da toga lá iam outra vez para Londres.

O Procurador-Geral até prometeu que colocaria tudo na internet o que nunca sucedeu, de resto qual o interesse em ir à internet ler coisas desinteressantes quando o SOL e a TVI produziam uma verdadeira telenovela com base num guião de autor desconhecido. Entretanto, as autoridades inglesas arquivaram o caso e por cá ficaram todos atrapalhados.

O que é feito do senhor Cluny que exigia que fossem colocados à disposição do Ministério Público os meios necessários para investigar o caso como deve ser? Porque razão o senhor Palma exige agora o mesmo para o caso Face Oculta e se esqueceu do caso Freeport, ele que até foi falar com o Presidente da República por causa das suspeitas de pressões de Sócrates que ele próprio lançou na comunicação social? O que é feito do processo disciplinar ao magistrado que foi acusado de ter feito pressões sobre os investigadores.

É tempo de os senhores Palma e Pinto Monteiro perceberem que os portugueses não são parvos e querem saber toda a verdade incluindo quanto é que custou ao país este caso. Os portugueses querem saber se estamos perante uma investigação com pés e cabeça ou perante uma conspiração. Além disso há cidadãos que foram constituídos arguidos por suspeita de terem cometido um crime que o próprio Ministério Público ainda não provou.

Termine-se de vez com esta vergonha, está na hora de o Ministério Público mostrar o que fez e, se for caso disso, os seus procuradores responderem pelos seus actos, porque com a democracia não se brinca.

A CRISE NO DUBAI

RESPEITA A NATUREZA QUE ELA TE RESPEITARÁ

CARÁCTER DE SÓCRATES

«A crónica de ontem chamava-se "A falta de carácter de Sócrates". O pretexto foi Marcelo Rebelo de Sousa, depois de outros, ter falado da "falta de carácter" do primeiro-ministro. Na crónica, contei uma história sobre Sócrates que alicerçaria a tal falta de carácter. Na verdade, e os leitores entenderam, a história passara-se com Marcelo. Eu usei, mais ou menos, a preterição, uma figura de estilo ilustrada no discurso de Marco António, apresentando o corpo de Júlio César aos romanos: falando de César, eu atingia Brutus. Mas era uma semipreterição, como já disse. Nem sou Marco António, nem Sócrates é César, nem Marcelo, Brutus. Mas a conclusão - li-a em blogues - de que a minha crónica devia chamar-se "A falta de carácter de Marcelo" é errada. Eu nunca o diria. O que me levou à crónica não foi a frase "a falta de carácter de Sócrates" - isso já eu tinha ouvido a vários e desprezei-a. Por exemplo, ouvi-a em António Lobo Xavier, na Quadratura do Círculo, e não liguei, continuei a apreciar-lhe o que dele conheço (por minha culpa, certamente): o corte dos fatos. Já "a falta de carácter de Sócrates" dita por Marcelo indignou-me. Porque dita por Marcelo. Marcelo Rebelo de Sou» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS: O problema é que Marcelo tem vindo a branquear a sua imagem e muitos dos portugueses jovens que hoje o acham o máximo esquecem-se do tempo do aldrabão.

COPENHAGA E CIDADANIA GLOBAL

«Um governo de Assembleia? Não é esse o caso, embora na passada semana os partidos da Oposição, irmanados, Esquerda e Direita, tenham dado a impressão que o queriam. Não se compreende porquê. Derrubado Sócrates, quem o poderia substituir?

Vivemos num regime semipresidencial, não parlamentar. Não o devemos esquecer. A Assembleia da República é um órgão de soberania, que eu sempre gostei de ver prestigiado, para bem da nossa democracia pluralista e civilista. Mas de acordo com o princípio constitucional, da separação de poderes, a Assembleia fiscaliza e legisla, mas não governa. Quem governa é, como o nome indica, o Governo. O qual também depende do Presidente da República, que o pode demitir e provocar novas eleições se, em consciência, considerar que está em causa o "regular funcionamento das instituições democráticas" e da Assembleia, se puder apresentar - e fizer votar por maioria - uma moção de censura. Ora, nas actuais condições, que são conhecidas, isso é muito difícil de acontecer, senão impossível.

Sendo, assim, por que razão os partidos da Oposição estão a criar uma guerrilha parlamentar, que enfraquece o parlamento e os próprios Partidos que a provocam? Note-se: sem consequências práticas, para alem do desprestígio geral, a começar pelos dois partidos dos extremos - Bloco de Esquerda e Centro Democrático e Social/Partido Popular - que, na semana passada, tácita e tacticamente, se aliaram?» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Mário Soares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O BACALHAU DE NUNCA

«Não sei se é verdade a história do bacalhau que vou contar, mas já a ouvi tantas vezes, tendo até sido convidado a ir provar uma posta dele, que vou aqui repeti-la, a ver se alguém se descose.

Todos os anos um dos nossos empresários do bacalhau obtém do Governo canadiano um bacalhau gigante pescado ali mesmo junto à costa; zona onde os portugueses nunca puderam pescar. Daí que este bacalhau seja melhor do que todos os bacalhaus canadianos que comemos, quando ainda lá se podia pescar. O bacalhau é legal: é um exemplar para fins científicos. Sendo o maior, serve para estudar a recuperação do bacalhau naquelas águas. É congelado ainda vivo por uma máquina japonesa tão poderosa que a operação leva 30 segundos. Assim se evitam os malefícios do gelo. Segue imediatamente, por avião, acompanhado pelos seus técnicos, e aterra em Portugal sete horas depois de ter sido capturado. Aqui é deitado noutra supermáquina japonesa que descongela o bacalhau tão devagar (cinco dias) que ele fica como fresco. Daí segue para Aveiro, onde há um senhor que o salga e põe a secar ao sol segundo a melhor tradição.

É este o bacalhau que se come no Natal em casa do empresário. Tratando-se de indivíduo generoso, só fica com as postas necessárias para a sua consoada. As restantes oferece-as aos melhores amigos e trabalhadores.

Quem o comeu - ou disse comer - diz que é de outro mundo. E é. Nem no passado nem no futuro se comeu ou comerá em Portugal um bacalhau tão bom. Que é dele?» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TROCA RECORREU A UM PASTOR

«"Sou pastor há mais de 35 anos e conheço a serra como as minhas mãos." Sérgio Alves, 41 anos, provou ontem esta afirmação. Com ajuda de uma lanterna encontrou, de madrugada, no fundo de uma ravina ao lado das Fisgas de Ermelo, na serra do Alvão (Vila Real), dois militares que se perderam na montanha devido ao nevoeiro. A GNR e os bombeiros andavam no terreno e não conseguiam detectar os dois homens, perdidos desde as 22.00.

Foi um elemento do corpo de vigilantes da serra do Alvão que se lembrou de recorrer a um pastor da aldeia de Varzigueto, em plena serra, que seria conhecedor de todos os pontos perigosos da montanha. "Cerca da meia-noite fui acordado por dois elementos da GNR, solicitando a minha ajuda para encontrar dois militares que estariam perdidos junto da queda das Fisgas", contou Sérgio Alves. "Munido de uma pequena lanterna, acompanhado de dois bombeiros fui de imediato para a ravina seguinte à queda de água e cerca das 02.30 consegui ir até meio do declive. Tinha a certeza de que só poderiam estar ali. Fiz sinais, chamei e ouvi uma voz", relatou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Sempre é mais barato do que um GPS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se um GPS ao chefe do Estado-Maior do Exército.»

ANTECIPADA META PARA CARROS ELÉCTRICOS

«"Portugal deseja ser o único país do mundo, muito em breve, a ter, não uma rede local de abastecimento ou de carregamento, não uma rede numa cidade, mas uma rede verdadeiramente nacional, que abranja todo o território nacional", afirmou o primeiro-ministro, José Sócrates, na cerimónia de anúncio da localização da Fábrica de baterias da Nissan, que será construída em Cacia, Aveiro.

Recordando que o Governo tinha a intenção de fazer essa rede de abastecimento até ao final de 2011, José Sócrates anunciou a antecipação da concretização do projecto "até meados de 2011".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mas por cá ninguém valoriza o que tem sido feito de bom neste domínio, o PSD prefere encontrar as soluções para os problemas do país nos caixotes do lixo do Ministério Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAS QUE BELO NEGÓCIO

«O Ministério da Justiça (MJ), no âmbito do programa de alienações lançado em 2006 pelo então ministro Alberto Costa, vendeu, entre muito outro património, os estabelecimentos prisionais (EP) de Lisboa e de Pinheiro da Cruz, os maiores do País, por 60 e 81 milhões de euros, respectivamente. Mas continuou a ocupar ambos os edifícios, passando de dono a inquilino. Agora, paga todos os meses uma renda que, em conjunto, supera os sete milhões de euros anuais. Desconhece-se até quando, uma vez que nenhum concurso público está a decorrer para a construção dos edifícios substitutos.

Se a actual situação se prolongar, todo o dinheiro recebido pela venda dos imóveis acaba dissipado nas rendas mensais, o que corresponde, anualmente, a 5% do valor de venda, havendo o risco de nada sobrar para suportar a construção de novas prisões. Trata-se de um bom negócio sobretudo para quem compra, pois, ao ter de pagar as rendas, acaba por ser o próprio vendedor a suportar os encargos da aquisição, com a nuance de que, ao final, fica sem nada. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Feitas as contas o Estado vai pagar o equivalente a 5% de juros ao ano, era bem melhor ter-se financiado com recurso ao crédito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Exija-se ao ministro da Justiça que apresente as contas deste negócio.»

CAVACO VAI AGARRA-SE AO PAPA QUE NEM UMA LAPA

«O Presidente da República vai acompanhar Bento XVI ao longo da sua visita de quatro dias a Portugal. O Papa visitará Cavaco Silva e a sua família, no Palácio de Belém, logo à chegada a Lisboa, no dia 11 de Maio. Com José Sócrates terá um encontro privado no dia seguinte, na Nunciatura Apostólica, também na capital.

Foram estes alguns dos pormenores do programa oficial, divulgados ontem pela comissão organizadora da visita, liderada pelo bispo D. Carlos Azevedo, numa conferência de imprensa. Lisboa, Fátima e Porto serão os locais de passagem do Chefe da Igreja Católica, onde haverá missas para a multidão e encontros restritos com alguns grupos eclesiásticos e da sociedade civil.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Nem com a ajuda do papa vai conseguir a reeleição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desaprove-se o oportunismo.»

BLOCO DE ESQUERDA QUER DEMITIR VEREADOR DA CM DE ODIVELAS

«O Bloco de Esquerda (BE) defendeu ontem que o vereador Hugo Martins, da Câmara de Odivelas, que no domingo se despistou na A9/CREL com uma viatura da autarquia, apresentando uma taxa de alcoolemia acima do permitido, deve demitir-se do cargo.

"Estamos perante uma situação escandalosa, que é tudo menos normal. Naturalmente, pensava que só por ser vereador podia fazer aquilo que lhe apetecia, até mesmo estragar carros que são do erário público", disse o deputado municipal do BE na Câmara de Odivelas, José Falcão. "A única atitude sensata de Hugo Martins é apresentar a sua demissão e não esperar que o demitam", referiu.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Tem razão, só se lamenta que o PS, por cujas listas o vereador foi eleito, não tenha tomado a iniciativa de convidar o vereador a demitir-se. É inaceitável que um vereador destrua uma viatura paga com os dinheiros dos contribuintes ao ter um acidente às 5h30 da manhã por estar alcoolizado (taxa de álcool de 1,67 ) depois de ter estado numa discoteca. É este o exemplo de vereador com o pelouro do desporto que o PS defende? É tempo de acabar com os criminosos da bebedeira!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o PS pelo seu silêncio e passividade.»

JERÓNIMO DE SOUSA DIZ QUE É UM FITEIRO

«O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou, esta terça-feira, José Sócrates e os partidos da oposição de direita de serem «fiteiros» já que discutem no Parlamento mas «vão entender-se» nas medidas estruturantes, noticia a Lusa. Estas palavras foram ditas no final de um almoço convívio do PCP em Aljustrel.

«Chama o nosso povo de fiteiros. É isso que são, porque mais tarde ou mais cedo vão entender-se», nos planos das políticas económica, fiscal e europeia e na Justiça, disse o líder comunista. » [Portugal Diário]

Parecer:

Esta declaração de Jerónimo de Sousa só pode ser para rir, então é o líder do PCP que vota nas medidas exigidas pela direita só para provocar o PS no parlamento e agora queixa-se de que é Sócrates que faz as "fitas".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Jerónimo de Sousa que se queixe da sua amiga e camarada Manuela Ferreira Leite, ela é que o fintou.»

LESZEK KOBUSINSKI

UTAH'S HOGLE ZOO