quarta-feira, dezembro 09, 2009

Onde está o Osama bin Laden?


(Festa do Avante, 2005)


Parece que os americanos perderam o rasto ao Osma bin Laden, iam transformando as montanhas de Bora Bora numa planície mas o home escapou-se, ao que dizem para o Paquistão. Desde então o saudita vai-se entretendo a jogar ao gato e ao rato com a CIA apesar dos muitos milhões de dólares que dão pela sua cabeça.

Pois cá por mim que o bin Laden anda por estas bandas, ao princípio ainda pensei que o discurso de Manuela Ferreira Leite era alinhavado pelo Pacheco Pereira, a líder do PSD chegou mesmo a tornar posição oficial do partido o que na véspera tinha lido no artigo do Pacheco Pereira no Público.

A estratégia política de Ferreira Leite deixou de ter qualquer correspondência com um programa político de direita ou mesmo de uma direita que mudou de sexo para se armar em social-democrata. As recentes alianças no Parlamento apontam mesmo para o conceito maoista de frente e é evidente a mãozinha do velho militante da OCMLP. Aliás, ainda não perdi a esperança de vero Tino Flores a animar umas jornadas parlamentares do PSD com as velhas canções de intervenção usadas nos comícios da FEC-ML.

Mas cá por mim que na estratégia de Manuela Ferreira Leite também há o dedo do Osama Bin Laden e não me admiraria nada se um dia destes os americanos mandarem um dos seus mísseis de cruzeiro para a Buenos Aires. A estratégia do aparece e desaparece lembra o Osama, o mesmo sucedendo com a estratégia suicida de Manuela Ferreira Leite, cada vez que a senhora aparece no parlamento faz-me lembrar um bombista suicida, só que neste caso a bomba estoura e a bombista sobrevive.

Manuela Ferreira Leite não está interessadas no país, nas consequências dos seus actos, tal como o Osama Bin Laden está convencida de que das ruínas surgirá o paraíso. Por isso a líder do PSD não luta por ideias, projectos ou mesmo a pensar nos portugueses, actua como uma fundamentalista religiosa que está convencida da sua superioridade, não conseguindo esconder o desprezo e a raiva pelos que não partilham das suas ideias, sejam eles de outros partidos ou do seu próprio partido.

O próprio PSD deixou de ser um partido, um partido tem um programa, um projecto, propostas, a um partido aderem os que partilham desse projecto. Com Ferreira Leite o PSD começa a parecer-se com uma seita, diria mesmo uma base, que em árabe dá al-qaeda. Os militantes do PSD já não actuam segundo um ideário político, dizem o que Ferreira Leite manda dizer, fazem o que a líder lhes manda fazer., não são militantes, são seguidores convencidos de que à sua espera está um paraíso cheio de virgens.

Cá por mim que o Osama Bin-Laden ou está escondido na Buenos Aires ou tomou posse do corpo de Manuela Ferreira Leite. Neste último caso até pode ser que os americanos desistam de o capturar, o direito penal americano não prevê pena maior.