Entretanto, o PSD continua o seu esforço para construir um Portugal novinho em folha se chegar ao poder nos próximos tempo, da energia à república tudo está em obras. O PSD anda tão ocupado que não faz uma única proposta no parlamento, limita-se a ameaçar o governo de votar nas propostas da esquerda conservadora. A propósito das SCUT ficou evidente que pretendia evitar a introdução de portagens a pedido de autarcas do PSD como Rui Rio ou Macário Correia, defendeu que deveriam haver portagens para todos ou para nenhum, o certo é que não apresentou nenhuma proposta e limitou-se à abstenção.
Quem não teve paciência para aturar os autarcas do PSD foi a Red Bull que mandou Menezes e Rio à fava e dedidiu-se pela não realização da prova de Red Bull Air Race no Rio Douro. Depois de tanta conversa perante a possibilidade de a prova se realizar em Lisboa, os autarcas que mais mandam no PSD esqueceram-se de fazer o trabalho e casa e agora em vez de aviões fão ficar a ver passar os rabelos carregados de turistas a comer sardinha assada.
Durão Barroso, o tal rapaz que desertou com o argumento de que iria ajudar o país para cobrar os favores que fez a Bush e Blair andou numa grande excitação com a decisão do Tribunal em relação à golden share da PT. Talvez com complexos de inferioridade por ser português ou, muito simplesmente por ter consciência da sua pequenez, andou toda a semana excitado a reproduzir a decisão dos juízes europeus, algo que certamente não faria se estivesse em causa uma empresa alemã. Mas o presidente da Comissão sabe que pode bater nos países mais pequenos, não foram esses que o elegeram.