quarta-feira, julho 28, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Felosa-comum [Phylloscopus collybita] no Campo das Cebolas, Lisboa

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Barco em Alcochete (imagem de A. Cabral)

JUMENTO DO DIA

Jornalistas (muitos) portugueses

Até ao momento não dei por um único jornalista ou director de jornal, político, ou mesmo mero comentador pedir desculpa a Sócrates ou às outras vítimas da difamação promovida pelas fugas ao segredo de Justiça no caso Freeport. Estou a referir-me aos jornalistas e directores de televisões e jornais que ao longo de anos produziram notícias que visavam destruir o bom nome de pessoas que agora foram inocentadas.

Sente-se um silêncio incrível em jornais como o Sol, Público, Correio da Manhã ou em televisões como a SIC e, principalmente, a TVI. Gente cobarde e sem princípios.

NINGUÉM SE LEMBROU DA EXTORSÃO?

Quando foram divulgados os primeiros dados do Caso Freeport a hipótese que me pareceu mais provável foi a de extorsão, mas não parece ter sido essa a suspeitas dos nossos investigadores que ao longo de muito tempo exploraram todas as pistas que conduzissem a Sócrates, acabando por constituir arguidos pelo crime de corrupção sem, contudo, terem provas do crime, para agora acusarem dois arguidos de extorsão.

Muitos dos casos de corrupção em Portugal não passam de extorsão e existe uma seita de especialistas em facilitar processos que inventam luvas para obterem ganhos. Como é evidente ninguém confirma que recebeu as luvas e a vítima da extorsão apenas quer ver um problema resolvido.

Marcam reuniões com responsáveis governamentais, informação da evolução dos processos e aproveitam-se das decisões para cobrar favores que não fizeram.

UMA PERGUNTA A CAVACO SILVA

Vai voltar a chamar a Belém o senhor Palma, sindicalistas, latifundiário e camarada de partido, para voltar a discutir as supostas pressões sobre os investigadores do Caso Freeport ou ficou esclarecido agora que o MP concluiu o processo?

Como se sente por um magistrado ter sido penalizado por supostas pressões para defender alguém cuja inocência ficou agora provada?

CRITÉRIOS

A notícia do processo contra antigos administradores do BCP deu lugar a muito mais actividade noticiosa do que a ilibação de Sócrates no caso Freeport. Percebe-se a opção, os mesmos que difamaram optam agora pelo silêncio.

O RISCO DE PÔR A TAPA A VOAR BAIXINHO

«Agora que tanto se fala de testes de resistência, é de justiça destacar a invulgar capacidade de resposta da TAP a sucessivos choques que, desde o 11 de Setembro de 2001, o transporte aéreo tem sofrido. Várias companhias consagradas já sucumbiram, e é sabido que as regras do jogo na UE, aplicadas ao sector, impedem os Estados de escorar as companhias nacionais com acréscimos de capital. Daqui resultam dois aspectos relevantes quanto à TAP: em termos de actividade económica, ao reforçar a sua presença no Brasil e em África, fortaleceu-se. Soube resistir melhor às recessões, aos aumentos dos combustíveis e às erupções vulcânicas; mas no plano financeiro permanece débil, porque continua subcapitalizada.

A privatização da TAP está na agenda política há anos e tem sido sempre adiada para melhores dias, isto é, para conjuntura mais favorável dos mercados de valores. Agora, a necessidade de encaixar verbas com as privatizações para amortizar a dívida pública largamente excessiva neste tempo de crise e de apertos torna muito mais premente a realização dessa operação. Mas realçar, como faz a nota do Ministério das Obras Públicas (em resposta a um parlamentar do Bloco), que a fraqueza financeira da TAP a torna vulnerável a um novo choque - seja de subida brusca de custos operacionais seja de quebra da procura - é, objectivamente, estar a sinalizar aos mercados uma redução do valor que se quer vender. Ou seja, um erro da tutela. Mais um. Entretanto já meio corrigido» [DN]

Parecer:

O editorialista do DN deve achar que as contas da TP são secretas e que os potenciais compradores vão comprar a empresa sem conhecer a sua situação real ou desconhecendo o mercado dos transportes aéreos. Criticar o governo por dizer a verdade sob a situação de uma empresa para dessa forma enganar potenciais investidores distraídos é fundamentar as mentiras que desde o caso Enrom intoxicaram os mercados.

Desde que as sondagens começaram a favorecer o PSD o DN deu uma cambalhota de 180º graus, abandonando a independência e passando a bajular Pedro Passos Coelho. Desde a utilização do caso Freeport a editoriais como este tudo tem servido para o DN dar graxa ao poder que julga em ascensão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se por ignorância e defesa da mentira.»

PASSOS COELHO É UM CAMPEÃO

«"Ah!", dirá Passos Coelho, "mas o actual desemprego tem a ver com as empresas que faliram, não com os despedimentos". Não. Nos primeiros seis meses deste ano fecharam 5272 empresas e 1840 iniciaram processos de falência. Em contrapartida, noticiaram os jornais, foram constituídas 16 258 novas empresas, muitas mais dos que as que fecharam. Há, necessariamente, uma maioria de milhares e milhares de despedimentos por ano em empresas que não faliram e, provavelmente, até em algumas com boa saúde financeira. Se este não é um regime com facilidade em despedir, não imagino o que será! Se isto não é a tão famigerada flexibilidade, não imagino o que será!...

Passos Coelho deve ter aprendido a ser assim num estágio qualquer com os barões secretos do Grupo Bilderberg, o clube que tanto fez pelo mundo que agora se está a desmoronar. Passos Coelho pensa como um campeão. Sim, um campeão da amoralidade na economia de mercado.» [DN]

Parecer:

Pedro Tadeu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

E O FACTO FICOU A SABER-SE QUAL É

«Ontem, o Ministério Público deu por concluído o processo do Freeport. Já ontem, portanto, ficámos a saber a resposta ao mistério que nos atazana há dois anos, desde que se falou de uma hipotética carta vinda da polícia inglesa e que, dizia-se, acusava o primeiro-ministro José Sócrates de ter sido corrompido. O mistério que havia para resolver era (escrevi em crónica, a 30/01/2009): "José Sócrates gamou? Um ministro que recebe luvas, o que faz é gamar. Gamou?" Isso eu escrevi há ano e meio. Sou peco em destrinçar uma carta rogatória de um tribunal de 2.ª instância, mas, quando se trata de perceber o essencial do meu país, sou fino e exacto. Sócrates gamou? - era essa a questão, e só. O essencial ajudava a desviar-nos do lançamento de primos e tio, ajudava a topar a malandrice de jornalista televisiva abanando um papel dizendo que a polícia inglesa dizia o que o papel não dizia, ajudava a não debicar o milho que magistrados deitavam a jornalistas estúpidos como pombos, ajudava a não aceitar que a soma de muitos "parece" não é necessariamente um "é". O essencial era: Sócrates gamou? Um sujeito, um predicado e (o que não é menor num país de certezas vãs) um ponto de interrogação. Ontem, o Ministério Público disse que Sócrates não é arguido, nem acusado, nem sequer testemunha no processo do Freeport. Facto. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO INTERROMPAS UM ERRO

«“Quando quiseres marcar a agenda política e não tiveres mais nenhuma ideia em carteira, propõe uma revisão constitucional”.

Este é um dos primeiros mandamentos da acção políica portuguesa, revelando, por um lado, a distância que vai entre as prioridades dos políticos e a agenda da sociedade portuguesa e, por outro, a ineficácia da acção política. Passos Coelho foi o último a pôr o mandamento em prática. O resultado foi o esperado: uma grande presença mediática que tem servido para expor a total ineficácia do anúncio.» [DE]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FISCO EFICAZ

«Uma menina de seis anos, residente em Coimbra, foi notificada pela Direcção-Geral de Finanças para apresentar a declaração de rendimentos de 2008. Segundo consta da base de dados das Finanças, a criança, então com quatro anos, tinha recebido uma bolsa para estudar na Universidade dos Açores.

Depois de confirmado o engano, "ainda me disseram que tinha de ir à repartição de Finanças ou escrever uma carta a dizer que ela não podia apresentar o IRS porque tinha seis anos". Fátima David garante, no entanto, que não vai perder mais tempo com o assunto: "Tenho três filhos para cuidar, um deles com 11 meses, e já perdi muito tempo com um erro que é deles."» [Correio da Manhã]

Parecer:

Há erros que só dão vontade de rir. Mas, o mais lamentável é que perante o erro um serviço de finanças em vez de o corrigir ainda encarrega o cidadão de andar de serviço em serviço para o fazer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

POMBOS ACABARAM COM CONCERTO DE ROCK

«A banda rock norte-americana Kings of Leon anunciou ter sido forçada a abandonar um concerto em St. Louis (EUA), no passado fim-de-semana, ao fim do terceiro tema, depois de o baixista da banda ter sido incessantemente bombardeado com... dejectos de pombo. Os músicos saíram do palco após Jared Followill ter sido atingido por várias vezes, a última das quais no rosto. O baterista e irmão da vítima, Nathan Followill, pediu desculpa aos fãs.» [CM]

CHINA: ABRE UMA LOJA ONDE AS MULHERES PODEM IR ALIVIAR O 'STRESS'

«Em Shenyang, na China, abriu uma loja destinada somente ao público femino que permite aliviar as mulheres mais stressadas com a vida. A loja tem ao dispor da cliente aparelhos domésticos prontos a serem desfeitos com tacos de basebol disponibilizados à entrada.» [CM]

FERNANDO NOBRE TEM 10 ANOS DE ATRASO EM RELAÇÃO A CAVACO

«Os menos de 10% dos votos que as sondagens lhe vão prometendo deixam Fernando Nobre "confiante" no desfecho da corrida para a Presidência. A seis meses das eleições, o independente aposta nos indecisos para garantir um lugar na segunda volta e lembra que Manuel Alegre e Cavaco Silva levam muitos anos de avanço sobre ele.

"As sondagens são promissoras. A campanha ainda não começou e eu ainda não comecei a percorrer o País", disse Nobre ao DN. "Além disso, o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda e o PS está em campanha há cinco anos e o actual Presidente está em campanha há pelo menos dez."» [DN]

Parecer:

Fernando Nobre tem razão, Cavaco anda a preparar isto há bem mais de 10 anos, e Manuel Alegre sonha viver no Palácio de Belém desde que era pequenino.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovem-se as declarações.»

EX-ADMINISTRADORES DO BCP VÃO A JULGAMENTO

«Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck e António Rodrigues vão mesmo a julgamento no caso BCP por manipulação de mercado e falsificação de documentos. A acusação de burla qualificada caiu.

A decisão está tomada. Quatro antigos administradores do BCP acusados pelo Ministério Público dos crimes, em co-autoria, de manipulação de mercado e falsificação de documentos vão mesmo a julgamento. O quinto acusado, António Castro Henriques, foi o único ilibado.» [DN]

Parecer:

O espectáculo está assegurado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se cadeira na primeira fila.»

RISCO DA DÍVIDA PÚBLICA PORTUGUESA É O SEGUNDO QUE MAIS DESCE

«O risco da dívida pública portuguesa é o segundo que mais cai, a seguir à Irlanda. Do lado das empresas, também o BES e BCP estão em destaque pela positiva.

De acordo com os dados da CMA, citados pela Lusa, os «credit default swaps» (CDS) - espécie de seguro exigido pelos investidores para comprarem títulos de dívida - a cinco anos situavam-se nos 218,97 pontos base, uma melhoria de 32.38 pontos base face ao valor de fecho de segunda-feira. » [Portugal Diário]

Parecer:

Uma notícia quase esquecida pelos que querem que a situação seja insutentável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

AFINAL O CRIMINOSO ERA OUTRO

«O Ministério Público determinou o arquivamento dos crimes de corrupção (activa e passiva), tráfico de influência, branqueamento de capitais e financiamento ilegal de partidos políticos.Uma nota do DCIAP, hoje divulgada, indica que dois arguidos foram acusados, sem contudo precisar os nomes e quais os crimes que lhes são imputados. O PÚBLICO apurou que os acusados são Manuel Pedro e Charles Smith e o crime é o de extorsão na forma tentada» [Público]

Parecer:

Se o crime é de extorsão então porque razão durante dois anos apenas falaram de corrupção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao MP.»

JULIO SEGURA CARMONA