quarta-feira, julho 21, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor da Tapada da Ajuda [Ruta chalepensis]

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

Parece que Pedro Passos Coelho quer transformar Portugal numa mistura dos EUA com o Burundi, os EUA para os ricos e o Burundi para os pobres. Animado pelas sondagens e apoiado e incentivado por jovens idiotas propôs uma revisão constitucional que decide meter o país de pernas para o ar. Cada vez é mais evidente que o líder do PSD não pensa pela sua cabeça, é um líder marioneta de interesses e de quem pensa por ele.

Pode ter conseguido captar grandes apoios financeiros junto dos empresários que aprovam as suas propostas, mas arrisca-se a perder o país mais depressa do que julga. Ao responder às críticas dizendo que a sua proposta não é definitiva em vez de defender de forma consistente o que propõe torna evidente que o projecto de revisão constitucional não passa de uma encomenda.

«Passos Coelho quer riscar a expressão "justa causa" do artigo da Constituição que impõe limites aos despedimentos. O partido laranja substitui a expressão por "causa atendível". A mudança, que abre a porta à flexibilização dos despedimentos, é um dos pontos da proposta de revisão constitucional que o PSD leva ao Parlamento até Setembro.

Paulo Teixeira Pinto explicou ao DN que "justa causa" é um conceito "muito apertado" e que "imputa culpa" no trabalhador. O jurista, que presidiu à comissão de trabalho que elaborou o projecto, frisou, porém, que a nova formulação não é uma liberalização dos despedimentos. "Não é admissível rescindir sem motivo", avisou, explicando que as razões atendíveis virão na lei ordinária.

O documento, a que o DN teve acesso, é o esboço de uma autêntica revolução constitucional, com propostas de alteração em cerca de um terço dos artigos do texto fundamental (98 em 296). Cumprindo a promessa de mexer no Estado social idealizado após a revolução, o PSD apagou a gratuitidade do acesso à saúde e à educação, e foi ao ponto de mexer no equilíbrio de poderes: Passos quer devolver ao Presidente o poder para demitir o Governo, mesmo sem usar a bomba atómica - dissolução da Assembleia - um ponto revelado este fim-de-semana por Passos, que mereceu já resposta de José Sócrates. O primeiro-ministro acusou o seu rival de querer "regressar ao passado" por colocar o Governo na dependência do Presidente e pôr em causa as conquistas do Estado social. » [DN]

ELOGIO AO GOVERNO (MAS MITIGADO)

«Ontem lembrei o abuso das reformas dos administradores do Banco de Portugal: ao fim de um mandato (cinco anos), tinham-na. Campos e Cunha serviu seis anos como vice- -governador, o suficiente para quando chegou a ministro, aos 51 anos, acumular o seu ordenado no Governo com a reforma que já recebia há três anos. O errado não era ele ganhar muito (porque o mérito dele também era muito), era um homem válido receber uma reforma aos 48 anos de idade. Em 2006, o Governo acabou com essas reformas prematuras, que passaram a ser pagas só depois dos 65 anos. Em 2006 também foi fechada a Caixa de Jornalistas - que tinha estes abusos: os implantes dentários e as armações para óculos de marca eram pagos quase na totalidade. Há injustiça minha em equiparar as benesses dos administradores do Banco de Portugal com as dos jornalistas, mas invoco estas porque era abuso pagar armações Armani num país com longas listas de espera nos serviços de oncologia. Foi útil ao País que o dinheiro público deixasse de pagar a reforma prematura de um administrador de banco central e a cremalheira de um jornalista branqueada na clínica do dr. Maló. E quem vir nisto só um elogio ao Governo treslê, porque essas vitórias contra duas diminutas classes também iluminam o falhanço que foi querer (o que já não é mau) mas não saber nem poder (o que é péssimo) pôr na ordem os professores e os magistrados.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM FALHANÇO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

«Valentim e João Loureiro, antigos presidentes do Boavista, foram esta terça-feira absolvidos, no tribunal do Bolhão no Porto, no processo de corrupção desportiva relativo ao encontro entre o Boavista e Estrela da Amadora em 2003/2004.

Este processo engloba-se no caso Apito Dourado, no qual também foram absolvidos foram absolvidos os árbitros Pinto Correia, Jacinto Paixão e o auxiliar José Alves.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Será impressão minha ou o MP perde todos os processos em que os arguidos têm dinheiro para contratar um advogado?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se as contas aos prejuízos resultantes dos falhanços do MP.»

PROJECTO DE REVISÃO CONSTITUCIONAL DO PSD É UM GOLPE DE ESTADO

«Em declarações à agência Lusa, António Arnaut acusou o PSD e o seu líder, Pedro Passos Coelho, de defenderem 'uma subversão completa do modelo social' consagrado na Constituição da República Portuguesa.

'Ele pretende mudar o nosso modelo social de uma forma perfeitamente reaccionária e insensata', acrescentou.» [DN]

Parecer:

Outra coisa não se esperava de um antigo participante nas manifestações da Falange em Madrid.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovem-se as declarações.»

CRIMINOSO, AMIGO, O JUIZ ESTÁ CONTIGO

«Estavam dentro de uma Ford Transit parada, com as luzes apagadas, próximo de uma loja de bicicletas no centro de Faro. Eram três e chamaram a atenção de uma patrulha da PSP: a loja tinha sido assaltada há pouco tempo. Abordados, os suspeitos fugiram, e assim começou uma perseguição policial a alta velocidade, entre Faro e Olhão, na Via do Infante. A corrida louca acabou com uma barreira da GNR e o despiste da carrinha na rotunda de Olhão.

A carrinha tinha sido roubada instantes antes no Areal Gordo, Faro. A proximidade da loja de bicicletas que há pouco tempo fora assaltada, na Avenida Gulbenkian, em Faro, contribuiu para levantar suspeitas. "Estudamos o modus operandi de assaltos, lugares e horas de maior risco e pomos carros- -patrulha a fazer rondas por aí", explicou ao DN Campos Oliveira, comissário da PSP de Faro.» [DN]

Parecer:

É uma pena que um destes protegidos da justiça não se lembre de roubar a casa do juiz que o protegeu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao gatuno que vá roubar a casa do juiz, é um "gajo" não porreiro que nem se vai queixar.»

APANHADO NUM AEROPORTO COM 18 MACACOS NA CINTURA

«Roberto Sol Cabrera apresentava sinais de "nervosismo" quando chegou ao aeroporto Internacional da Cidade do México. A polícia reparou e decidiu revistar o mexicano, que acabara de chegar do Peru. Nessa altura, as autoridades descobriram que, à volta da cintura, o homem transportava 18 macacos titi dentro de meias.

Sol Cabrera confessou que os animais tinham viajado dentro da sua mala, mas que à chegada ao aeroporto decidiu escondê-los debaixo da roupa para os "proteger do raio ? X" dos postos de segurança. Dois dos animais estavam mortos quando a polícia interceptou Cabrera.» [DN]

Parecer:

O tráfico de animais selvagens é um dos mais lucrativos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Combata-se o comércio de espécies selvagens.»

DEPUTADO DO BE RECORRE A TRUQUE VELHO

«O programa é de debate sobre a atualidade política e junta à mesma mesa representantes dos partidos com assento parlamentar. Mas a discussão do último Pontos de Vista, que passou ontem à noite na RTPN, foi mais séria e acabou com um dos participantes a abandonar o estúdio em direto.

Durante a discussão do próximo Orçamento de Estado e as medidas adotadas para enfrentar a crise um desentendimento entre João Teixeira Lopes, do Bloco de Esquerda, e Strecht Ribeiro, do PS, tornou-se o ponto alto do programa.» [Expresso]

Parecer:

Este truque é tão velho como o fazer de cócoras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao deputado da esquerda conservadora que seja mais imaginativo.»

BENZEMA E RIBÉRY DETTDOS

«Karim Benzema e Franck Ribéry estão em prisão preventiva na sequência do envolvimento com Zahia Denar, uma prostituta menor de idade. Os internacionais franceses apresentaram-se no tribunal esta manhã e deverão ser apresentados a um juiz durante os dois próximos dias.

Zahia Denar confirma que os jogadores não sabiam que era menor, mas caso as acusações sejam provadas, os jogadores podem ficar sujeitos a uma pena de três anos de prisão e uma multa a rondar os 45 mil euros.» [i]

HOSPEDEIRA DE VOO AJUDAVA DINHEIRO DOS PASSAGEIROS A VOAR

«Uma hospedeira da companhia Air France está a ser acusada de roubar os passageiros da companhia. O modo de actuar era bastante simples: a comissária de bordo esperava que os passageiros adormecessem e roubava jóias, relógios, cartões de crédito e dinheiro. Os roubos aconteceram em mais de 142 voos de longo curso, sobretudo os que tinham como destino a Ásia. Lucie R. trabalhava principalmente na classe executiva dos voos e durante o interrogatório da polícia já confessou os delitos e justificou a atitude com os “problemas de dinheiro” pelos quais estava a passar.

A investigação da polícia teve início a 5 de Janeiro, depois de cinco passageiros de um Boeing 777 da Air France, que voava entre Tóquio e Paris, terem denunciado o roubo de 4 mil euros, em divisas. A mulher que está implicada em mais de 26 casos tinha, segundo um dos investigadores “um nível de vida muito superior tendo em conta os seus rendimentos”.» [i]

ALBERTO JOÃO CONTRA PROJECTO DE REVISÃO CONSTITUCIONAL DO PSD

«Alberto João Jardim declarou hoje estar "frontalmente contra" a proposta de revisão constitucional do PSD e disse que o partido fazia um favor se o expulsasse.

"Esta não é a ideologia do meu PSD. Estou frontalmente contra e estou no direito de estar contra. Expulsem-me, que é um favor que me fazem", disse o líder do PSD-Madeira aos jornalistas, em S. Vicente, à margem da cerimónia de entrega de duas viaturas aos bombeiros.

O líder madeirense considerou ser "inaceitável" que o PSD não tenha aceitado "transplantar o projecto da Assembleia Legislativa da Madeira" para a proposta nacional de revisão constitucional. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Vai começar o espectáculo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se lugar na primeira fila.»

PSD BLOQUEIA SIMPLEX PARA PROTEGER INTERESSES

«O Governo acusou hoje o PSD de bloquear iniciativas do Executivo com objectivo de proteger “monopólios” e interesses empresariais que beneficiam membros do principal partido da oposição.

Em causa está a revogação dos diplomas sobre o novo regime de inspecção de veículos, bem como a alteração ao regime jurídico da urbanização e edificação, que altera as regras para a inspecção e certificação da instalação de gás e electricidade.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Outra coisa não seria de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pedro Passos Coelho não passa de um gestor de interesses empresariais ligados ao PSD.»

CAVACO INAUGURA FÁBRICA A JORGE COELHO

«Cavaco Silva e José Eduardo dos Santos cortaram juntos a fita vermelha, ladeados por jovens com garrafas de champanhe Moet et Chandon, descerraram uma placa e accionaram o botão que colocou a empresa em funcionamento.

António Mota foi o único orador da cerimónia, tendo adiantado que até ao final do ano a Mota-Engil Angola irá deter o controlo de todas as actividades do grupo neste país africano.» [JN]

Parecer:

É uma ironia Cavaco ter de ir a Angola para inaugurar uma fábrica e que esta pertença à empresa gerida por Jorge Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PILGRIM