sexta-feira, julho 16, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Igreja de São Nicolau, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Durão Barroso, ex-primeiro-ministro fugido para Bruxelas

Quem ouve estas "postas de pescada" a Durão Barroso é bem capaz de pensar que nunca foi primeiro-ministro ou desempenhou tais funções antes da existência do euro.

«Este falso diagnóstico de saúde económica que, segundo Durão Barroso, o Euro terá dado, acabou por dar azo a que os governos pudessem evitar reformas económicas difíceis (logo, impopulares) mas necessárias.

Em declarações ao diário britânico “The Times”, Barroso não deixa no entanto de exaltar o papel do Euro num quadro de afirmação da Europa a nível mundial. “O Euro foi um grande êxito. Num curto espaço de tempo consolidou-se como a segunda divisa mundial e em algumas áreas é mesmo a primeira, no que diz respeito a transacções”, defende o Presidente da Comissão Europeia.» [i]

IRÃO VOLTA COM A PEDRA À FRENTE

«Santo Estévão é o primeiro mártir cristão. Acusado de blasfémia, foi julgado e morto à pedrada. Assistiu e apoiou a lapidação de um tal Saul de Tarso, que, mais tarde, convertido, se tornaria São Paulo - maior que Santo Estevão na história do cristianismo. Quem sabe se Manucher Mottaki não será, amanhã, um homem digno? Hoje, ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, em périplo europeu, acaba de dizer que "a justiça iraniana não suspendeu a lapidação" de Sakineh Ashtiani. Esta iraniana foi condenada, já aqui o lembrei, a ser morta por lapidação por ter cometido adultério. Homem de muita fé, eu escrevi então que já não ia ser por pedras, contente porque a embaixada iraniana em Londres acabara de dizer que Sakineh talvez viesse a ser morta só à forca. Mas, agora, o ministro Mottaki veio repor as pedras no menu. Há dias, escrevi, eu estava disposto a saudar o embaixador do Irão (e por maioria de razão, o ministro) por ter abandonado a idade da pedra. Não sendo assim, volto ao meu desprezo tradicional. Mas confiante na conversão do género humano: quem sabe se Manucher Mottaki não vai ser ainda um São Paulo da democracia? Sakineh Ashtiani é que pode deixar-se de ilusões, os mártires de hoje já não chegam a santos - ela será, e só, um corpo macerado e cortado. Pormenor (está no código penal): as pedras não podem ter tamanho que matem à primeira ou à segunda.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

'GRACIAS, HERMANOS'

«A Espanha venceu justamente o campeonato do mundo de futebol. Fê-lo, antes de mais, porque soube construir uma ideia de equipa, na qual as personalidades individuais apenas reforçaram o colectivo, sem estrelas, sem egos e sem deslumbramentos.

Não houve casos no estágio e durante a competição, ninguém pediu mais minutos, mais protagonismo, mais destaque. Cada jogador teve o condão de se diluir no valor e na pujança da equipa, ajudando os outros a serem melhores. Bastaria ver na final o modo como cada jogador que ia sendo substituído incentivava o substituto para se perceber a cadeia de proximidade e cumplicidade entre todos.

Fê-lo também porque teve a sorte (ou talento) de contar com um treinador que sabiamente somou ao trabalho do antecessor, campeão europeu, apurando e refinando o que herdou, sem necessidades de afirmação pessoal, de apenas fazer diferente para se individualizar. A sua serenidade no momento do triunfo, espelha bem quase 50 anos de vida no terreno de jogo e no banco em que terá passado por muito e conhecido quase tudo, deixando apenas transparecer a noção do dever cumprido e libertando a glória para os seus jogadores e para o seu país.

Fê-lo ainda porque havia uma nação mobilizada, com convicção e entusiasmo, no apoio à selecção, orgulhosa de si e da sua posição no mundo e encontrando ao mesmo tempo naqueles jogadores e sobretudo naquela equipa a solução mágica para por um instante fugir da violenta crise que lhes afecta o dia-a-dia e das autonomias independentistas que lhes dilaceram o amanhã.

Fê-lo, por último e certamente por capacidades e excelência técnico-táctica que não estou minimamente habilitado a comentar, mas que, creio, no futebol como na vida, marginalmente ajudam mas não fazem decisivamente a diferença no resultado final.

Triste fado o nosso, sem ideia de equipa, mas cheia de personalidades e egos, sem liderança que não se veja, mas se sinta, actue e mobilize, sem fio condutor que ligue o passado ao futuro, sempre a inventarem-se novos projectos e novos amanhãs, sem nação entusiasmada e convicta, que se limita a partilhar com os nossos vizinhos do lado as agruras da crise e as fragilidades de governos e oposições. Domingo à noite refugiei-me na condição de habitante da ibéria para sentir também, mesmo que fugaz e levemente, o sabor da vitória que, já o sabemos há muito, é apenas espuma nas nossas vidas, mas que por ser doce e reconfortante, aviva o brilho nos olhos quando acordamos de manhã para um novo dia.

Mas já sem espuma, e dizem-no vários estudos que a vitória no campeonato irá impactar positivamente no PIB espanhol e por tabela também algo no nosso, o que reforça a vontade de dizer, ‘gracias hermanos'.» [DE]

Parecer:

Por António Gomes Mota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AINDA HÁ ESCRAVIDÃO NA EUROPA

«Quatro portugueses, com idades compreendidas entre os 21 e os 27 anos, foram sequestrados e obrigados a trabalhar de sol a sol em Espanha, entre 2006 e 2009, sem receberem qualquer tipo de retribuição, sofrendo constantes ofensas à integridade física.» [CM]

Parecer:

É uma vergonha para a Europa e, em particular, para Espanha que estes casos ocorram com a frequência com que temos visto na comunicação social.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Dr. Barroso se está tão preocupado com estas situações como mostrou em relação à golden share da PT.»

PASSOS COELHO PEDE DUAS MAIORIAS ABSOLUTAS

«Pedro Passos Coelho assumiu ontem uma postura de "futuro primeiro-ministro" para se mostrar convencido de que vai necessitar de "uma ou duas legislaturas" à frente do Governo para conseguir "corrigir as políticas deficientes", em matéria de saúde e ensino, trilhadas por Portugal ao longo dos anos. A posição foi assumida em Setúbal, num debate demolidor para a política de educação, promovido pela Plataforma de Reflexão Estratégica, uma espécie de estados gerais à moda do PSD.

Antes de assumir que o PSD é um partido que "não anda ao sabor dos humores do Governo nem dos elementos do PS", o líder laranja revelou que tenciona apertar a malha a investimentos que levantem dúvidas na educação e saúde, levando em conta os exemplos dos últimos anos, prometendo exigência em todas as decisões que venham a ser tomadas nas futuras reformas." » [DN]

Parecer:

O partido que era contra maiorias absolutas quer agora duas adiantadas, até apetece perguntar-lhe se não quer mesmo três maiorias absolutas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se também quer que lhe mandemos um garrafão com água de malvas.»

FREEPORT: NEM CONSEGUEM PROVAR A EXISTÊNCIA DE CORRUPÇÃO

«Ao fim de cinco anos de investigação, a Polícia Judiciária (PJ) não conseguiu entregar ao Ministério Público conclusões sólidas sobre o processo Freeport. No extenso relatório final, a que o DN teve acesso, os investigadores limitam--se a descrever movimentações bancárias, resultados de perícias ambientais e urbanísticas, a assinalar contradições entre depoimentos, mas sem propor qualquer tipo de desfecho para o caso - uma acusação ou arquivamento.

De acordo com os elementos do relatório final da Judiciária, de um total de 265 contas bancárias referenciadas nos autos, 165 foram alvo de tratamento pericial. Estas dizem respeito a arguidos constituídos no processo - Charles Smith, Manuel Pedro, Carlos Guerra, José Manuel Marques, Capinha Lopes e José Dias Inocêncio, assim como a empresas a estes associadas - e também a outros intervenientes, como a sociedade de advogados Vieira de Almeida e Júlio Monteiro. A perícia concluiu que foi no ano de 2002 - data em que o projecto Freeport foi aprovado - que os antigos sócios da empresa Smith & Pedro, Charles Smith e Manuel Pedro, mais levantamentos em numerário fizeram nos balcões dos bancos. A PJ afirma que os montantes levantados rondaram, quase sempre, os 3000 e os 6000 euros. Ambos, segundo as contas da polícia, levantaram, em numerário, das contas da Smith & Pedro, 473 mil euros. Porém, não é feita qualquer ligação directa entre tais operações e posteriores depósitos em contas de decisores públicos.» [DN]

Parecer:

A verdade é que com o dinheiro que gastaram para tentar livrar-se de José Sócrates os nossos magistrados teriam prendido uma boa dúzia de criminosos, incluindo corruptos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Façam-se as contas ao que gastaram com o caso Freeport e obrigue-se os magistrados responsáveis a indemnizar o Estado.»

BEIJO DO MUNDIAL VALE DOIS MILHÕES DE EUROS

«O beijo dado em directo entre o guarda-redes espanhol Iker Casillas e a jornalista Sara Carbonero, logo após a Espanha ter vencido a Holanda na final do Mundial... vale dois milhões de euros. Este foi o valor pedido pela cadeia de televisão Telecinco a algumas estações concorrentes que quiseram comprar as imagens daquele que ficou conhecido como 'o beijo do Mundial'.

E este valor tem alguma lógica. É que a Telecinco pagou cerca de 80 milhões de euros para ter os direitos exclusivos de acesso aos balneários da selecção espanhola e foi por isso a única estação de televisão a conseguir captar o momento.» [DN]

Parecer:

É mais do que muita menina ganha durante toda a vida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

OLHA QUE DOIS

«Na véspera do debate do Estado da Nação, o Diário Económico falou com dois ex-ministros das Finanças, um do PS e outro do PSD. Curiosamente ambos responsáveis por aumentos de impostos durante a sua passagem pelo executivo. Os dois responsáveis reconhecem a necessidade do País encontrar "respostas novas" do ponto de vista político, como diz Joaquim Pina Moura, porque Portugal "se encontra num pântano", frisa Eduardo Catroga. A situação económica em que o País se encontra e o novo enquadramento mundial exigem que se encontre uma solução rapidamente, alertam.» [DE]

Parecer:

Esta do DE escolher um ex-ministro do PSD e um ex-ministro do PS dá vontade de rir, para escolher Pina Moura, um admirador do programa eleitoral do PSD de Manuela Ferreira Leite, mais valia ter escolhido dois ex-ministros do PSD que encontraria maior diversidade de opiniões.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

ALA ESQUERDA CRITICA MINISTRO DAS FINANÇAS

«Teixeira dos Santos quer alcançar um défice melhor que o da Alemanha em 2013. No relatório de política orçamental, o ministro das Finanças fixou 2%, enquanto a "terrível" Merkel se limita a apontar 3%. As opções do Ministério das Finanças e da Europa estão a aterrorizar a ala esquerda do PS, que prevê um 2011 catastrófico, com profundos cortes nas políticas sociais, para cumprir o objectivo de passar o défice de 7,3% para 4,6%. Pedro Adão e Silva, politólogo, ex-dirigente do PS, aponta o relatório da política orçamental, discutido na última sexta-feira no Parlamento, como um sinal dos "vários níveis de esquizofrenia" de um país em que "os burocratas das Finanças fazem política contra aquilo que o primeiro-ministro diz e contra o que o governo diz". Adão e Silva chega ao ponto de sugerir que para apontar um défice de 2% em 2013 haverá "alguém a fazer política nos bastidores contra a vontade do governo". "A ditadura que existe é dos burocratas das Finanças, que não têm qualquer controlo político", afirma ao i.» [i]

Parecer:

A ala esquerda do PS sempre teve mais vocação para gastar do que para poupar, já Sousa Franco era muito criticado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos senhores se têm ouvido as notícias.»

OPERAÇÃO FURACÃO: A JUSTIÇA É UMA QUESTÃO DE PREÇO

«O Ministério Público poderá vir a admitir acordos com os bancos envolvidos na Operação Furacão que paguem as quantias devidas pelos seus clientes que não tenham querido, ou não tenham podido, liquidar as dívidas apuradas pelo fisco no âmbito dos crimes investigados. A solução está a ser pensada e teria de obter o acordo do juiz de instrução, Carlos Alexandre. Mas pouparia anos de desgaste ao sistema financeiro e à Justiça.

Cerca de 30% dos clientes arguidos já fizeram acordo com o Ministério Público, e o fisco está a receber 90 milhões de euros relativos a essas dívidas fiscais. Se os bancos saldarem o resto da dívida dos seus clientes, terão de pagar cerca de 200 milhões de euros.» [i]

Parecer:

Enfim, para os ricos é tudo uma questão de preço.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se tanta amabilidade por parte da justiça.»

MAIS UMA VÍTIMA DA INDIFERENÇA

«Uma mulher, de 44 anos, foi assassinada à facada pelo marido, esta manhã, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. O agressor, de 43 anos, já foi detido pela GNR.

Segundo o JN apurou, o casal encontrava-se em processo de divórcio e a mulher já estava a viver com os filhos noutra casa.» [JN]

Parecer:

É impressionante como este país não se preocupa com a violência doméstica, como se em pleno século XXI ainda vigorasse a norma segundo a qual "entre marido e mulher ninguém mete a colher".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se medidas!»

PAULO PORTAS QUER COMPRAR MAIS SUBMARINOS

«O líder do CDS, Paulo Portas, desafiou José Sócrates a sair do Governo e a permitir que o PS escolha outro primeiro-ministro “moderado, credível e com os pés assentes na terra”. Num discurso que tornou sombrias as caras dos deputados da bancada do PSD, Paulo Portas propôs que, no cenário de mudança de primeiro-ministro, fosse estabelecida uma coligação alargada.» [Público]

Parecer:

Ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

SAM HUNG