segunda-feira, julho 05, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores do Parque Florestal de Monsanto, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Carlos Queiroz

Foram vários os treinadores que falharam no europeu e quase todos tiveram a coragem de o assumir e pedir a demissão às respectivas federações, digo quase todos porque há um que não só falhou como deixou a equipa numa lástima, derrotada e com os jogadores divididos. É evidente que Queiroz não só falhou como não tem condições para continuar, mas em vez de assumir as responsabilidades e sair pela porta da frente com dignidade prefere esperar para sair pela porta traseira com uma choruda indemnização.

Neste país em crise quem pode saca milhões pagos pelos mais pobres.

«Neste momento, sabe o DN, apesar da vontade de uma facção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em rescindir com Carlos Queiroz, a situação não se põe devido aos valores envolvidos numa hipotética operação, mas terça-feira a situação do técnico será discutida exaustivamente em reunião de direcção.

Em traços largos, despedir Carlos Queiroz custa perto de cinco milhões de euros, verba que a FPF não tem na actualidade. A isso acresceriam mais dois ou três milhões de euros para assegurar a contratação de um novo seleccionador. As contas são fáceis de se fazer - e já foram feitas pelos membros da direcção da FPF que desejam mudar de treinador; os vencimentos relativos aos dois anos de contrato que Carlos Queiroz tem pela frente perfazem os quatro milhões de euros. Se a isto somarmos um milhão de euros referentes a férias e a outras regalias a que seleccionador contratualizou num documento blindado quando regressou à FPF chegamos ao valor de cinco milhões de euros. E não há qualquer cláusula de rescisão. Aliás, o contrato de Carlos Queiroz, que foi amplamente discutido quando foi elaborado, é denominado de documento blindado.» [DN]

A SRA. MERKEL NÃO POUPOU NA ALEGRIA

«Angela Merkel é pela contenção de despesas, não das emoções. Ontem vi-a levantar-se por quatro vezes, abraçando à volta com a alegria que não teria nem que lhe tivessem anunciado a queda da dívida pública alemã para metade ainda antes de 2013 como quer o G20. Que G20?! Ontem foi dia do G4 (dois do Klose, um de Müller, outro de Friedrich, todos da Mannschaft, nenhum do Deutsche Budesbank). Sentado ao lado, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, parecia surpreso com tanta excitação da sr.ª Merkel. A última vez que ele vira coisa parecida foi durante um ritual zulu e ele fazia mais uma vez de noivo. Quem o conhece sabe que Zuma estava um pouco desiludido. Do que ele gostava mesmo era assistir a um duelo feminino, como acontecera há uma semana, em Toronto - na cimeira, essa sim, do G20. Dessa vez, Merkel defrontava a sua colega argentina Cristina Kirchner. Jogou-se em Toronto com tácticas diferentes das ontem vistas. A sr.ª Kirchner alertou para os perigos da muita austeridade, enquanto a sr.ª Merkel foi a campeã do poupar e cortar. Ontem, na Cidade do Cabo, foi o que se viu, a alemã, despesista, e a argentina nem foi de viagem, tão poupada como os seus no relvado, que foram também pelos gastos zero. Mas o que nos interessa, aos europeus, foi a viragem de Angela Merkel: "Foi alucinante!", disse ela. Ainda a vamos ver a vender as ilhotas alemãs do Báltico. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VIOLÊNCIA EM PRAIA DA LINHA

«Segundo apurou o CM, a PSP já reforçou o seu dispositivo no local com três equipas de Intervenção Rápida e estava a enviar reforços também para a praia de Carcavelos, para onde os desacatos se estenderam.

O sujeito baleado foi transportado para um hospital da área de Lisboa em estado grave. Este é mais um episódio de violência na linha de Cascais, depois de na quinta-feira, um grupo de 30 jovens ter apedrejado, na Estação de Algés, um comboio, danificando algumas composições. Em menos de 24 horas, três homens foram esfaqueados numa carruagem da mesma linha.» [CM]

Parecer:

Isto parece o México.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento»

RONALDO FOI PAI

«Passava da meia-noite quando a mensagem surgiu no Twitter do craque português de 25 anos: "É com muita alegria e emoção que informo ter sido recentemente pai de um rapaz."

Na mensagem, Ronaldo afirma que a mãe da criança "prefere manter o anonimato" e acordou entregar ao jogador do Real Madrid a "guarda exclusiva" do rapaz.

O anúncio inesperado surgiu nas páginas oficiais de Cristiano Ronaldo nas redes sociais Twitter e Facebook, que têm difundido mensagens pessoais do jogador e informações sobre a sua participação no Mundial 2010. Apesar de a fidedignidade da notícia estar a ser questionada por alguns internautas, que sugerem a possibilidade de as contas do internacional português terem sido pirateadas, a maioria dos comentários dos fãs felicita o jogador e mostra surpresa pela notícia.» [DN]

Parecer:

Afinal é mais fácil fazer um filho do que acertar numa baliza, talvez Ronaldo possa ir explicar a Cavaco Silva como se aumenta a natalidade. O mais curioso disto é que a comunicação social divulga esta notícia como se tivesse nascido o herdeiro da casa real.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

MAIS UMA DOS "NUSTROS HERMANOS"

«A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo está "preocupada e surpreendida" com os clientes da agência Marsans, cujas lojas em Portugal encerraram sem aviso prévio, disse hoje à Lusa o presidente da APAVT.

"Está altamente preocupada e surpreendida, porque isto é uma atitude que configura algo nunca visto, mas na realidade não pode efetivamente fazer rigorosamente nada", afirmou hoje à Lusa João Passos.

O responsável adiantou, no entanto, que a associação "não pode fazer nada", acrescentando que "as pessoas [lesadas] têm três hipóteses: podem recorrer para o Provedor, para o Turismo de Portugal e para a Justiça".

À APAVT, esclareceu João Passos, "compete-lhe ilibar os operadores de qualquer responsabilidade".

"Aqui a responsabilidade vai inteirinha para a rede de agências Marsans. Porque a rede de agências Marsans, segundo parece, terá recebido dos clientes e não pagou. Além dos clientes, os operadores também são atingidos por esta atitude que foi tomada pela rede de agências Marsans", defendeu. » [Expresso]

«Dezenas de pessoas em todo o país, que compraram pacotes de viagens à agência Marsans, não puderam ontem viajar. A empresa mandou fechar as lojas sem emitir vouchers e sem pagar aos operadores. Viagens marcadas para hoje, domingo, e amanhã, segunda-feira, também não se vão realizar.

As dificuldades que enfrenta o Grupo Marsans, de origem espanhola, manifestaram-se desta maneira abrupta em Portugal. Na terça-feira, o novo director-geral da Marsans Lusitana, José Vicente, deu instruções às lojas para cobrarem aos clientes com reservas a totalidade das viagens. Na quarta, pediu-lhes que depositassem essas verbas. Na quinta, foi para Espanha e, anteontem, mandou encerrar todos os balcões no fim-de-semana.» [DN]

Parecer:

Primeiro correram connosco da África do Sul, depois entraram pela PT dentro e agora foram aos bolsos dos portugueses.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acusem-se os responsáveis da empresa espanhola de fraude.»

DENNIS BINDA

SOLETERRE.ORG