FOTO JUMENTO
Convento da Arrábida
JUMENTO DO DIA
Mário Mendes, secretário-geral da Segurança Nacional
Recordam-se do acidente aparatoso que envolveu a viatura oficial de Mário Mendes, secretário-geral da Segurança interna? Pois se não se recordam eu vou lembrar-vos, Mário Mendes tinha uma reunião com hora marcada e por isso teve o cuidado de se dirigir para a viatura a tempo de o motorista o transportar para o local da reunião sem ter que violar nenhuma norma do Código da Estrada, até porque se tratando de uma viatura do Estado paga com os contribuintes o secretário-geral acha que o dinheiro dos contribuintes deve ser gasto com cuidado, para além de dar o exemplo enquanto responsável pela segurança dos portugueses.
Mas o motorista não ligou nenhuma ao chefe e desatou a conduzir de forma estuporada, sem respeitar sinais nem limites de velocidade, pondo em risco a vida de outros condutores e de peões, até que, por fim, provocou um acidente grave em pleno centro da capital, Como era de esperar o motorista criminoso foi considerado culpado e constituído arguido.
É evidente que Mário Mendes não teve responsabilidades no comportamento tresloucado do seu motorista, se assim fosse teria assumido publicamente a responsabilidade moral e não deixaria o motorista carregar as culpas sozinho. É assim que fazem os homens honestos como Mário Mendes.
O PEIXE QUE GOSTA DE FESTAS
Via Expresso.
'GOLDEN SHARE'? SIM, MAS, POIS...
«Já começaram as filmagens, na próxima semana a cadeia televisiva espanhola Cuatro vai passar o primeiro episódio da série La Isla de los Nomeados, a Ilha dos Nomeados. A ilha é falsa e os nomeados são falsos, e não, não é mais um reality show. Estes fingem a reality, e em La Isla de los Nomeados finge-se fingir que se faz um reality show - é ficção da mais verdadeira. Vermos uma Cinha (em Espanha chamam-lhes, às do género, "folclóricas") a fazer de conta que é a cidadã Cinha Jardim já era. Agora, o que queremos é ver actores honesta e declaradamente a mentir-nos com ficção. Porque de ficção falsa já nos chega a realidade (não confundir com reality). Uma patrulha israelita, fardada e armada, pertencente à Brigada Nahal (que sim, existe), vai por uma rua silenciosa de Hebron, cidade da Cisjordânia (está tudo no mapa), e de repente põe-se a dançar uma música da cantora americana Kesha, e a coreografia perfeita acaba por desaguar no YouTube. Com verdades destas, como não ansiar por teatro? O desporto mais popular do mundo esgadanha-se no relvado para ficar-se a saber quem é melhor, e os jornais antecipam o resultado dizendo que o polvo Paul já escolheu quem vai ganhar... Andamos perdidos, tudo se nos escapa entre os dedos. Vamos acabar por só acreditar no que é garantida ficção. Verdade, só o que estiver por trás de genuína máscara.» [DN]
Parecer:
Por Ferreira Fernandes.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»
REPUTAÇÃO
«A previsão de que Portugal deverá antecipar, em um ano, o objectivo de trazer o défice público para 3% do PIB pode ser uma das melhores notícias dos últimos tempos. Há alturas em que se tem de ser realista. A União Europeia não soube gerir o pós-crise, deu de si uma imagem de hesitação e incapacidade (habitual, aliás), deixando que os mercados financeiros apontassem o fogo a algumas economias menos disciplinadas e mais frágeis? A Alemanha não percebe que a solidariedade lhe dava mais autoridade moral que o garrote e que uma política expansionista interna lhe poderia ser mais útil no médio prazo? Os governos do G7 e G20 falharam na coordenação das suas políticas, não lhes dando continuidade, permitindo que a ortodoxia financeira voltasse a imperar? Nós, pusemo-nos a jeito e arrastámos os pés? Estes e outros argumentos poderiam ter sido discutidos, subscritos ou recusados. Agora é tarde. Para uma pequena economia, como a portuguesa, exposta, pelo endividamento excessivo, aos humores dos operadores financeiros, o jogo passou a estar feito. Há prioridades e escolhas na afectação dos recursos - isso distingue as opções políticas. A resultante, contudo, terá de ser a mesma: um percurso acelerado para a redução do défice e a contenção do crescimento da dívida. Quanto mais consistente e seguro for o caminho que nos propomos percorrer, maior a sua credibilidade e a probabilidade que a nossa reputação melhore, embaratecendo o crédito e, sobretudo, disponibilizando-o. » [JN]
Parecer:
Por Alberto Castro.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»
OLHA ONDE O MARQUES MENDES ESTÁ!
«Associação dos Produtores de Energia e Biomassa (APEB), liderada por Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD, pede uma revisão da tarifa eléctrica.
Numa conferência do Económico dedicada ao sector, a decorrer hoje em Lisboa, a APEB pediu uma revisão da tarifa eléctrica e o fim da burocracia que, argumenta, continua a prejudicar o sector. Nesse capítulo, Marques Mendes lembrou que das 15 centrais lançadas em concurso pelo Governo em Março de 2006, apenas duas estão em funcionamento.» [DE]
Parecer:
Eu diria que não haveria melhor para Marques Mendes, num lugar onde se transforma merda em energia está como peixe na água.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Marques Mendes se já tirou um curso de iniciação à gestão.»
TANTO DISCUTIRAM QUE PERDERAM A RED BULL AIR RACE
«A Red Bull Air Race GmbH anunciou esta quarta-feira o cancelamento da etapa portuguesa da Red Bull Air Race World Championship 2010. A final do campeonato mundial estava prevista para Portugal, a 4 e 5 de Setembro.
De acordo com as informações já conhecidas esta decisão resultou do atraso no processo que tinha como objectivo alcançar um novo acordo para o destino da corrida, que deveria ter lugar em Lisboa, Porto ou Gaia."A organização considera que se esgotou a margem de tempo necessária para colocar de pé um evento desta complexidade, dimensão e qualidade - características a que se habituaram, ao longo dos anos, os incontáveis fãs que a modalidade conta em Portugal", afirmou hoje em comunicado.» [DN]
Parecer:
Era de esperar.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns aos saloios que afastaram a prova de Portugal.»
QUEM FALOU EM NEO-LIBERALISMO
«O ministro das Finanças garantiu hoje que o programa de privatizações "está em curso" e, para além do BPN, espera ainda que avancem as privatizações na área da energia este ano, caso da Galp e EDP.
"As privatizações irão seguir conforme planeado, o programa de privatizações está em curso, espero que ainda este ano para além do processo do BPN, avancem as previstas no sector da energia, em particular da Galp e EDP", garantiu Teixeira dos Santos perante os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.» [DN]
Parecer:
Teixeira dos Santos escolheu a semana em que Sócrates acusa a Comissão Europeia de neo-liberalismo para avançar com privatizações.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
DURÃO BARROSO DEV ESTAR A GOZAR CONNOSCO
«O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje em Estrasburgo que a oposição do executivo comunitário à 'golden share' detida pela Estado português na Portugal Telecom é uma questão meramente jurídica, e não política "e muito menos ideológica".
Questionado sobre o assunto durante uma conferência de imprensa no Parlamento Europeu, Durão Barroso respondeu desta forma às recentes críticas do primeiro ministro José Sócrates, que acusou a Comissão Europeia de manter nesta matéria "posições ideológicas ultraliberais".» [DN]
Parecer:
Esta de haver apenas direito é mesmo para rir.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mais uma gargalhada.»
MOTORISTA DO CHEFE DOS POLÍCIAS FOI CONSTITUÍDO ARGUIDO
«O motorista do carro do secretário geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, envolvido num acidente em Novembro de 2009 em Lisboa foi constituído arguido e acusado pelo crime de "condução perigosa de veículo rodoviário".
Segundo a Procuradoria Geral Distrital de Lisboa (PGDL), o Ministério Público (MP) encerrou o inquérito relativo ao acidente de viação ocorrido a 27 de Novembro do ano passado, num cruzamento da Avenida da Liberdade, em Lisboa, e que envolveu a viatura de Mário Mendes.» [DN]
Parecer:
Tem que acabar essa mania dos nossos governantes de conseguirem ser pontuais à custa da violação de todas as regras do Código da Estrada pondo em risco a vida dos cidadãos.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao Ministério Público que é uma injustiça, o autor moral do crime e superior hierárquico do motorista é quem o mandou andar depressa por estar atrasado ou ter medo do exercício das funções que tem, quem deve ficar no banco dos réus é Mário Mendes e não o coitado do motorista.»
PORTUGAL FOI O TERCEIRO QUE MAIS CRESCEU
«A economia portuguesa cresceu 1,1% no primeiro trimestre deste ano, o terceiro valor mais elevado na União Europeia (UE), segundo os dados divulgados hoje pelo seu gabinete de estatística, o Eurostat. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 1,8%, o quinto número mais alto da UE.
De acordo com o Eurostat, a UE e a Zona Euro cresceram 0,2% nos primeiros meses deste ano relativamente ao último trimestre de 2009. Apesar das medidas duras de combate ao défice, como cortes nos salários, tomadas pela Irlanda ainda antes da crise das dívidas públicas soberanas na Zona Euro, este país foi o que mais cresceu: 2,7. A O produto interno bruto (PIB) sueco melhorou 1,4% e o português 1,1%, o mesmo número avançado anteriormente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).» [DN]
Parecer:
Desta vez ninguém se apressou a chamar os jornalistas para uma conferência de imprensa.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Miguel Relvas se não tem nada a dizer.»
A PT E A TELEFÓNICA VÃO NEGOCIAR
«A PT e a Telefónica vão retomar as negociações sobre o futuro da Vivo, respondendo assim ao apelo dos primeiros-ministros de Portugal e Espanha, disse ao Económico uma fonte ligada ao processo.
As duas operadoras vão tentar encontrar uma solução negociada para o impasse em que se encontra o negócio da venda da Vivo por 7,15 mil milhões de euros, na sequência do veto do Governo português na assembleia da PT de 30 de Junho, com recurso à ‘golden share'.» [DE]
Parecer:
O que deixa muita gente a falar sozinha.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pedro Passos Coelho o que pensa deste diálogo fora do mercado.»
FERREIRA LEITE DUVIDA
«A ex-líder do PSD die hoje no Parlamento duvidar que o Governo consiga chegar a um défice de 2% até 2013.
Na presença do ministro das Finanças, a deputada social-democrata disse hoje que "perante os dados" e "com contas feitas quase de cabeça", não sabe "como é possível chegar-se até 2013 com um défice de 2%, com estas taxas de crescimento do PIB".» [DE]
Parecer:
É bom sinal esta dúvida de Manuela Ferreira Leite, significa que o governo não irá recorrer aos truques a que ela usou para disfarçar a sua actuação desastrosa como ministra das Finanças.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Manuela Ferreira Leite que se abstenha de comentar assuntos que nos fazem recordar o seu desempenho incompetente como ministra das Finanças.»
BAIXAR O NÍVEL
«O dirigente do PSD, Miguel Relvas, considerou hoje, reagindo a criticas do PS, que a política não pode "baixar de nível" insistindo que os políticos devem dar uma melhor imagem, mesmo em situações de "desespero".
"A política não pode baixar a um nível mesmo que o desespero o justifique. É altura do PS regressar à tranquilidade e naturalidade que a vida pública exige a um partido que alinda tem responsabilidades de governo", afirmou à Lusa em Navacerra, Espanha. » [Jornal de Negócios]
Parecer:
O que será baixar o nível, criticar Pedro Passos Coelho de ir a Espanha apoiar os interesses da Telefónica ou falar em desespero para iludir as críticas dos adversários.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Miguel Relvas que mantenha o nível mas não avacalhe o debate político.»