quinta-feira, julho 22, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Até na Alfândega nascem flores espontaneamente!

IMAGEM DO DIA

[EFE]

«Momento en el que la ballena franca austral (Eubalaena australis) intenta saltar por encima del yate IntrepidLa ballena rompió el mástil pero no hirió a nadie » [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Vasco Graça Moura, escritor-político

Vasco Graça Moura decidiu dar nas vistas dizendo que a CPLP não serve para nada, ele que presidiu a uma comissão para os descobrimentos portugueses que gastou muito e nada fez. Talvez seja por isso que são cada vez mais os países que querem participar nos trabalhos desta organização.

Enfim, se o convidassem para presidir a qualquer coisa talvez ficasse com um melhor conhecimento da realidade e mudasse de ideias.

«O escritor Vasco Graça Moura considera que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma espécie de organização fantasma, "que não serve para rigorosamente nada", a não ser "ocupar gente desocupada".

"O Instituto Internacional da Língua Portuguesa não está em funcionamento porque nenhum dos países membros da CPLP lhe dá meios para o fazer", disse à Agência Lusa o escritor e também poeta Vasco Graça Moura, a propósito da VIII Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na sexta feira, em Luanda.» [DN]

COINCIDÊNCIAS

Estava a correr tudo bem a Pedro Passos Coelho até ao nó cego das SCUT, aos disparates das jornadas parlamentares e à asneira constitucional. Coincidência, ou talvez não, alguém tirou da manga mais umas grandes "novidades" do caso Freeport e passou a servir "roupa velha" em jornais como o Correio da Manhã e Diário de Notícias.

O PROCESSO FACE OCULTA ENTROU EM BANHO-MARIA

É só uma dúvida minha.

HERMÍNIO LOUREIRO

Porque é que esta alma deixou o futebol e regressou à política?

REVER A CONSTITUIÇÃO PARA TER O QUE FAZER

«O trabalho inútil só é útil para nos manter ocupados. À falta do que fazer, tratamos agora do que não precisamos, uma revisão da Constituição. Que não faz bem mas pode fazer bastante mal.

É uma realidade que um pequeno país do euro como Portugal, sem ferramentas de política macroeconómica, deixa os políticos do país de mãos vazias de medidas simples e que parecem, de uma só vez, resolver tudo sem dor como acontecia com um corte na taxa de juro ou uma desvalorização da moeda.

Hoje, com todas as políticas fechadas a cadeado por Bruxelas, tudo o que um Governo - e até a oposição - podem fazer é aquilo que os economistas designam como políticas do lado da oferta ou, em linguagem comum, muitas pequenas intervenções sem impacto mediático nem o toque de magia de, com um acto, mudar tudo.

Talvez por isso se caia na tentação do entretenimento ou de grandes intervenções de engenharia política e social, nos pequenos espaços de actuação que Bruxelas ainda vai deixando abertos.

Só isso pode explicar a razão que leva o principal partido da oposição, o mais sério candidato a ser governo em breve, a enveredar por uma proposta de revisão da Constituição que em pouco ou nada contribuirá para resolver os problemas, gravíssimos, que o país atravessa.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por Helena Garrido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SERIA INTERESSANTE SABER O QUE O PSD QUER EM RELAÇÃO ÀS SCUT

«A oposição chumbou a proposta do PS para adiar para 1 de Agosto a cobrança de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata.

Em cima da mesa estavam duas propostas de alteração ao decreto-lei do Governo que instituiu portagens em três das sete autoestradas até agora sem custos para o utilizador (SCUT), uma do PS e outra do PSD.

Com o chumbo das duas propostas, o que conta é o decreto-lei em vigor que define a cobrança desde 1 de Julho em três SCUT no Norte.» [DN]

Parecer:

O PSD não quer tomar posição e anda a juntar-se à esquerda conservadora para impedir o governo de governar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao PS que deixe para um futuro governo qualquer decisão em relação às SCUT.»

OAKLAND AUTORIZA PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA DE MARIJUANA

«O conselho municipal de Oakland, na Califórnia, aprovou um plano que permite o cultivo em larga escala de marijuana e a sua comercialização. Neste estado norte--americano o cannabis foi definido como planta medicinal em 1996.

A medida foi adoptada por uma maioria de cinco votos contra um, por ser considerada importante para impulsionar a economia. Os vereadores levaram em conta os receios dos pequenos cultivadores e prometeram estabelecer até ao final do ano regras específicas para as plantações pequenas e médias, noticiou o jornal San Francisco Chronicle.

Os que já estavam no negócio mesmo antes de ser legal criticaram a medida por considerarem que ela vai afundar os custos e deteriorar a qualidade da erva. Nesta altura aquela cidade já conta até com escolas que ensinam os mais pequenas a plantar marijuana de foram correcta.» [DN]

SARAMAGO CONDENADO A PAGAR IMPOSTOS EM ESPANHA

«José Saramago, falecido em Junho, foi condenado em Abril por um tribunal espanhol a pagar mais de 700 mil euros de impostos.

"Estamos a preparar o recurso para o tribunal Supremo, pois defendemos que o centro de interesses vitais e económicos de Saramago é em Portugal, onde sempre apresentou as suas declarações ficais", disse o advogado do escritor, Andrés Sanchez, à Lusa, adiantando que o recurso vai ser entregue "em breve".

A 21 de Abril, dois meses antes da morte do Prémio Nobel, a 18 de Junho, um acórdão daquele tribunal superior espanhol ("Audiência Nacional") condenou José Saramago a pagar ao Tesouro de Espanha impostos relativos aos anos fiscais 1997, 1998, 1999 e 2000, no valor de 171.651,78 euros.» [DE]

Parecer:

Um caso interessante, até porque os seus rendimentos poderiam ter em Portugal um tratamento favorável pois beneficiam de uma grande redução de impostos a título de trabalho artístico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se.»

UM PRESENTE ENVENENADO PARA CAVACO, DIZ SANTANA LOPES

«O antigo líder do PSD considerou hoje o anteprojecto social-democrata de revisão constitucional "precipitado e contraditório", considerando que preconiza "opções pouco claras".

O ex-primeiro ministro defendeu mesmo que o projecto constitui "um presente envenenado" para Cavaco Silva, a quem o PSD já declarou apoio antecipado no caso de uma recandidatura a Belém."Acho que é um projecto precipitado, contraditório e, depois, na parte social com opções pouco claras, para não dizer mais", disse.» [DE]

Parecer:

O cheiro a poder leva muita gente a ficar calada, mas é evidente que as propostas de Passos Coelho não animam o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se.»

OBAMA PROMULGA REFORMA FINANCEIRA

«O presidente norte-americano promulgou hoje a maior reforma de regulação financeira dos últimos 80 anos.

O texto, aprovado no Senado dos EUA na semana passada, com 60 votos a favor e 39 votos contra, foi hoje assinado por Barack Obama no Edifício Ronald Reagan.

O documento ‘Dodd-Frank'- o nome dos seus principais autores, o senador Chris Dodd e o representante Barney Frank - foi pensado para tentar impedir uma nova crise como a que ‘explodiu' em 2008.

Entre outras coisas, o documento, que pretende aumentar o controlo dos reguladores sobre alguns pontos que ainda escapam à sua acção, prevê também a criação de um órgão que proteja os consumidores e impeça ainda o resgate de grandes instituições financeiras com dinheiro dos contribuintes.» [DE]

LADY MARTIST

WWF