domingo, agosto 07, 2011

Semanada

Sempre que vejo o Álvaro lembro-me a cena de cinema do exame de medicina do Dr. Vasco, quando este explicou o que era o esternoclidomastóideo. Tal como as velinhas ficavam embevecidas porque o rapaz até sabia o que era o mastoideu também muitos dos nossos analistas ficaram eufóricos porque o Álvaro se lembrou de coisas como a bandeirinha nos produtos portugueses e do tratamento informal, desde o famoso ovo de Colombo que não se via nada de tão genial neste país mergulhado no obscurantismo e ignorância, foi preciso um Álvaro canadiano vir libertar-nos. Mas isso de retirar os portugueses do torpor da idiotice exige não só um super ministro mas uma equipa super, desde a chefe de gabinete aos adjuntos e uma equipa super deve ser remunerada de forma super. Grande Álvaro, o que seria deste pobre país sem ti.

Afinal, o grande lutador Mário Nogueira não era o grande lutador da classe operária das escolas, que exigia auto-avaliação e perseguia diariamente o primeiro-ministro. Agora fica calado quando o ministro devolve milhares de professores às escolas, altera programas curriculares e promete milhares de despedimentos, A troco de algumas benesses para os sindicalistas instalados o grande lobo do sindicalismo transformou-se num dócil borrego no curral da quinta do Crato.

O país assiste impavidamente ao espectáculo triste proporcionado pela nossa espionagem, não se sabendo muito bem onde acabam os serviços secretos e começa a Ongoin, sabe-se apenas que a empresa onde trabalha o marido da senhora dos sms teve acesso a relatórios secretos que tinham interesse para os seus negócios. Resta agora saber se a Ongoin se limitava a ter acesso aos arquivos ou se encomendava as investigações Nunca o saberemos pois também não sabemos onde acaba o programa de privatizações do governo e onde começam os interesses da Ongoing nos negócios do Estado.

O país aguarda ansiosamente uma palavra da Quinta da Coelha, nem que seja via Facebook, sobre as últimas da crise financeira internacional. Até o próprio Obama aguarda que o velho (mísero) professor lhe dê alguns conselhos na matéria até talvez tenha a sorte de receber como prenda uma “Zé Povinho” da Vista Alegre.