sexta-feira, agosto 19, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Borboleta na Quinta das Conchas, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Reflexos [A. Cabral]
Jumento do dia


Miguel Relvas

Que os governos em maior ou menor grau exercem algum controlo sobre a informação da RTP já todos sabíamos, mas manda a inteligência que isso seja feito com discrição. Mas Relvas nem respira inteligência, nem evidencia grande respeito pela democracia, ganhou as eleições, chegou a ministro e isso faz do Estado a sua coutada.

Mas ir convidar Mário Crespo que trabalha na SIC para correspondente da RTP em Washington num claro gesto de gratidão pelos serviços prestados pelo jornalista ao PSD é demais. É como se o Brejnev se tivesse lembrado de convidar um jornalista do Izvestia para correspondente do Pravda, é como se Relvas não conseguisse distinguir um órgão de comunicação social público do diário do partido.

Imagine-se a independência com que Luís Duque (já que quanto a conhecimento se sabe que o economista percebe tanto de comunicação social como sabe de lagares de azeite) vai liderar o tal grupo de estudo do serviço público. É fácil de imaginar que aquele grupo vai ter duas reuniões, na primeira cada membro diz qual o tacho que pretende, na segunda lê a aprova por unanimidade e aclamação do projecto de conclusões enviado por Miguel Relvas.

Quando um ministro desrespeita as regras internas de uma televisão paga com o dinheiro dos contribuintes e usa-a para pagar favores partidários deixa de haver qualquer limite, não é difícil de adivinhar que o mesmo Relvas vai escolher o jornalista que acompanha as actividades do PSD, que noticia as actividades do governo ou que e quando o deve entrevistar.

Alguém falou em asfixia democrática? Há por aí algum magistrado que vá conferir no Código Penal se Relvas está a cometer algum pecadilho penal?
   
«O jornalista da SIC Mário Crespo foi sondado pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, para saber da sua disponibilidade para aceitar o cargo de correspondente da RTP em Washington. A situação está a gerar algum mal-estar na administração da estação pública, que só soube desta intenção do ministro com a tutela da comunicação social após os primeiros contactos informais entre o governante e o jornalista.

Contactada pelo Expresso, fonte oficial do gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares recusou comentar o convite. Mas Mário Crespo não desmente a abordagem. "Não me foi feita nenhuma proposta formal. Mas é um lugar que me honraria muito nesta fase da minha carreira e para o qual me sinto habilitado", respondeu o jornalista ao Expresso, desvalorizando as interpretações que possam surgir na opinião pública pelo facto de ser convidado pelo atual governo, depois de uma convivência turbulenta com o executivo de José Sócrates.

Até à hora de publicação desta notícia não foi possível obter uma reação da administração da RTP. Mas segundo informações recolhidas pelo Expresso, a abordagem feita por Miguel Relvas a Mário Crespo apanhou de surpresa não só a administração mas também a direção de informação da estação.

Primeiro porque a nomeação de correspondentes da RTP é uma incumbência da direção de informação, com posterior aval da administração. Depois, porque estas nomeações têm um regulamento interno com critérios bem definidos: é dada primazia aos jornalistas da RTP interessados em colocações no estrangeiro - o que não é o caso de Mário Crespo, jornalista da SIC - e os candidatos só são escolhidos após avaliação feita por um júri interno.

O certo é que a RTP está sem correspondente em Washington desde março, altura em que o jornalista Vítor Gonçalves regressou a Lisboa para integrar a nova direção de informação do operador público, liderada por Nuno Santos, após as saídas de José Alberto Carvalho e de Judite de Sousa da RTP para a TVI. Por isso, a direção de informação do canal público estava a preparar-se para lançar um concurso interno para o preenchimento da vaga. Processo este que poderá agora ser anulado pela provável adjudicação direta do cargo a Mário Crespo.» [Expresso]

 Procura-se

 
Dão-se alvíssaras a quem encontrar ou der informações sobre o paradeiro de António José Seguro. A última vez que foi visto ocorreu na noite em que foi eleito secretário-geral do PS, mas desde então desapareceu misteriosamente apenas se sabe que usava uma gravata vermelha. Desde que desapareceu que já cá esteve a troika, o Gaspar fez uma conferência de imprensa idiota, foi humilhado pela troika, decidiu mais um brutal aumento de impostos e esqueceu-se de cortar a despesa, Passos Coelho foi tomar banho no meio do povo pobre da Manta Beach, daí seguiu para o discurso do Pontal. Se nada disto fez com que José Seguro reaparecesse há o receio de que o líder do PS tenha mesmo desaparecido e só volte quando Cavaco Silva feche a conta do Facebook ou o Miguel Relvas abandonar o governo para ingressar no convento da Cartuxa.
 Um presidente original

Portugal tem um presidente original, apesar dos receios em relação ás vulnerabilidades dos emails da Presidência da República Cavaco Silva comunica agora com os portugueses sob a forma de bitaites no Facebook, entre dois mergulhos liga a sua pen, entra no Facebook e escreve mais uma das citações para o seu livro laranja.

Desta vez o bitaite é para promover o turismo algarvio o que nos faz esperar que brevemente ensine os portugueses a quem foi cortado o vencimento e aumentados os impostos onde se podem dirigir para rentabilizar o seu dinheiro na compra de acções não cotadas e depois de ganhos umas centenas de milhares de euros onde poderão comprar uma vivenda na Quinta da Coelha em condições vantajosas.
   
 

 Jogar limpo

«Tenho a maior simpatia pelas reivindicações laborais dos agentes das forças de segurança, que exercem, às vezes com risco de vida, uma função de importância crucial para a comunidade nas mais precárias e frustrantes condições, com escassos meios logísticos e operacionais, não raro sujeitos a humilhações e obrigados a pagar do seu bolso despesas de serviço que deveriam ser asseguradas pelo Estado, a troco de salários que, não sendo de miséria, não andam longe disso e ainda excluídos de direitos constitucionais assegurados à maioria dos restantes trabalhadores.

As associações profissionais têm falhado na completa exposição ao país das condições em que hoje actuam as forças de segurança. Essa informação é decisiva para que o país se aperceba dos sacrifícios que lhes são diariamente exigidos e compreenda a sua indignação face ao duro golpe que será o congelamento das progressões nas carreiras anunciado pelo ministro da Finanças.

Só que, para que o país compreenda, essas associações não podem dispor-se a usar processos menos limpos. PSP, GNR e Polícia Marítima não têm direito à greve mas, ameaçou o presidente da sua Comissão Coordenadora, "há mecanismos legais para não ir trabalhar", como baixas e assistência à família. Recorrer a falsas declarações não é, por justos que sejam os fins em vista, um meio legítimo que o país possa aceitar da parte de quem tem a seu cargo a protecção da legalidade» [Jornal de Notícias]

Autor:

Manuel António Pina.
  
  
 Clima económico piora

«O indicador de clima económico piorou em Julho, passando de -2,1 pontos para os -2,2 em Junho, e mantendo a tendência negativa iniciada em Outubro do ano passado, refere a Síntese Económica de Conjuntura. » [DN]

Parecer:

Como é possível? Com um Álvaro e um Gaspar era de esperar uma melhoria.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Mais trabalho por menos dinheiro

«Há mais 54 mil trabalhadores por conta de outrem a ganharem salários inferiores a 600 euros, uma subida nunca vista no passado recente. O aumento deste grupo ajudou reduzir o salário médio líquido dos portugueses, de 813 para 809 euros entre o primeiro e o segundo trimestre, revelou ontem o INE. Nunca tal tinha acontecido nesta época do ano.» [DN]

Parecer:

O habitual nos empregos de Verão é ocorrer um aumento nas remunerações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao intrépido Álvaro.»
  
 Cavaco escreve mais um bitaite no Facebook

«O Presidente da República, Cavaco Silva, pediu hoje no Facebook "uma aposta na qualidade do turismo" em Portugal.

"O turismo é uma riqueza nacional que exige uma aposta na qualidade, na diversidade da oferta e na valorização daquilo que a diferencia de outros destinos", afirma o chefe de Estado, numa mensagem colocada na rede social Facebook hoje de manhã, numa altura em que se encontra a gozar um período de férias na zona de Albufeira.

O chefe de Estado sublinha que "muitos estrangeiros procuram Portugal pelas paisagens lindíssimas, pela gente hospitaleira, por uma gastronomia que se distingue pela sua originalidade, mas também muitos portugueses estão a saber redescobrir e apreciar os encantos" do país.

Na mensagem, o chefe de Estado começa por recordar as diferenças que encontra na região algarvia: "O Algarve de hoje é muito diferente daquele em que nasci e do qual guardo as mais afectuosas recordações de infância e juventude. Tal como a generalidade do nosso país, esta terra sofreu mudanças profundas e a população dispõe agora de condições de vida de que apenas alguns podiam usufruir há décadas atrás".» [DE]

Parecer:

Este é para rir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Direcção de informação da RTP declara obediência a Relvas

«A direcção de informação da RTP acaba de garantir que não existe "qualquer mal estar associado ao tema da nomeação do correspondente da empresa em Washington" e que caberá a esta estrutura escolher esse profissional.» [DN]

Parecer:

Pois, até ficaram todos contentes com a escolha e com a violação de todas as regras.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se para o saco.»
  
 Um deputado demasiadamente independente

«O vice-presidente da bancada do PSD Carlos Abreu Amorim criticou hoje as declarações do ministro da Economia sobre a alta-velocidade, sublinhando que "o Governo não pode desdizer-se numa questão tão relevante".

"Não gostei nada das declarações do ministro da Economia acerca do TGV. O Governo não pode desdizer-se numa questão tão relevante", afirma Carlos Abreu Amorim, numa mensagem colocada esta manhã na sua página na rede social Facebook.» [DN]

Parecer:

Isto começa mal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao deputado se não é admirador do anedótico Álvaro.»
  
 A anedota do dia

«O jornalista da SIC, Mário Crespo, negou hoje ter sido convidado formal ou informalmente para ocupar a posição de correspondente da RTP em Washington, a convite do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.» [DE]

Parecer:

Alguém acredita neste desmentido do jornalista da t-shirt?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Quem acredita que levante o braço.»
  
 Pior ano de sempre a produção de cereais

«A produção de cereais vai ficar este ano abaixo das 180 mil toneladas, atingindo "mais um mínimo histórico", devido à diminuição da área semeada e da produtividade originada pelas condições climatéricas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A quebra de produção dos cereais de outono/inverno, que deverá ficar abaixo das 180 mil toneladas, só tem paralelo com a registada aquando da seca de 2005", alertam as Previsões Agrícolas divulgadas hoje pelo INE.

Quando está praticamente concluída a colheita dos cereais praganosos de outono/inverno, "as produções confirmam as fracas expectativas previstas ao longo da campanha, com quebras face a 2010 que atingem os 25 por cento no trigo mole, trigo duro, triticale e cevada e os 20 por cento na aveia", informa o boletim.» [Expresso]

Parecer:

Será que a ministra estará preocupada ou ainda anda ocupada com as gravatas?
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ministra se já ouviu falar no assunto.»
  
 Mais boys do PS reconduzidos no ministério das Finanças

«Vítor Gaspar confirmou, em Diário da República, a renovação dos cargos dos subdirectores que estão sob a sua alçada e que transitaram do Governo anterior.

O responsável considerou que se justifica a “manutenção dos mesmos nos referidos cargos de direcção superior de 2º grau até ao cumprimento do triénio que se encontrava a decorrer à data da mudança de Governo”, pode ler-se no Despacho n.º 10398/2011, publicado hoje em Diário da República.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Afinal pelo menos no ministério das Finanças a regra não terá sido a nomeações de boys, a verdade é que uma boa parte dos dirigentes reconduzidos ou é independente ou tem ligações ao PSD, se assim não fosse não seriam reconduzidos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»