domingo, agosto 17, 2014

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 

 photo _jardim_zpse0755f58.jpg
     
Jardim Gulbenkian  
   
 Jumento do dia
    
Carlos Costa, gerente do BdP

Ainda bem que o governador do BdP é um homem muito competente, graças á sua inteligência os bncos portugueses estão sob suspeita, o Montepio já está na corda bamba depois de os jornalistas terem descoberto que estava a ser investigado a mando do banco central. Como estavam quatro bancos sob investigação sendo um deles o BES, resta saber quais os outros dois bancos que merecem a preocupação do Carlos?

Se este senhor não existisse tinha de ser inventado. Para salvar a sua pele não hesita em colocar toda a banca sob suspeita.

 Passos Coelho reconhece incompetência

A posição do TC em relação ao corte mnas pensões foi clara, o diploma estava mal feito pois cortava todas as pensões por igual quando uma parte delas já tinham sido corrigidas para assegurar a sustentatibilidade. Ao apelar ao PS para o ajudar Passos Coelho reconhece que é incompetente para reformar a segurança social. Compreende-se, com um ministro como o Lambretas só por acaso conseguiria fazer alguma coisa.
 
 Será que o PCP estava metido no BES?
 
Como Passos Coelho diz que há outros partidos metidos no BES isso significa que se o PS for um deles e no pressuposto de que não está atacando o CDS ou o PCP e/ou o BE deverão misturar negócios com política. Por este andar ainda vamos descobrir que o oliveira e Costa pertencia à célula do PCP de São Sebastião da Pedreira e que o Ricardo Salgado militava no BE de Alcácer do Sal.
 
Como a acusação de Passos Coelho coincidia com o golpe baixo de Seguro a António Costa compreende-se o silêncio de Seguro, a dúvida está em saber se o seu amigo o está ajudando a ganhar as directas ou se o está enterrando ainda mais.

   
 Holandês devolve condecoração do holocausto
   
«Henk Zanoli, 91 anos, dirigiu-se à embaixada israelita em Haia na quinta-feira para devolver a medalha que em 2011 lhe foi entregue pelas autoridades de Israel, declarando que o nome de Zanoli ficaria inscrito na lista dos “Justos entre as Nações”, reservada aos gentios que salvaram judeus durante o Holocausto. Fê-lo depois de seis familiares terem sido mortos em Gaza.

Em 1943, Henk Zanoli levou Elchanan Pinto, um rapaz judeu de 11 anos, de Amesterdão para a vila de Eemnes. Foi aí que a família Zanoli escondeu a criança durante dois anos, até ao fim da II Guerra Mundial, em 1945, quando se soube que todos os familiares de Elchanan tinham morrido nos campos de extermínio. Durante a ocupação da Holanda, os Zanoli estiveram debaixo de olho dos Nazis por se oporem à presença alemã . Dois anos antes, o pai de Henk tinha sido enviado para o campo de concentração de Dachau, acabando por morrer no campo de Mauthausen, em fevereiro de 1945. Henk Zanoli tinha também um cunhado que foi executado por pertencer à resistência holandesa e um irmão cuja noiva judia foi assassinada pelos nazis.

Mais de 70 anos depois, um ataque aéreo israelita atingiu uma casa na Faixa de Gaza que pertencia à família alargada de Zanoli. A sobrinha-neta deste é casada com um economista palestiniano, Ismail Ziadah. No dia 20 de julho, Ziadah perdeu três irmãos, uma cunhada, um sobrinho e a primeira mulher do pai.

“A minha mãe e a minha família arriscaram as vidas a lutar contra a ocupação alemã”, escreve Hanoli na carta que endereçou ao embaixador israelita na Holanda, descrevendo a história de resistência durante o conflito e informando-o da devolução da medalha. “Dada esta história, é particularmente chocante e trágico que hoje, quatro gerações depois, a nossa família tenha de enfrentar o homicídio da nossa descendência em Gaza. Homicídio esse conduzido pelo Estado de Israel”, continuou.» [Observador]
   
Parecer:

Curiosamente a criança judia referia nesta notícia tinha apelido português e é muito provável que tenha fugido de Portugal como sucedeu com muitas famílias judaicas de Amesterdão.
     
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se o gesto.»
     

   
   
 photo Dan-Johnson-4_zps8e818dd6.jpg

 photo Dan-Johnson-5_zpsaa299542.jpg
 
 photo Dan-Johnson-2_zpsa57100b7.jpg

 photo Dan-Johnson-1_zpsddd10ba7.jpg
 
 photo Dan-Johnson-3_zpsd3ed4dd3.jpg