sexta-feira, março 06, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

"Carreira n.º 28", Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Eloy Alonso/Reuters]

«A wave crashed against a wall in Gijon, Spain, Thursday. The country is on alert for high winds.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

António Cluny

Depois de tudo ter sido esclarecido sobre o (não) envolvimento das secretas no caso Freeport vem António Cluny, o mesmo que há poucos dias defendeu que não se deveriam fazer ruído em torno das investigações, vem agora lançar a suspeita de que houve pressões sobre os investigadores. António Cluny está proecupado com pressões ou é ele próprio que está a fazer pressões? Quer o apuramento da verdade ou receando que a verdade seja diferente da que ele se espera quer que os portugueses desconfiem dos resultados das investigações?

A verdade é que António Cluny há muito que intervem na justiça, e parece que o faz principalmente quando julga que desta resultem prejuízos para o PS. Pelo menos é quando estes casos ocorrem que António Cluny aparece com uma frequência muito maior do que se espera de um sindicalista, já que não parcem estar em causa direitos dos trabalhadores que representa enquanto sindicalista.

QUEM RECEBEU NO CASO FREEPORT?

É cada vez mais evidente que alguém recebeu dinheiro no caso Freeport, seria um caso raro se tal não tiver sucedido. Resta saber qual das teses é a verdadeira, a de que foi um político ou um alto responsável do Estado a receber ou se alguém enganou os investidores ingleses e beneficiando da celeridade do processo cobrou o "favor".

Não seria a primeira vez que um partido recebe dinheiro como contrapartida para uma decisão simpática que até poderia ser a desejável para o país, basta ver a discussão em torno das obras públicas e a tentativa de as condicionar a um pacto entre o PSD e o PS, estratégia já ensaiada por Menezes e por Ferreira Leite, para se perceber que neste país há uma longa tradição de luvas.

Também não seria a primeira vez que um responsável do Estado, que não um membro do Governo, ganha algum dando a entender que o dinheiro se destina a uma "boa causa", esta é uma táctica ensaiada por muitos corruptos.

Outra estratégia muito usada por intermediários é a cobrança de supostos favores conseguidos à custa da sua intervenção, consegue-se uma reunião com um político interessado em mostrar serviço que se empenha em que um processo bloqueado por qualquer motivo e depois cobra-se um suposto valor ao promotor do investimento.

No mundo da corrupção "todos os pardais comem trigo e só o pardal é que paga", mas como a possibilidade de no caso Freeport estar envolvido um líder partidário leva muita gente, começando por alguns directores de órgãos de comunicação social a apostar apenas numa hipótese. Seria um duplo jackpot, um por derrubar o PS e outro pelos jornais vendidos.

OS PRESOS DE QUANTÁNAMO

Os EUA, os mesmos que fazem relatórios sobre direitos humanos de todos os países menos de si próprio, cometeu todas as barbaridades com os presos de Guantánamo e agora livra-se do problema exportando esses presos para os países amigos.

É a forma habitual de os americanos resolverem os problemas, exportam-nos tal como fazem com os portugueses que têm sido expulsos apesar de muitos deles nem sequer falarem português.

TÍTULO 08

O corvo-marinho não parece ter gostado da fotografia

PS: esta imagem é dedicada ao ilustre deputado do PSD que ontem deu espectáculo na Assembleia da República. Ficamos agora à espera que Manuela Ferreira Leite justifique a falta de educação do seu deputado como uma manifestação de irreverência da juventude.

SMITH BARALHA A PJ

«Charles Smith, cidadão escocês constituído arguido no caso Freeport, regressou, ontem, à Polícia Judiciária de Setúbal para novo interrogatório. A sessão foi conduzida pelos procuradores do processo, Vítor Magalhães e Paes de Faria, e por Maria Alice, directora da PJ de Setúbal. Uma das principais curiosidades dos investigadores prendeu-se com as alcunhas utilizadas por Smith em e-mails para, alegadamente, se referir a pessoas ligadas ao processo de aprovação do Freeport. Pinóquio era uma delas. Segundo uma fonte próxima da investigação, as explicações dadas pelo antigo sócio de Manuel Pedro, co-arguido, não têm sido credíveis, daí a necessidade de o ouvir várias vezes.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Há qualquer coisa neste processo que não bate certo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo resultado das investigações.»

FINALMENTE ALGUÉM SE LEMBROU DAS LIGAÇÕES DE LOUREIRO AO GENRO DE AZNAR

«A Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BPN quer questionar o cidadão espanhol Alejandro Agag Longo, genro de José María Aznar ex-presidente do Governo espanhol, sobre as suas ligações a Manuel Dias Loureiro e as funções que exerceu no banco e na SLN. O PCP apresentou ontem um questionário tipo em que, designadamente, quer saber se este cidadão "conhecia Dias Loureiro antes da sua entrada para o grupo BPN/SLN" e se "o facto deste ter sido ministro de Governos do PSD e dirigente do PSD contribuiu ou facilitou a criação e o desenvolvimento das relações".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Recorde-se que o genro de Aznar está a ser investigado pelo juiz Garçón.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

OBAMA NÃO VEM A PORTUGAL

«O roteiro europeu de Obama prevê passagens pelo Reino Unido, França, Alemanha e República Checa, que detém a presidência rotativa da União Europeia (UE). Em Londres, Barack Obama assistirá em Londres à cimeira do G-20 - grupo das principais economias desenvolvidas e emergentes - dedicada à reforma do sistema financeiro internacional; participando depois, entre 3 e 4 de Abril, na cimeira do 60º aniversário da Aliança Atlântica (NATO), em Estrasburgo (França) e Kehl (Alemanha).» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Não faz mal, nós mandamos-lhe o cão por DHL.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Prepare-se a encomenda.»

MAS FICAMOS COM OS PRESOS DE GUANTÁNAMO

«O ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado renovou esta quinta-feira, em Bruxelas, a disponibilidade de Portugal para vir a receber "um pequeno grupo" de prisioneiros e ajudar os Estados Unidos a fechar a prisão de Guantánamo.

"Nós podemos receber um pequeno grupo" de reclusos, disse Luís Amado no final de uma reunião dos ministros dos Negócio Estrangeiros da Aliança Atlântica.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É troca por troca, o Obama fica com o cão e nós com os presos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Obama quem vai dar de comer aos erros de Guantánamo.»

PETER COULSON

MUSEO TAMAYO