sábado, março 28, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Artesanato na Rua Augusta

IMAGENS DO DIA

[Khalid Mohammed/Associated Press]

«A young boy attended noon prayers in the Shiite stronghold of Sadr City in Baghdad, Iraq.» [The Wall Street Journal]

[Mark J. Terrill/Associated Press]

«Missouri’s DeMarre Carroll got the ball and a bloodied lip as he slid under Memphis’s Robert Dozier during the second half of a men’s NCAA college basketball tournament regional semifinal in Glendale, Ariz., Thursday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

José Eduardo Moniz

É uma velha tradição dos nossos jornalistas, podem criticar, difamar e arrasar quem bem lhes apetece mas se alguém os atinge usam tudo para o destruir. Quando o PS atacou a TVI criticando o jornaleco de extrema-direita da amada esposa de José Alberto Moniz era de esperar que o esposo se vingasse.

Como há muito que tinha o famoso DVD não hesitou em lançá-lo e foi o que fez nesta sexta-feira, agora é uma questão de esperar os resultados de uma guerra sem quartel entre o PS e a TVI, sendo evidente que o "dono" da estação de televisão tudo fará para destruir Sócrates.

Esperemos que em tempos de crise não seja a TVI a perder clientes suficientes para acabar por ser a família Moniz a ser corrida, os donos da estação de televisão poderão não estar dispostos a que esta seja usada em vinganças do casal.

AVES DE LISBOA

Gaivota-argêntea [Larus michahellis]

VIVA A MAJORA

«A notícia feel good desta Primavera vem da psicóloga Rita Teles e da Majora, que em Maio vão lançar três jogos para as pessoas com mais de 65 anos. Vem tudo bem contado no P2 de ontem, pela Sara Dias Oliveira.
Muita coisa espanta: são jogos criados de raiz; mais brincalhões do que didácticos; baseados na nossa sabedoria popular; feitos com bons materiais e bom humor; sem ajuda do Estado; dirigidos às pessoas mais velhas e mais habituadas a serem esquecidas.

Não em vez mas ao lado da chapa 5 da tradução/adaptação dos sudokus e de outros exercícios cerebrais utilíssimos mas apátridas (engana muito chamar-lhes internacionais ou estrangeiros), teremos quebra-cabeças e adivinhas que só as pessoas que moram em Portugal há muitos anos conseguirão resolver. É bom que o jogo esteja viciado à partida para que os avós ganhem aos netos. Pode ser que os netos aprendam alguma coisa acerca do passado que também é deles. Sobretudo é bom que os mais velhos possam retribuir as dicas que lhes dão os mais novos acerca de como usar o computador; programar o vídeo; ir à procura da Hermínia Silva no YouTube.

Os jogos de tabuleiro são como piqueniques para as cabeças: aproximam as pessoas física e emocionalmente; dão tempo para encher com palavras e brincadeiras e, sobretudo, fazem com que olhemos uns para os outros sem condescendências; como jogadores, com saúde competitiva. Viva! Qual é a ratoeira que se escreve com quatro letras? Jogo.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUEIROZ DIZ QUE "VAMOS JOGAR À PORTUGAL"

«Disciplina, concentração e sentido colectivo. Estes são três atributos que Carlos Queiroz encontra na Suécia, mas que acredita que poderá imitar na equipa das quinas. Contudo, para fazer a diferença no encontro de amanhã (20h45, TVI)), o seleccionador nacional apela a características bem lusas.

“Temos que acrescentar fantasia, impresivibilidade, colocar problemas à Suécia em todas as partes do campo. Vamos jogar à Portugal”, afirmou o técnico, que diz que “ainda é cedo” para fazer as contas da qualificação, independentemente do resultado de amanhã.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Então como é que jogamos das outras vezes, à Carlos Queiroz?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao seleccionador nacional.»

JÁ SE FALA EM DESPEDIMENTOS NA RTP

«O Presidente da RTP, Guilherme Costa, garantiu esta sexta-feira que só vai recorrer ao despedimento de trabalhadores no caso de não haver mais nada a fazer, lembrando que não é essa a situação.

"Se a crise não for catastrófica, não haverá despedimentos na RTP", adiantou Guilherme Costa na apresentação de resultados do grupo do Estado. E acrescentou: "A RTP só vai despedir se não houver mais nada a fazer e estou convencido que temos". Entre outras medidas, está a aposta "na formação e reconversão de efectivos para novos projectos", que prefere, para já, não adiantar quais são.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Se não vão haver despedimentos porque razão se fala no assunto, será para animar e dar segurança aos trabalhadores da RTP?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao presidente da RTP o que entende por catástrofe.»

BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS ESCREVE ARTIGO POLÉMICO E INCÓMODO

«Num "artigo de opinião" publicado no Boletim da Ordem dos Advogados, o bastonário António Marinho Pinto afirma que a carta que originou as investigações do "caso Freeport" - relacionado com suspeitas de irregularidades no licenciamento de um espaço comercial em Alcochete em 2002 quando José Sócrates era ministro do Ambiente - "nunca foi anónima, já que o seu autor [o ex-autarca do CDS-PP Zeferino Boal] sempre foi conhecido dos investigadores policiais e chegou a participar em reuniões com inspectores da PJ".

Baseando-se no despacho da magistrada Inês Bonina que deduziu acusação contra o ex-inspector da PJ José Torrão, Marinho Pinto defende que a alegada carta anónima foi escrita por sugestão da própria PJ, porque as pessoas que poderiam dar informações sobre caso "receavam dar a cara".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Ao que parece não disse nada de novo, os jornalistas é que andam distraídos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao bastonário que republique o artigo num jornal.»

TAMBÉM VAMOS TER A PLAYBOY

«O primeiro número da revista Playboy portuguesa não tem nu frontal. A modelo Mónica Sofia não tirou a roupa toda, mas a revista apostou numa tiragem de cem mil exemplares para esta primeira edição.

A revista, que deveria ter começado a chegar às bancas esta sexta-feira, poderá ser adquirida apenas no sábado, dia 28. Segundo apurou o Moda e Social, os vendedores nos quiosques receberam uma circular da empresa a informar do atraso, justificação que têm dado aos vários clientes que a solicitam. » [Portugal Diário]

Parecer:

Isto de sair em tempos de crise deve ser para nos aquecer a alma.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo lançamento.»

OS PUTOS SÃO BEM COMPORTADOS MAS BEBEM MUITO

«Isto pode não servir de consolo aos pais, mas os estudantes portugueses de 15 a 16 anos estão entre os que melhor se portam. Consomem menos drogas ilícitas, fumam menos e embebedam-se menos vezes do que os outros europeus da mesma idade. Estão é já a emitir um sinal de alerta: disparou o consumo de grandes quantidades de álcool num curto espaço de tempo - o chamado "binge drinking".

O European School Survey Project on Alcohol and Other Drugs (ESPAD) 2007 foi ontem divulgado pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. O estudo, que se faz de quatro em quatro anos, envolve uma amostra de cem mil alunos de 35 países europeus: os inquéritos foram feitos em escolas na Primavera de 2007, entre estudantes nascidos em 1991.» [Público assinantes]

Parecer:

Além de haverem muitos bares a vender bebidas a crianças deve haver pouco fiscalização.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Penalizem-se os bares que servem bebidas a jovens desrespeitando a lei.»

EM ESPANHA OS CASAMENTOS GAY SÃO 2% DO TOTAL

«As uniões entre pessoas do mesmo sexo representam quase dois por cento dos casamentos celebrados em Espanha em 2006 e 2007. Em Portugal, nunca, como este ano, o tema esteve tanto na agenda política. Numa conferência internacional sobre políticas integradas contra a discriminação de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero, que hoje tem início, Ignacio Barleycorn, representante do Ministério da Igualdade espanhol, falará da "experiência espanhola". » [Público assinantes]

Parecer:

E parecem que a Espanha não deixou de ser um país de "bons costumes".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao cardeal.»

A ANEDOTA DO DIA

«O líder da bancada do PCP questionou ontem os socialistas sobre a "incompatibilidade ética" de Vieira da Silva que exerce funções de ministro da Solidariedade Social e "anda pelo país a entregar cheques e casas" ao mesmo tempo que é o coordenador da campanha do PS. Uma acusação que os socialistas apelidaram de "uma maldade muito grande". » [Público assinantes]

Parecer:

Por este andar os governantes devem perder os direitos políticos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Bernardino como é que se faz em Cuba, se é que há casas para dar aos cubanos, pelas imagens que nos chegam de Havana as últimas casas ali construídas são do tempo do ditador anterior ao Fidel.»

ERRO POLICIAL

«La policía la ha buscado durante más de 15 años. Se le atribuían 40 crímenes. Y este viernes se ha conocido que en realidad no existe. Hasta el momento las autoridades alemanas creían que el ADN encontrado en los escenarios del crimen correspondían al presunta asesina, pero este viernes se ha descubierto que en realidad pertenecen a una empleada de una fábrica proveedora bastoncillos de algodón con los que la Policía científica toma muestras.» [20 minutos]

BISPO USA IGNORÂNCIA COMO PROVA CIENTÍFICA CONTRA OS PRESERVATIVOS

«"El tamaño del virus del sida es infinitamente más pequeño que un espermatozoide". Lo ha asegurado el obispo de Orleáns, André Fort, que ha echado así más leña a la polémica creada desde la Iglesia católica sobre el uso del preservativo. "Esa es la prueba de que el preservativo no es una garantía al cien por cien contra el sida", afirmaba el religioso en declaraciones a la radio France Info.

Fort dijo también que "todos los científicos lo saben", lo que provocó una dura reacción de las asociaciones de lucha contra el sida en Francia y de la comunidad científica. Desde la Agencia Francesa de Investigación sobre el Sida afirmaron que las palabras del obispo "no tienen ninguna base científica" y precisaron que los preservativos homologados en Francia no dejan pasar el virus del sida.» [20 Minutos]

150 EUROS PARA DORMIR NA CAMA ONDE DORMIU SADAM

«¿Quiere dormir en la misma cama que usaba Sadam Husein? Ahora se puede hacer en un palacio de la provincia iraquí de Babil, por unos 200 dólares la noche, aunque si el interesado es periodista tendrá un descuento especial.

Los detalles de esta 'atracción turística' han sido desvelados este viernes por el periódico árabe internacional Al Hayat, que cuenta que las autoridades de esa provincia, de mayoría chií, decidieron abrir al público uno de los palacios de Sadam Husein y ofrecer la posibilidad de dormir en la misma cama que el extinto dictador.» [20 Minutos]

MARADONA DIZ QUE PELÉ TEVE A SUA INICIAÇÃO SEXUAL COM UM HOMEM

«Diego Maradona respondió hoy a una crítica formulada hace unos días por Pelé con una frase que soprendió a los periodistas: "qué quieres que te diga, él debutó (perdió la virginidad) con un pibe (con un hombre)".

El seleccionador de Argentina fue preguntado durante una rueda de prensa por unas declaraciones publicadas en Argentina según las cuales Pelé dijo recientemente que Maradona es un mal ejemplo para la juventud por haber consumido drogas.» [20 Minutos]

60.000 PRESERVATIVOS PARA O PAPA

«El Vaticano recibirá miles de condones en su correo, gracias a una iniciativa de Facebook , en protesta por las recientes declaraciones del Papa Benedicto XVI contra el uso de preservativos para combatir el sida en África. Los organizadores del grupo italiano de la red social asegura que 60.000 personas enviarán condones al Vaticano este viernes.

Sin embargo, los envíos pueden llegar a millones después de que otros grupos de todo el mundo similares a Facebook se hayan animado también a participar. Cada persona enviará hoy un condón a la Prefectura de la Casa Pontificia, en el 00120 de Ciudad del Vaticano, y los organizadores esperan que éstos lleguen el 1 de abril. » [20 Minutos]

WOJCIECH DZIADOSZ

NOVOS PRESERVATIVOS

DUREX