domingo, março 22, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Sé de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Ho-Reuters]

«A robotic fish swims in a tank at the London Aquarium in this October 6, 2005 photo. Robot fish developed by British scientists are to be released into the sea off north Spain to detect pollution. The carp-shaped robots, costing $29,000 each, mimic the movement of real fish and are equipped with chemical sensors to sniff out potentially hazardous pollutants, such as leaks from vessels or underwater pipelines. The robots to be used are bigger than those which were seen at the London Aquarium and they measure nearly 5 feet long -- roughly the size of a seal.» [Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Manuel Maria Carrilho

Começa a ser uma moda dos boys de luxo do PS, quando se apanham seguros e tranquilos em altos cargos desatam a fazer críticas às políticas governamentais, foi o que agora fez Miguel Carrilho. Com a agravante de o fazer num domínio em que foi ministro, como se a sua passagem pela pasta o tornasse na autoridade para o sector. Alguém se recorda da obra de Manuel Maria Carrilho?

TÍTULO 08

Fuinha-dos-juncos [Cisticola juncidis]

AQUELE GAJO ERROU

«Já me tinham avisado que este pesadelo existia e que, mais tarde ou mais cedo, se abateria sobre mim. Aconteceu ontem. Aqui, na página direita, eu esbracejava nesta janela, indignando-me com os 85 mil euros que a Câmara de Lisboa vai grelhar numa exposição de cozinheiros de estimação a brincar com peixe.

Pois na mesma edição, na página ao lado, ali em baixo, no cantinho do terror, estava um PÚBLICO errou que esclarecia: "Na notícia de ontem, sob o título Chefes internacionais em Lisboa..., onde se lê que o orçamento deste festival gastronómico é de 85 mil euros, deveria ler-se 850 mil euros."

Ia engolindo a própria maçã de Adão. O trauliteiro que há em mim (que eu imagino sempre, injustamente, como um pauliteiro de Miranda de Doc Martens) sugeria-me que me indignasse mais ainda - dez vezes mais até. Mas o cobarde que também acolho na alma, sempre mais poderoso, acabou por impor-se. E imaginei um envelope da CML, com um cheque maldoso de 85 mil euros lá dentro e um post-it colado em cima a dizer: "OK, MEC, toma lá a massa e organiza tu um festival gastronómico de 18 a 26 de Abril, ao teu gostinho." Tudo naquele PÚBLICO errou me sugeria, aos gritos e gargalhadas, que 85 mil euros, hoje em dia (e mesmo sem piadas sobre o preço a que está o peixe), não deve dar para grande coisa. Só faltava uma seta a apontar para a minha crónica: Ah ah ah, o que o MEC berrou! E tanto que se enganou, a pobre e desconsolada besta...

É muito mau. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALEGRE AUSENTE DO ARRANQUE DO PS NAS EUROPEIAS

«O ex-candidato presidencial, porém, faltará à iniciativa, para a qual foi convidado, como todos os outros deputados do PS. Todos receberam um convite para participarem na sessão pública que hoje à tarde terá lugar no Parque Verde do Mondego. E na qual os principais oradores serão José Sócrates, o cabeça de lista do partido ao Parlamento Europeu, Vital Moreira, e o seu amigo de longa data (e também ex-militante do PCP e também constitucionalista), Gomes Canotilho. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Digamos que Alegre está concentrado nas próximas presidenciais, de resto o deputado do PS opta sempre pela posição que lhe dá mais notoriedade na comunicação, está a trabalhar para a fotografia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Isto é como na bola, só fazem falta os que estão.»

UMA VOZ LÚCIDA NA IGREJA

«D. Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas considerou hoje que proibir o preservativo é consentir em muitas mortes e criticou a imprensa por não aproveitar bem o poder do Papa para denunciar a corrupção em África. Aproveitou ainda para criticar os conselheiros de Bento XVI que, nesta matéria, deviam ser mais cultos.

"Toda a gente sabe o que é que eu penso acerca disso", afirmou D. Januário Torgal Ferreira à Agência Lusa, quando questionado sobre a sua discordância em relação ao Papa Bento XVI, que em África reiterou ser contra a utilização do preservativo, nomeadamente na luta contra a Sida. » [Público assinantes]

Parecer:

Vale a pena comparar esta opinião com a da jornalista da Rádio Renascença que em intervenção a partir de Angola insinuou que a promoção do uso de preservativo tinha a ver com os interesses dos fabricantes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

MARK-MEIR POLUKSHT

O CARTOON DO ANTÓNIO NO EXPRESSO

P.N.R.S. SOCEIETY FOR RELIEF AND REHABILITATION OF THE DISABLE