segunda-feira, agosto 09, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castro Marim

JUMENTO DO DIA

Vítor Magalhães e Paes do Amaral, investigadores do Caso Freeport

Foi muito grave a forma como ao longo de anos o caso Freeport foi usado para sujar a imagem de Portugal no estrangeiro, o ódio de alguns a Sócrates e a cobardia de tentarem derrubá-lo recorrendo a jogo sujo porque não o conseguiam em eleições, essa gente não hesitou em prejudicar o país e deixar má imagem dos portugueses para conseguirem fazer o seu jogo sujo.

Mas não foram só fascistas cobardes que não hesitaram em sujar o nome do país, os investigadores do Caso Freeport também não hesitaram em colocar em dúvida a credibilidade e confiança da hierarquia do MP numa tentativa de serem eles a conduzir as investigações, o mesmo é dizer das suspeições pois as investigações no estrangeiro só serviram para confirmar as suspeitas que as violações do segredo de justiça iam lançando em Portugal.

Estes senhores estão a exercer funções de magistrados do MP?

«Os procuradores encarregados do processo Freeport, Vítor Magalhães e Paes de Faria, revelaram, numa reunião conjunta em Haia com as autoridades inglesas, que preferiam não ter a directora do DCIAP, Cândida Almeida, presente. O SFO registou tudo.
Em Fevereiro de 2009, os magistrados titulares do processo Freeport, Vítor Magalhães e Paes de Faria, sugeriram numa reunião em Haia com as autoridades inglesas ter "falta de confiança na hierarquia" do Ministério Público, ou seja, na directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Cândida Almeida.» [DN]

DÚVIDA

Pedro Passos Coelho foi a Espanha defender que se ele fosse primeiro-ministro seria contra por parte dos administradores do Finibanco de acções do seu banco quando ainda não valiam nada no mercado e já sabiam quanto é que o Montepio Geral iria oferecer na Opa? Ou só é liberal quando estão em causa os interesses dos amigos de Aznar que o visitou uns dias antes da assembleia dos accio0nistas da PT?

Seria bom que Pedro Passos Coelho explicasse se é liberal para defender o funcionamento regular de mercados onde existe concorrência e as suas regras são transparentes e respeitadas, ou se o seu liberalismo se fica pela obtenção de lurcos fáceis à custa da destruição dos sectores lucrativos da intervenção estatal.

SUCESSO INCRÍVEL DE EXPORTAÇÃO LUSA

«Em Novembro de 2001, capa da revista brasileira Veja: "Falar e escrever, eis a questão." Esta semana, 451 capas depois, Veja volta à carga: "Português: falar bem é vital." Lembro aos distraídos: a revista Veja não é o Jornal de Letras lá do sítio, vende mais de um milhão de exemplares. É como as nossas Sábado e Visão, sim, também fala de lipoaspirações (foi capa na semana passada) mas, semana vai, não vai, farta-se de regar aquilo que é o seu ganha-pão. Isso, o português. E não é mania dessa revista só. O "professor Pasquale" é personalidade nacional por aquilo que ensina nas colunas da Folha de São Paulo e de O Globo, rádios e televisões. Ele nasceu numa impronunciável Guaratinguetá e é filho de italianos, mas o assunto que o tornou famoso, já adivinharam, é o português. Agora que os negócios Portugal-Brasil saltaram para as manchetes, apetece perguntar por esse produto primacial da relação. Na língua, quem deve a quem? Os portugueses devem cobrar juros por terem cedido o português? Ou os portugueses têm de pagar salário a quem tão bem cuida da menina dos seus olhos? Porque recriava a língua, Rubem Braga dizia: "Confesso, escrevo de palpite." Estava a fugir aos juros, sugerindo que a língua portuguesa ele não a contratou, era ele. Eu também fujo de pagar à Veja pelo orgulho que me dão aquelas capas. Este é um raro negócio com dois lados a ganhar muito.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A JUSTIÇA E A FALTA DE TEMPO

«O caso Freeport, que acabou de encher as páginas dos jornais e os noticiários das televisões, é verdadeiramente paradigmático. Que venham dois senhores procuradores invocar num despacho que não tiveram tempo de fazer perguntas ao primeiro-ministro e ao ministro Pedro Silva Pereira é o exemplo de tudo aquilo que não pode acontecer na Justiça. Os processos de investigação não podem demorar sete anos, nascer, renascer e desaparecer ao sabor da Comunicação Social e de mãos invisíveis que vão tendo acesso aos processos, e chegar ao fim, deixando no ar insinuações sobre pessoas que nem foram ouvidas.

A força e a confiança dos cidadãos na Justiça vêm da sua independência do poder político e de todos os outros poderes. Mas a independência da Justiça em relação ao poder político só existe se for mútua, se também os juízes, procuradores (numa palavra, os magistrados) não se servirem dos seus poderes para fazer política. Em apoio ao Governo ou em oposição ao Governo. » [JN]

Parecer:

Zita Seabra suprerende ao ser uma das poucas vozes sem oportunismo em relação ao Caso Freeport.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Pedro Passos Coelho.»

JOVEM HÚNGARA COLOCA VIRGINDADE À VENDA NA INTERNET

«“Quanto vale a virgindade?". Foi esta a questão que uma jovem húngara fez a si mesma ao colocar a sua em leilão.

A venda, inicialmente colocada no ‘eBay’, continuou por e-mail, depois do site ter bloqueado as licitações ao descobrir qual o 'produto'.

A jovem de 18 anos, que se identifica como Miss Spring, está agora a caminho de Inglaterra, de onde recebeu uma proposta de 200 mil libras (aproximadamente 240 mil euros), que tenciona utilizar para pagar os seus estudos na área da medicina.»
[CM]

JUIZ MANDA PENHORAR 400 MILHÕES A OLIVEIRA E COSTA

«Juiz da 7.ª vara cível de Lisboa decretou o arresto do saldo das contas bancárias do ex-líder do BPN até ao montante de 400 milhões de euros.» [CM]

Parecer:

Se o buraco no BPN foi de mais de 2.000 milhões de euros isso significa que há muito buraco por explicar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o MP se já encontrou todos os responsáveis pelo buraco do BPN.»

A ORDEM DOS MÉDICOS TEM CULPAS NO CASO DE LAGOA

«Nos últimos cinco anos, pelo menos, duas pessoas apresentaram queixa na Ordem dos Médicos (OM) contra o médico holandês Franciscus Versteeg, da clínica I-Qmed, em Lagoa. O mesmo que operou os quatro doentes, agora em risco de cegar. Trata-se de uma mulher de 57 anos, que terá sido vítima de uma cirurgia mal sucedida, e do técnico de uma óptica que acusa o médico de falta de ética nas receitas. Terá mesmo sido aberto um processo, mas que não teve qualquer efeito.

O Bastonário da OM, Pedro Nunes, que abrirá amanhã um procedimento disciplinar a este médico na sequência dos quatro casos agora conhecidos, não revela se já conhecia as queixas anteriores contra o clínico holandês. "A Ordem não confirma nem desmente a existência de processos disciplinares que estão a decorrer", afirmou ao DN o bastonário.» [DN]

Parecer:

É ridículo que a OM venha agora dizer que não confirma nem desmente que tenham havido queixas contra o médico holandês.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma sindicância à actuação da OM neste caso.»

CONCURSO IDIOTA

«Um dos finalistas do Campeonato Mundial de Sauna na Finlândia morreu, e o outro foi internado no hospital no sábado à noite, depois de estarem cerca de seis minutos a suportar temperaturas acima dos 100 graus, informou a organização.

A competição, que existe desde 1999, foi suspensa e a polícia está a investigar o caso que teve lugar em Heinola, na Finlândia, revela a Associated Press, citando o porta-voz do concurso Ossi Arvela.» [JN]

SPORTING PROÍBE VOVUZELAS NO SEU ESTÁDIOS

«O Sporting anunciou esta tarde, em comunicado, que não vai permitir a entrada de vuvuzelas no estádio durante a nova temporada. Por uma questão de segurança, alega o clube.

"A organização de jogos do Sporting Clube de Portugal decidiu vetar a entrada a estes instrumentos de origem sul-africana, por estes colocarem em causa dois dos principais objectivos que a organização tem: a segurança e comodidade dos espectadores que se deslocam ao Estádio", revelam os "leões", num comunicado publicado esta tarde no site.» [Público]

Parecer:

Esperemos que os outros clubes façam o mesmo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

SOFT LIGHT