quarta-feira, agosto 11, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Praia do Cabeço

JUMENTO DO DIA

Ministro da Administração Interna

É ridículo que os agentes da PSP continuem a financiar a polícia pagarndo uma boa parte do seu fardamento, só uma cultura miserabilista instalada no ministério da Administração Interna impede que se acabe com este anacronismo. Até parece que os agentes da PSP compram fardas para irem passear!

«Foi ontem publicada, em Diário da República, a portaria que aprova o regulamento do fardamento e os uniformes do pessoal com funções policiais da PSP. Segundo apurou o DN com os dois maiores sindicatos da PSP - ASPP/PSP e SPP -, um agente que faz a patrulha, por exemplo, nunca gasta menos de 300 euros em fardamento. E isto apenas num conjunto base, que não é suficiente para o ano inteiro. De acordo com valores apurados pelo DN com fonte sindical da PSP, no fardamento de Inverno um casaco custa 120 euros, umas botas 80 euros, umas calças 30 euros, um pólo 25 euros, uma camisa 20 euros e um boné 10 euros. Tudo junto perfaz 285 euros. No fardamento de Verão muda apenas o tipo de pólo, que é meia manga e o casaco, que não é necessário. "Um agente tem de ter no mínimo quatro peças de cada e todos os anos muda de botas", lembra o presidente da ASPP, Paulo Rodrigues. António Ramos, presidente do SPP, também salienta que "os gastos superam sempre os 300 euros por causa dos extras necessários". Extras que incluem o fardamento de cerimónia, por exemplo.

Os agentes da PSP deixaram de receber os cinco euros mensais que eram destinados ao fundo de fardamento. Esse fundo foi extinto e o Ministério da Administração Interna criou, em alternativa, a comparticipação anual de fardamento. O valor anual de 150 euros passará a ser o dobro, ou seja, 300 euros, em 2012. O maior sindicato da polícia não concorda com este modelo. "Quando tentámos negociar com o MAI, objectámos logo a que fosse criado algo parecido com um fundo, o que veio a acontecer. Ou davam o fardamento à polícia, como acontece em outros países, ou os agentes recebiam no salário o dinheiro necessário para a farda", sublinhou Paulo Rodrigues ao DN.» [DN]

DÚVIDA

Como é possível que dois procuradores tenham manifestado a agentes estrangeiros que não confiavam na hierarquia do Ministério Público e ainda não tenha sido instaurado um processo disciplinar?

UM TRIBUNAL DO 'CARATS'

«Quem nunca teve ganas de oferecer diamantes a Naomi Campbell que atire a primeira pedra, lapidada ou não. E, no entanto, essa parece ser a falta venial de Charles Taylor, antigo presidente da Libéria e cúmplice dos senhores da guerra civil na vizinha Serra Leoa. Desta, sabemos pouco. Em compensação, sabemos tudo do jantar de benemerência na casa de Nelson Mandela, até que foi a favor de crianças (veremos, à frente, a indecência de juntar esse pretexto e Taylor). De madrugada, pois, Naomi Campbell foi acordada por diamantes em nome de alguém. Oferta de quem? A modelo diz não saber, para ela é fastidioso saber quem lhe estende presentes. Ontem, Mia Farrow desmentiu-a e por aqui estamos. Ora, a razão de ser dos tribunais internacionais é preparar uma consciência para lá das fronteiras. Não lhes chega a mera eficiência daquele juiz que meteu Al Capone na prisão por não pagar impostos - aí, só importava desarmar o mafioso. Charles Taylor está a ser julgado por cumplicidade com o Revolutionary Unite Front, o das crianças- -assassinas de Freetown: "Escolhe, a mão direita ou a esquerda?", e os soldaditos drogados cortavam a que lhes apetecia. Ou, com o mesmo fastio com que Naomi recebe presentes, uma orelha. A capital da Serra Leoa é a capital mundial de mutilados. As audiências com modelos e actrizes só nos afastam da consciência disso. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DECLARADO FIM DA PANDEMIA DA GRIPE

«Segundo o director geral da Saúde, Francisco George, a actividade do vírus em Portugal verificou-se sobretudo entre Agosto de 2009 e Fevereiro de 2010, tendo tido a sua expressão máxima em Novembro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje o fim da primeira pandemia de gripe do século XXI. » [DN]

Parecer:

Uma pandemia muito duvidosa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a DGS sobre quanto se gastou em Portugal.»

PUTOIN BOMBEIRO

«O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, participou hoje pessoalmente no combate aos incêndios florestais que atingem o país como co-piloto de um avião anfíbio Beriev-200.

Segundo as agências russas, Putin dirigiu durante hora e meia a recolha de água no rio Oka e o seu lançamento sobre as florestas em chamas dos arredores de Riazan, cidade situada a sudeste de Moscovo.

O avião fez dois voos de recolha e lançamento de água sobre as chamas, com a agência ITAR-TASS a sublinhar que foram apagados dois focos de incêndios florestais.» [DN]

UMA NOTÍCIA "INCÓMODA"

«Cerca de 45 por cento da eletricidade produzida em Portugal provém de energias renováveis, destaca hoje o jornal The New York Times que enaltece a aposta do Governo português nesta matéria.

"Quase 45 por cento da eletricidade em Portugal deriva de fontes renováveis, um aumento de 17 por cento face aos últimos cinco anos" escreve o jornal norte-americano que dedica hoje três páginas a esta matéria e faz destaque na primeira página.

Cinco anos depois de o Governo português liderado por José Sócrates ter "embarcado em projetos ambiciosos relacionados com as energias renováveis", o The New York Times refere também "que Portugal espera ser o primeiro país a inaugurar uma rede nacional de carregamento de carros elétricos" já em 2011.» [i]

Parecer:

Mais uma notícia que não o será em muitos jornais e que os líderes da oposição não comentarão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos líderes dos partidos da oposição.»

SEBASTIAN KOCZWARA