domingo, agosto 22, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pisco-de-peito-ruivo [Erithacus rubecula], Jardim Gulbenkian

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Ao contrário do que muitos julgam Pedro Passos Coelho não segue as sondagens nem actua em função delas, em vez disso os seus gestores de imagens recorrem aos serviços de um canário adquirido na Feira do Relógio que, à semelhança do polvo alemão, tem poderes de adivinhação. Ainda esta semana o canário foi confrontado perante um comedouro de alpista colhido em Massamá e um outro com o mesmo cereal colhido na Covilhã, a ave canora não hesitou e escolheu o alimento de Massamá, num sinal claro de que Passos Coelho vencerá Sócrates nas próximas legislativas.

O problema é que o pessoal da imagem foi induzido em erro e, afinal, Passos Coelho mora em Odivelas. Agora estão a reflectir sobre se o canário estava enganado quanto à residência de Passos Coelho como sucedeu com Bota, ou se há um candidato a primeiro-ministro perdido em Massamá.

«Um crocodilo, conhecido por ‘Harry’, vaticinou que a primeira-ministra australiana, a trabalhista Julia Gillard, vencerá as eleições legislativas de hoje.

‘Harry’, com cinco metros de comprimento, hesitou durante vários minutos antes de devorar um frango com a fotografia de Gillard, ignorando um outro com a foto do líder da oposição, Tony Abbott. Saliente-se que o réptil acertou ao prever que a selecção de Espanha venceria o Mundial de Futebol...» [CM]

Com toda esta confusão o país está baralhado, ninguém percebe se Passos Coelho é de Massamá ou de Odiveçlas e, como se isso não bastasse, ainda não se sabe se o líder do PSD avança com o projecto de revisão de Paulo Teixeira Pinto ou, como se pensou na Festa do Pontal, se o mesmo já foi cortado aos quadrados e colocados nos WC da sede da Lapa.

JUMENTO DO DIA

Miguel Macedo, líder parlamentar do PSD

Coitado do Miguel Macedo, teve de ficar em Lisboa durante o mês de Agosto e enquanto os seus pares ainda se andam a bronzear teve de fazer o frete de vir dizer que o PSD mantém o seu projecto de revisão constitucional.

«O líder parlamentar do PSD foi ontem chamado ao Parlamento para garantir aos jornalistas que o seu partido vai manter de pedra e cal as "propostas delicadas" no projecto de revisão constitucional. Miguel Macedo nunca as nomeou, mas referia-se à polémica abolição da "justa causa" nos despedimentos e ao fim da gratuitidade na saúde e educação.

A conferência de imprensa foi convocada no dia em que o Sol fez manchete com a notícia de um recuo de Pedro Passos Coelho nessas propostas. "No essencial, o PSD não recua", garantiu Macedo. Palavras algo contraditórias com as de Calvão da Silva que, ao mesmo semanário, garantia que o anteprojecto aprovado em Conselho Nacional foi apenas o "pontapé de saída" para a revisão. O presidente do Conselho de Jurisdição social-democrata e membro da comissão de revisão do PSD, presidida por Paulo Teixeira Pinto, assegurou ainda que esse grupo de especialistas "tem um mandato lato até produzir um trabalho final". » [DN]

AFINAL, O HOMEM NÃO É DE MASSAMÁ

É de Odivelas, mas Massamá fica-lhe melhor, ninguém imagina um glorioso líder a nascer em Odivelas!

UMA PRESIDÊNCIA FALHADA?

«Não foi certamente este o final de mandato com que Cavaco Silva sonhou. Quando regressar de férias encontrará a justiça numa situação insustentável, para utilizar uma expressão que lhe é cara. E convém lembrar que o Presidente é o supremo magistrado da nação, a quem compete nomear, por exemplo, o procurador-geral da República. O desemprego, por outro lado, mantém-se elevado e o abrandamento do ritmo de crescimento económico já reflecte os efeitos das medidas de austeridade. Ora este presidente candidatou-se com base nas suas credenciais de economista e prometeu uma concertação estratégica com o governo. Como se não bastasse, apesar de oriundo do centro-direita, Cavaco não parece ter neste momento qualquer influência nas direcções do PSD e do CDS, que já falam abertamente de eleições antecipadas e preferiam outro candidato. Entretanto, há dúvidas sobre se a incerteza quanto à viabilização do próximo Orçamento de Estado desagrada mais a Cavaco ou aos mercados. O Presidente tem portanto dois meses para mostrar o que vale. E não pode dizer que não tem competências em matéria de justiça ou política económica e parlamentar. Mesmo que seja em parte verdade, ao reconhecê-lo estaria a diminuir o cargo em véspera de eleições. Cavaco vai ter de assegurar alguma ordem no sector da justiça. Vai ter de garantir que o Orçamento passa com uma maioria PS e PSD, numa linha contraditória com a do seu principal adversário. E vai ter de evitar que às dificuldades económicas se junte uma crise política. O caos na justiça, a instabilidade orçamental e uma crise política seriam as marcas de uma presidência falhada.» [i]

Parecer:

Por Pedro Adão e Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O MELHOR É NÃO TER UM PROBLEMA DE CORAÇÃO EM LISBOA

«Em 2009, 77% dos doentes com enfartes não tiveram a resposta adequada, o que, se tivesse acontecido, evitaria muitas das sequelas registadas. Ou seja, de acordo com os dados da Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares, de um total de 3806 casos, apenas 884 (23%) foram correctamente encaminhados para os hospitais. Mas este número ainda é mais reduzido se neste lote forem incluídos todos os doentes coronários. Segundo os mesmos dados, só 5,8% chegam aos hospitais através da activação da via verde - o sistema criado pelo Ministério da Saúde, em 2005, e através do qual deveriam ser encaminhados todos os utentes que liguem para o 112 com suspeitas de doenças coronárias, de forma a receberem tratamento mais rápido e adequado com o objectivo de reduzir as sequelas e a mortalidade.

No entanto, o balanço da unidade de Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares relativamente a 2009 revela melhorias de uma forma global, apesar de a percentagem estar longe das metas definidas pela tutela, que era a de, nesta altura, a via verde já ser utilizada em 80% das situações coronárias urgentes. "Os ganhos são graduais. Nada que não esperássemos. Temos é de garantir que a tendência contínua a ser de crescimento", explicou ao DN o coordenador Rui Cruz Ferreira, que sublinha que esta tendência já permitiu reduzir em 1% a mortalidade anual. Neste momento, "a mortalidade estará entre os 8% e os 9%".» [DN]

Parecer:

Apetece perguntar para onde vai tanto dinheiro gasto na saúde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Avalie-se a despesa na saúde segundo a eficácia do sistema.»

TEMOS PRIMEIRO-MINISTRO

«O líder do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, declarou hoje que Pedro Passos Coelho "obviamente dará um bom primeiro-ministro" para Portugal.

Jardim falava em conferência de imprensa antes da reunião de trabalho que manteve com o presidente nacional do partido naquele que foi o primeiro encontro entre os dois responsáveis social democratas depois da eleição de Passos Coelho.» [Expresso]

Parecer:

Quem o garante é o Alberto João.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Alberto o que recebeu em troca.»

CASAL BECKHAM DESPEDE EMPREGADOS

«Um jardineiro de David e Victoria Beckham vai passar a desempenhar, também, funções de motorista. Esta foi uma das medidas que o casal decidiu tomar para reduzir despesas. Entre jardineiros, empregadas da limpeza e motoristas das quatro casas do casal, foram também dispensados os serviços de assistentes ainda do tempo em que Beckham jogava no Real Madrid. No total, dos 50 empregados do casal Beckham, 14 foram despedidos.

Segundo o "The Sun", Victoria terá recorrido a um assessor económico para tomar medidas condizentes com o espírito de crise que ainda se sente um pouco por todo o mundo. O assessor terá aconselhado a redução do pessoal para um terço e assim poupar algumas das centenas de milhares de libras que a manutenção das quatro casas exige. Recorde-se que a Victoria e David Beckham pertencem: uma casa em Herts, Inglaterra, mais conhecida como Beckingham Palace; outra em Los Angeles, onde vivem; uma em Bargemon, França e, finalmente, uma casa na Ilha Palmeira, no Dubai.» [Expresso]

Parecer:

O casal Beckham tem sorte por não ter lá uma intersindical, o jardineiro haveria de o continuar a ser até à reforma, mesmo que já não houvesse jardim.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Copie-se o PEC Beckham.»

PRESO O ETARRA QUE ORGANIZOU O DEPÓSITO DE EXPLOSIVOS EM ÓBIDOS

«As forças de segurança prenderam na Bélgica o alegado membro da ETA Luís Maria Zengotitabengoa, que as autoridades espanholas relacionam com o aluguer de uma carrinha carregada de explosivos intercetada em janeiro em Zamora, informaram fontes policiais.

O suposto etarra preso hoje na Bélgica é irmão de Andoni Zengotitabengoa, detido a 11 de março no aeroporto de Lisboa, quando tentava fugir para Caracas, na Venezuela, disfarçado e com um passaporte mexicano falso.

Andoni Zengotitabengoa é acusado de organizar, juntamente com Mielgo Oier Gomez, um depósito de cerca de uma tonelada de explosivos encontrados a 04 de fevereiro numa casa em Óbidos. » [Expresso]

EDUCAR NA NATUREZA

«Em 2003, um estudo em 109 escolas primárias do Reino Unido concluiu que as crianças de oito anos conseguiam identificar 83% de 150 personagens dos desenhos animados japoneses Pokémon mas não reconheciam a fotografia de um escaravelho, de um veado ou de um carvalho. "O nosso estudo tem duas mensagens: a primeira é que as crianças têm uma capacidade enorme para aprender acerca de criaturas, sejam elas naturais sejam artificias. A segunda é que parece que os defensores da natureza estão a sair-se pior que os criadores do Pokémon", provocaram os investigadores em entrevista ao jornal britânico "The Independent".

Na última década a investigação do impacto da natureza no desenvolvimento ganhou novo fôlego, com dezenas de estudos a tentarem mostrar o papel protector da natureza na saúde, mas também na fortalecimento de competências como a criatividade ou a concentração, ou até na diminuição da taxa de criminalidade.» [i]

PRAZO IDIOTA

«O vice-presidente do PSD Diogo Leite Campos insiste que o Governo deveria apresentar até 9 de Setembro as principais medidas do Orçamento para 2011, considerando que divulgá-las só em Outubro revela que o executivo está a “defender” o lugar. “O Governo quer só apresentar o Orçamento e as medidas num momento em que não pode cair: isso é demasiada precaução, falta de capacidade de gestão, é demasiada falta de frontalidade”, afirmou Diogo Leite Campos, em declarações à Lusa, a propósito da polémica dos últimos dias entre PSD e PS sobre a apresentação das medidas do Orçamento de Estado.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Este fiscalista, agora economista, fazia mais sentido quando aparecia na televisão a defender a banca sempre que se colocava a hipótese de aumentar os impostos sobre a actividade bancária. Defender que o orçamento deve ser apresentado até 9 de Setembro é gozar com a democracia, se ele quer que o governo caia então que proponha uma moção de censura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

KAYES C

DUBLIN CITU COUNCIL