segunda-feira, agosto 23, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Gaio [Garrulus glandarius] no Jardim Gulbenkian

JUMENTO DO DIA

Emanuel dos Santos, secretário de Estado do Orçamento

Emanuel dos Santos dá uma boa explicação técnica para a impossibilidade de apresentar um projecto de orçamento até Setembro, respondendo assim à exigência do PSD de que o OE de 2011 fosse conhecido a tempo de o Presidente da República dissolver a AR.

Isto é, o secretário de Estado respondeu tecnicamente a uma exigência política que além de inaceitável é idiota, se o objectivo era o Presidente da República poder dissolver o parlamento isso significa que o projecto fosse apresentado muito antes, a tempo de o parlamento aprovar uma moção de censura e de na sequência desta o Presidente da República reuniria o Conselho de Estado e adoptaria uma decisão no prazo constitucional que termina a 9 de Setembro.

É inútil tratar seriamente uma idiotice de um tal professor Diogo Leite Campos que até aqui era um fiscalista de sucesso a defender grandes interesses e agora se dedicou à idiotice política.

«A garantia é do Secretário de Estado do Orçamento que assegura que não ser possível introduzir no sistema informático todo o Orçamento do Estado para 2011 em Setembro. Apenas será possível conhecer os grandes números, explicou Emanuel dos Santos.

"Não é possível ter um Orçamento do Estado nos moldes em que o fazemos hoje, com o sistema de informação que tem 600 e tal orçamentos a serem carregados num sistema centralizado, porque previamente ao carregamento e execução dos orçamentos pelas classificações económicas em função da circular da Direcção Geral do Orçamento, os serviços têm de ter o 'plafond' de cada serviço", explicou Emanuel dos Santos,num entrevista à Lusa.» [JN]

JOSÉ SÓCRATES, CONHECE SAKINEH

«Há uma explicação cínica para a liderança da Inglaterra na luta pela abolição da escravatura: seria porque as suas cidades manufactureiras Manchester e Liverpool tinham interesse em aumentar o mercado consumidor nas Américas. É uma explicação simplista, baseada na tese de que do capitalismo não podia vir uma boa causa senão pelo interesse cúpido. Na verdade, a luta anti-esclavagista foi liderada por gente movida por ideias generosas. Em 1787, foi fundada a Sociedade para a Abolição do Tráfico de Escravo, por 12 ingleses, religiosos quakers, animados só por esta ideia: a escravatura é bárbara. Fizeram petições à Câmara dos Comuns, mostraram o que eram os navios negreiros... Em 20 anos foi possível convencer a Inglaterra, e o tráfico no Atântico foi abolido em 1807. Em 30 anos, desde que foi fundada, a República Islâmica do Irão já matou à pedrada 150 pessoas. No próximo sábado, numa centena de cidades de todo Mundo, entre elas Lisboa, vai protestar-se contra a lapidação da iraniana Sakineh Ashtiani. A escravatura e a lapidação de pessoas pertencem ao mesmo mundo bárbaro. A dimensão de ambas não é comparável - à partida, parece mais fácil acabar com as mortes à pedrada. Então, o que nos falta? Se calhar, a convicção dos quakers para influenciar os nossos governantes. Sim, porque é a estes que temos de dizer: lapidação, não, não pode ser. Eles que façam o resto.» [DN]

Parecer:

Ferreira Fernandes devia explicar-nos o porquê do nome de Sócrates no título, porque não perguntar por Jerónimo de Sousa que até costuma alinhar ao lado do Irão ou mesmo Passos Coelho, Manuel Alegre o Cavaco Silva?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS QUATRO NOVAS ESPÉCIAS NO VALE DO GUADIANA

«Moscas, mosquitos, borboletas, abelhas e besouros são verdadeiros petiscos para as libelinhas e libélulas - consideradas por alguns especialistas autênticos "dragões voadores". Os Odonata, ordem a que pertencem, habitam a terra há aproximadamente 300 milhões de anos. Seres esplendorosos, de variadas cores e formatos, são inofensivos para o ser humano e têm uma função ecológica muito importante, uma vez que consomem uma grande quantidade de insectos, muitos deles bastante prejudiciais para o homem.

São conhecidas a nível mundial cerca de seis mil espécies da ordem Odonata, que se dividem em duas subordens: Zigoptera (libelinha) e Anisoptera (libélula). Em Portugal está confirmada a presença de 65. Há cerca de um ano atrás, foram recolhidas e identificadas 12 espécies no âmbito de um estágio no Parque Natural do Vale do Guadiana, quatro delas novas para a região: Sympecma fusca, Coenagrion caerulescens, Gomphus graslinii e Libellula quadrimaculata. Gomphus graslinii tem o estatuto de espécie "em perigo" no Livro Vermelho dos Invertebrados de Espanha e Coenagrion caerulescens está classificada de "vulnerável".» [DN]

O ESTRANHO CASO DOS CENTENÁRIOS JAPONESES DESAPARECIDOS

«O Japão tem oficialmen- te 40 400 centenários. Que podem ser umas tantas centenas a menos. Isto porque muitos estão desaparecidos há décadas, sem registo da sua morte ou notícia do seu destino. A história de Sogen Kato (ver caixa) trouxe para as primeiras páginas dos jornais nipónicos o estranho caso dos centenários desaparecidos.

O caso assumiu tal proporção que as autoridades lançaram uma operação de busca a nível nacional dos idosos desaparecidos. Números oficiais indicam que mais de 200 daqueles 40 400 estão em paradeiro incerto. O que num país possuidor da mais elevada expectativa média de vida - 86,4 anos para as mulheres e 79,6 anos para os homens - veio levantar suspeitas de fraude por parte das famílias. Isto porque todas as prestações sociais são pagas, a não ser que seja comunicada a morte do beneficiário. Não estando estes obrigados a prova de vida... podem viver para sempre. O que se torna uma tentação para familiares menos idóneos.» [DN]

Parecer:

A história da morte há mais de vinte anos do japonês mais idoso foi uma delícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

NÃO HÁ ORÇAMENTO PARA A TROCA

«"Se há alguém no PSD que pensou que podia fazer uma negociação com o Partido Socialista trocando a revisão constitucional por qualquer apoio para qualquer Orçamento do Estado desengane-se porque nós não trocamos a liberalização nos despedimentos, nem o Serviço Nacional de Saúde nem o sistema público de educação por nenhum apoio por mais importante que ele seja."

O aviso é do secretário-geral dos socialistas, e primeiro-ministro, que não poupou nas críticas ao PSD e a uma liderança que José Sócrates apelidou de "ceder ao andamento de inquéritos de opinião". A reentrada dos socialistas na política, depois do Verão, deu- -se ontem à noite, perante um milhar de militantes e simpatizantes em Mangualde e onde Sócrates deixou bem claro que o PS "não cede a chantagens, ultimatos e ameaças". Para o PS, as "ameaças" do PSD destinam-se a "fazer esquecer uma proposta de revisão constitucional", mas, sentenciou, "mal anda um partido e uma liderança que hipoteca a sua melhor proposta ao sabor dos inquéritos de opinião. Isso é perder credibilidade e mostrar que não tem uma agenda".» [DN]

Parecer:

Passos Coelho meteu-se num beco sem saída.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver como sai dele.»

MP HESITA NA INVESTIGAÇÃO A DUARTE LIMA?

«A brigada de homicídios da Polícia Federal do Rio de Janeiro, que está a investigar o assassínio de Rosalina Ribeiro, já enviou alguns elementos para a Polícia Judiciária portuguesa, segundo apurou o DN junto de fonte policial. Não foi possível confirmar que dados chegaram em concreto, mas é certo que as autoridades brasileiras querem esclarecer o papel do advogado Duarte Lima no caso. Motivo: foi a última pessoa a ver Rosalina Ribeiro com vida.

A decisão de abrir um inquérito em Portugal, com o objectivo de interrogar Duarte Lima, terá de partir do Ministério Público depois de analisados os elementos enviados pela polícia brasileira à Polícia Judiciária. Fonte da PJ adiantou ao DN que "o caso está a ser tratado pela directoria de Lisboa". » [DN]

Parecer:

Se ao menos fosse o Sócrates....

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

ABELHAS ESTÃO A DESAPARECER

«No alto de um monte de Arouca, Alberto Aguiar, apicultor há 20 anos, mostra as 30 colmeias com um ar desolado. "O movimento está fraco, está quase tudo morto, devo ter duas ou três colónias vivas", desabafa. O fato de protecção não chega a ser necessário para dar uma volta pelas colónias. Está tudo calmo. Há quatro anos que as abelhas teimam em desaparecer das suas colmeias sem deixar rasto. Situação que o deixa apreensivo ao ponto de questionar a continuidade na arte. Tem agora pouco mais de 20 colmeias habitadas, chegou a ter 170. "Tem sido uma calamidade, morrem, morrem e ninguém sabe porquê.

" Alberto Aguiar mostra o que resta das provas, ou seja, o interior de colmeias com aspecto queimado, colónias que estranhamente deixaram de ter habitantes. "A partir do ano passado, comecei a desistir de povoar as colmeias", revela. Ainda foi ao Alentejo comprar abelhas, mas no último ano garante que 90 por cento das suas colónias morreram. Feitas as contas, a diminuição dos ganhos financeiros ronda a mesma drástica percentagem. "Não vale a pena investir, é perder dinheiro." Sempre que abre uma colmeia e encontra o inesperado, que agora que se tornou habitual, a vontade de desistir da apicultura aumenta. "As rainhas continuam a pôr ovos, mas o problema é que não têm abelhas suficientes para o aquecimento e para alimentar as larvas." » [Público]

Parecer:

Um problema de consequências muito graves que não está a ser devidamente estudado e combatido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

TODOS PELA DEVASSA DA ARRÁBIDA

«Vestido com uma T-shirt preta onde pode ler-se “Arrábida de luto”, João Belfort Cerqueira, da organização do desfile náutico de protesto, disse à Lusa que “esta é uma luta para que se reveja já o plano que divorciou as pessoas do Parque Natural da Arrábida”. A organização acredita que este será um “mega desfile”.

A iniciativa, que envolve embarcações de Sesimbra, da Arrábida e de Setúbal, realizou-se pela primeira vez em 2006, um ano depois da aprovação do plano de ordenamento.

O protesto conta com o apoio do Clube Naval de Sesimbra, do Clube Náutico da Arrábida, do Clube Naval Setubalense, da Cooperativa dos Pescadores de Setúbal, Sesimbra e Sines, da Associação de Armadores de Pesca do Sul e do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul.» [Público]

Parecer:

O ideal, ideal, era acabar com o que resta no fundo da Arrábida como tem sucedido em toda a costa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mantenham-se as restrições.»

ULIDS KRUSTS