sexta-feira, agosto 27, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alvéola-cinzenta [Motacilla cinerea], Quinta da Bela Vista, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Manuela Moura Guedes, beneficiária da segurança social

A rigorosa Manuela Moura Guedes deve ter uma doença estranha que lhe permite estar meses de baixa durante os quais vai à praia, dá entrevistas e tem uma intensa actividade social, não imagino qual seja a não ser que a alergia ao trabalho seja considerada doença.

Mas interrompeu as férias, melhor, a doença, para dar uma entrevista ao DN que merece a pena ser lida do princípios ao fim, ficamos a conhecê-la melhor ou, pelo menos, quase tão bem como o José Eduardo.

(...)«

Desmente o quê? As negociações, os 600 mil euros?
Eles gostam é de fazer títulos. Estas revistas auto-apelidam-se de jornalismo. É asqueroso.

(...)

No início do Verão, disse que, se a saúde o permitisse, voltaria à TVI em Setembro. Mantém?
Não quero falar disso. Depende daquilo que acabou de falar.
Da opinião do médico?
Sim. Tenho de me sentir bem para voltar ao "local do crime".
E sente-se bem?
Claro que me sinto muito melhor, mas tenho de ter a certeza de quem me acompanha.

(...)

Que foi...
Pode parecer um pouco pretensioso, mas sempre carreguei nos ombros a responsabilidade e a angústia de alertar as pessoas. Mas, a partir do momento em que escolhem o seu destino estando alertadas...
Está a falar de quem?
Do povo português. As pessoas estão mal, mas querem continuar dessa forma. Fiquei surpreendida, mas ao mesmo tempo aliviada. Eles sabem, já não tenho de ser responsável por eles. Isso tirou-me um pouco o fascínio do jornalismo mas deu-me paz de espírito. Já sinto algum distanciamento. A minha forma de fazer jornalismo mudou com isso.
Quer dizer que voltará de uma forma diferente?
Se calhar. Já conheço melhor os destinatários. É um povo mais complicado, menos reactivo, conformado. Por isso, sim, seria naturalmente diferente. Muito menos inquieta porque não carrego esse peso, essa inquietação. O meu jornalismo seria diferente. Aliás, será diferente. Tenho alguma esperança de que não tenha morrido. A minha "morte" foi francamente exagerada na avaliação financeira.»
[DN]

A ESPERANÇA QUE VEIO DO FUNDO

«Quando lhes chegou a primeira sonda - ao fim de 17 dias perdidos a 700 metros de profundidade -, mandaram uma mensagem. Bastava ser sinal de vida para Santiago do Chile, a 900 quilómetros de distância, explodir de alegria e buzinas, como aconteceu. Mas a mensagem era mais do que isso: "Estamos bien en el refugio los 33", dizia. Jornalista há décadas, quem me dera ter sabido sempre responder tão bem a "o quê?" e "quando?" (condensados em "estamos bien"), "onde?" ("en el refugio") e "quem?" ("los 33"). A boa informação precisa também de resposta a "porquê?". Pois essa foi a resposta mais brilhante: sendo tão sucinto e exacto o bilhete dizia que o milagre aconteceu porque aqueles 33 homens são sobreviventes. No sentido dos que forçam o destino. Foi, pois, uma mensagem de esperança, a dos mineiros. Isto é, fiquem para trás os 17 dias e fixemo-nos nos quatro meses que faltam, com a broca furando seis metros ao dia, até ao resgate de todos. É possível, garantem-nos outros bilhetes em sentido inverso. Carolina para o pai, Franklin Lobo, 53 anos, que foi internacional de futebol: "Queria mandar-te uma bola, mas não cabe no buraco." Os irmãos de Victor Zamora, de 33 anos: "Fartamo-nos de rir com que o que estás a ganhar em horas extraordinárias." Einstein, no aeroporto de Nova Iorque: "Raça? Humana." Esta última parece não ter a ver com o caso, mas tem: sou eu, orgulhoso dos meus. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESTUDO PROVA QUE AS MULHERES CONDUZEM MELHOR

«Quando se sentam atrás do volante, elas são mais seguras, menos agressivas e, mesmo quando têm um azar, os acidentes em que se envolvem são por norma pouco graves. Esta a conclusão de um estudo sobre tráfego realizado em Nova Iorque e divulgado na semana passada.

Os números foram divulgados pelo jornal New York Times (NYT). E basta um exemplo: 80 por cento de todos os acidentes em que resultaram peões mortos ou gravemente feridos registados em cinco anos na "Grande Maçã" envolveram condutores homens.» [DN]

PORTUGUESES SÃO OS QUE MAIS DISCORDAM DO COMBATE AO DÉFICE

«Mais de um quinto (22%) dos portugueses está “completamente em desacordo” com a afirmação de que “as medidas para reduzir o défice e a dívida públicos não podem ser adiadas”.

É a percentagem de respostas negativas mais alta de toda a União Europeia que, consistentemente, é acompanhada da mais baixa percentagem (59%, com os portugueses aqui a empatarem com os búlgaros) dos que “concordam inteiramente” com a urgência de por travões ao endividamento público. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por cá o défice é progressista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

GOVERNO GREGO PEDE AJUDA DOS CIDADÃOS NO COMBATE À EVASÃO FISCAL


«De acordo com o comunicado, os vídeos deverão ser executados tendo em conta o tema “Os cidadãos ajudam à consciência dos contribuintes”.

Os cidadãos interessados deverão submeter ao ministério vídeos (com duração máxima de 60 segundos) que “exponham uma ideia, uma história ou uma mensagem que contribua para o fortalecimento da consciência dos contribuintes e da luta contra a evasão fiscal”, pode ler-se no comunicado.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

E por cá o que se faz?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças.»

ANDAM VERMES NA BLOGOSFERA

O "Albergue Espanhol" não é um blogue qualquer, é um blogue respeitável e que respeitava onde está gente que pensa bem e que conta com o envolvimento de muitos apoiantes próximos de Pedro Passos Coelho.

O problema é que anda por lá uma borboleta, metamorfose de um qualquer verme rastejante, que mete tanto nojo que até João Villalobos veio assegurar que tal verme não corresponde a nenhum dos bons nomes identificados:

«Apenas para dizer ao Filipe Nunes Vicente, a quem sempre tive na conta de pessoa inteligente, que as suas animosidades pessoais não justificam no meu entender que ande a espalhar levianamente insinuações na caixa de comentários do Câmara Corporativa sobre a identidade dos membros deste Albergue. Posso assegurar ao Filipe sob a minha palavra de honra que a Elisabeth Butterfly não é pseudónimo de nenhum dos outros autores da casa. E espero que seja quanto baste para ficarmos por aqui, quanto a supostas identidades.»

O problema é que o tal verme que neste momento atravessa a metamorfose enganosa de borboleta é um dos mais activos autores, declarou o seu valioso apoio a Pedro Passos Coelho e ligou o esgoto do seu casulo directamente para aquele blogue:

«Depois do post anterior pus-me a pensar... Então, se António Guterres ficou conhecido por ser católico e mesmo nada eficaz quando foi preciso meter os boys na ordem e Eduardo Ferro Rodrigues teve fama de... well, you know... até que o caso ficou arrumado, Sócrates tem fama de quê, sabem?»

Como diz o povo "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és".

KONSTANTIN LEYLAK

AMNISTIA INTERNACIONAL