sexta-feira, agosto 20, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Bairro da Bica, Lisboa

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O famoso discurso de Mendes Bota na Festa do Pontal apresentando Pedro Passos Coelho como o rapaz simples de Massamá que em vez de se ter mudado para a Lapa optou por continuar ligado às suas origens humildes num bairro na periferia de Lisboa, mantendo hábitos saudáveis como ir à praia de camisola de alças e de havaianas levando sandes de courato e melancia para o almoço, vai servir de base ao trabalho da agência de imagem do líder do PSD.

Ao contrário de um Sócrates Burguês, familiar de gente que anda em Aston Martin, que passa férias em resorts de luxo e pratica surf nas melhores praias do Havai, teremos um Pedro Passos Coelho que vai da Massamá até à Costa da Caparica com passe social, carregado com o farnel preparado pela mãe com as sobras do jantar do dia anterior, para praticar surf em pranchas improvisadas.

JUMENTO DO DIA

Isabel Alçada, ministra da Educação

Recusar o encerramento de escolas com poucos alunos é populismo oportunista e irresponsável, é ir atrás de sentimentos populares em busca de votos e em prejuízo do futuro das crianças, talvez por isso a oposição não recuse a medida e venha acusar o governo de precipitação. São os mesmos que se opuseram ao encerramento de maternidades como a de Elvas com argumentos bacocos.

Mas o facto de a medida se justificar isso não implica que não seja bem explicada e fundamentada, tudo em nome de uma vaga reformista cujos promotores acham que está acima da vontade popular. Uma reforma que mexe com crianças deveria ter sido bem explicada aos pais com dados que demonstrassem que manter estas escolas era comprometer o futuro dos seus filhos.

A ministra da Edução negociou muito com municípios e sindicatos mas esqueceu-se de explicar a decisão aos pais.

O HOMEM DE MASSAMÁ VISTO PELOS SEUS

«Parece mesmo que me deixaram sozinha em casa, merde! Eu bem que não queria postar aqui esta imagem sem outro post de alguém pelo meio, mas... Oh, very Well then, the hell with it! Tomem lá, vá! "Republic's dream" mostra uma (nada) jovem República (mas ainda muito em forma!) aos pés do "escolhido".

Roam-se de inveja os socialistas, porque eu sei que já encontrei o meu primeiro-ministro, e, um dia destes, ele há-de "voltar" para afastar o nevoeiro deste pântano profundo!»
[Albergue Espanhol]

PS: gostei especialmente das laranginhas no canto superior direito. Para ficar perfeito só falta o grande líder estar a usar uma camisola de alças com buraquinhos enquanto come uma sandes de courato.

PEDRAS PARA O IRÃO

«Cem cidades de todo o Mundo, entre elas Lisboa, serão no próximo dia 28 palco de protestos contra a selvajaria (como nomear o inominável?) das execuções por lapidação no Irão, onde, nas últimas décadas, 150 pessoas, a maior parte mulheres, foram apedrejadas até à morte e mais 25 aguardam actualmente idêntico destino, entre elas Sakineh Ashtiani, de 43 anos, mãe de dois filhos, acusada de adultério. A iniciativa "100 cities against stoning" é do International Commitee Against Execution e o protesto de Lisboa, nascido na Net, visa chamar ainda a atenção para as sentenças de morte aplicadas no Irão tanto a opositores políticos como a homossexuais ou adúlteros "por um sistema de justiça que não respeita os mais elementares direitos de defesa das suas vítimas". O protesto está marcado para as 18 horas, no Largo Camões. Eu teria preferido a sugestão do leitor de um dos blogues que divulgaram a iniciativa: levar à embaixada do Irão um monte de pedras conformes ao artº 104º do Código Penal iraniano, isto é, "não tão grandes que matem à primeira nem tão pequenas que não mereçam a classificação de pedras".» [JN]

Parecer:

Manuel António Pina.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM PROCESSO CONTRA QUEIROZ

«A notícia, avançada há instantes pela TVI, revela que o vice-presidente se queixa de palavras proferidas por Queiroz durante uma entrevista ao semanário ‘Expresso’, onde o seleccionador referiu-se a Amândio de Carvalho como “a cabeça de um polvo” que o queria expulsar da FPF e do seu cargo.

O dirigente da Federação apresentou queixa no Conselho de Disciplina do organismo, sendo que o processo deverá ter início logo após a conclusão do outro que opõe o seleccionador à Comissão Nacional Antidopagem.» [CM]

Parecer:

Estes processos começam a lembrar-me as investigações do MP, como não têm coragem de despedir Queiroz multiplicam os processos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o espectáculo triste e sujo dado ao país pela FPF.»

UM MILHÃO DE DÓLARES PARA QUEM APARECER NU JUNTO A OBAMA

«O milionário britânico Alki David está a oferecer um milhão de dólares (776 mil euros) à primeira pessoa que conseguir aparecer sem roupa junto a Barack Obama. Mas o voluntário ou voluntária a exibir a sua nudez ao presidente dos EUA terá de ostentar no peito o nome do site Battlecam - uma forte aposta do empresário -, que deve transmitir este 'evento' em directo.» [CM]

Parecer:

Uma boa oportunidade para os portugueses pois Obama estará em Lisboa no dia 20 de Novembro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelos candidatos.»

PINTO DA COSTA ESTÁ A PERDER QUALIDADES?

«"Quero jogar a Champions e aqui. Estou contente por ter decidido jogar pelo Benfica. Vou deixar tudo em campo e estou com muitas ganas de triunfar e desfrutar de um clube como este. Espero que saia tudo bem e que conquiste o título.Prometo uma grande época", disse o argentino de 20 anos,recusando-se a comentar o assédio portista na recta final das negociações com os encarnados.

"Só quero falar do Benfica, porque foi a equipa que escolhi. Houve propostas de Itália, Espanha e Portugal, mas quando fui informado sobre o projecto do Benfica decidi em dois segundos", frisou, antes de se descrever como futebolista: "Gosto muito de chegar à baliza, sou rápido e potente e gosto de desfrutar o jogo".» [CM]

PORTUGAL É O 27.º MELHPOR PAÍS DO MUNDO

«A revista norte-americana 'Newsweek' revelou a sua primeira lista dos melhores países do mundo tendo em conta cinco categorias distintas. No topo está um país nórdico, a Finlândia, havendo ainda outros três nas primeiras dez posições.

"Se nascesse hoje, que país lhe iria proporcionar a melhor oportunidade de viver uma vida saudável, segura, razoavelmente próspera e com capacidade de ascensão?" Foi a esta pergunta que a revista norte-americana Newsweek quis responder no seu primeiro ranking dos melhores países do mundo. A resposta acabou por ser Finlândia, com Portugal a surgir no 27.º posto, logo atrás da Grécia.» [DN]

Parecer:

Por aquilo que leio na comunicação social estava convencido de que estava entre a Guiné-Bissau e o Burkina-Faso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

TÍTUESPANHA: TOURO SALTA PARA AS BANCADAS

TARRAFAL: VERDADES EM MENTIRAS DO CAMPO DE TRABALHO DE CHÃO BOM

«O Tarrafal funcionou, "numa primeira fase, de 1936 a 1954, como cárcere para presos políticos de Portugal; e mais tarde, de 1962 a 1974, com o nome de Campo de Trabalho de Chão Bom, como penitenciária de nacionalistas de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Ao todo estiveram aí encarcerados mais de 340 antifascistas portugueses e cerca de 230 nacionalistas africanos (106 angolanos, 100 guineenses e 20 cabo-verdianos)". Entre os reclusos houve ainda uma dezena de estrangeiros, "arrebanhados em rusgas em Portugal". As vítimas mortais, na contabilidade de José Vicente Lopes, foram 37.

Colónia penal criada em 1936, o Tarrafal ficou conhecido como "campo da morte lenta", nome plenamente justificado pelas terríveis condições - de clima, saúde, alimentação e regime carcerário, marcado pela extrema violência. "Se Hitler tivera Auschwitz e Dachau, Salazar tinha, salvo o exagero da comparação, o Tarrafal." Dos 340 portugueses (comunistas, anarquistas, republicanos), morreram 34 - exatamente 10 por cento, um valor que fala por si. Os nomes mais frequentemente referidos são os de Bento Gonçalves e Mário Castelhano, os líderes do PCP e da CGT, a central anarcossindicalista. A historiografia oficial contabiliza 32 mortos, mas o autor contou 33 campas no cemitério do Tarrafal, incluindo a de Artur Oliveira, um "rachado", designação dada aos traidores. O outro morto foi um guarda prisional angolano, vítima de tétano. A maioria, porém, sucumbiu à biliosa, ao paludismo e à perniciosa.

Após a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, a pressão internacional obrigou Salazar a encerrar o campo em 1954. Viria a ser reaberto por diploma de 1961. A respetiva portaria foi assinada pelo então ministro do Ultramar, Adriano Moreira, e recebeu a designação oficial de Campo de Trabalho de Chão Bom, com capacidade para 500 reclusos. Foi a guerra colonial que ditou a abertura deste e de outros campos: Missombo e São Nicolau, em Angola, Machava e Madalane, em Moçambique, e ilha das Galinhas, na Guiné.» [Expresso]

Parecer:

O mais curioso é que Adriano Moreira ainda tenha direito a um estatuto de senador da democracia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

FCP NA LIGA DOS CAMPEÕES?

Quem o diz é o i, o tal jornal que é dado à bufaria.

QUEIROZ CONDENADO

«O seleccionador nacional de futebol, Carlos Queiroz, já foi notificado da suspensão de um mês e multa de 1000 euros, aplicada nesta quinta-feira pelo conselho de disciplina (CD) da Federação Portuguesa de futebol (FPF). A notícia foi confirmada ao PÚBLICO pelo advogado de Carlos Queiroz, Rui Patrício.

Tal como o PÚBLICO avançou ontem, o seleccionador foi ilibado da acusação de perturbar o controlo antidoping, mas considerado culpado por injúrias aos médicos e ao presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (Adop).» [Público]

Parecer:

Vale a pena comparar a decisão em relação a Queiroz com a que foi adoptada para os jogadores do FCP envolvidos nos incidentes ocorridos no Estádio da Luz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compare-se.»

TOMAS RUCKER

AUSTRALIAN SEX PARTY