sábado, fevereiro 07, 2009

O que será necessário para salvar o PSD

O PSD escolheu uma líder para se colar ao Presidente da República e falhou, de nada serviu a colagem de Manuela Ferreira Leite a Cavaco Silva, nem a aparente utilização de informação de Belém convenceu os eleitores das qualidades da líder do PSD.

Os cavaquistas descobriram nos primeiros sinais de crise financeira o momento oportuno para tirarem Luís Filipe Menezes da liderança do PSD julgando que estava na hora de regressarem ao poder e falharam, a prestação de Ferreira Leite foi desastrosa e o descontentamento popular que faria Sócrates cair nas sondagens não sucedeu.

Ferreira Leite optou pelo silêncio ou pela colagem oportunista aos movimentos de contestação, mas em vez de se afirmar como candidata a líder política optou pelo estatuto de surfista social. Perante as manifestações de camionistas optou por se calar enquanto Pacheco Pereira, a Manuela Ferreira Leite não oficial, espumava de raiva porque o Governo não recorreu à polícia para promover umas sessões de batatada. Depois foi a greve dos pescadores mas o temporal passou e já ninguém se lembra dos debates acalorados por causa do preço do peixe. Por fim, Manuela Ferreira Leite aderiu às reivindicações dos professores, mas ninguém a levou a sério.

Manuela Ferreira Leite apresentou-se como a líder austera, honesta e rigorosa mas também aí falhou. Como prova de austeridade opta pelo silêncio com medo de dizer asneira mas quando as sondagens caem a pique aparece a fazer banzé pondo em pânico os seus simpatizantes, cada vez que abre a boca lá sai asneira. A imagem de honestidade ficou estilhaçada com a escolha absurda de Santana Lopes para candidato a Lisboa, uma candidatura que começa a estar fortemente inquinada por um CDS que até já tem Bagão Félix, um falso independente, como candidato à assembleia municipal.

Sem soluções para convencer os portugueses a votarem nela restava a Ferreira Leite que José Sócrates caísse sozinho e quis o destino que quando a líder do PSD já estava sem argumentos e o seu partido enlameado como o caso BPN tivesse surgido o caso Freeport. Nada melhor que Sócrates se demitir ou ser demitido com a acusação de corrupto para os portugueses se converterem ou serem convertidos à honestidade de Manuela Ferreira Leite. Mas, azar dos azares, as sondagens feitas para medir o impacto eleitoral do caso tiveram um resultado inesperado, o PS e Sócrates mantêm-se e Manuela Ferreira Leite dá um trambolhão, os eleitores poderão ter dúvidas quanto a Sócrates, mas em relação a Ferreira Leite parece terem a certeza que não a querem, nem mesmo uma boa parte dos eleitores do próprio PSD.

Quando era suposto estarmos a discutir o futuro do Governo assistimos aos protestos oficiais do PSD pelos resultados das últimas sondagens, primeiro foi o Correio da Manhã, agora foi o Expresso a dizer algo que sempre foi óbvio, Ferreira Leite dificilmente será primeira-ministra.

Que mais poderão fazer os cavaquistas para salvarem a liderança de Manuela Ferreira Leite e do próprio PSD, só se for começarem a falar bem de José Sócrates. É uma questão de experimentar, pode ser que resulte.