sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

"Vou ali e já volto", Praia dos Três Pauzinhos, Algarve

IMAGEM DO DIA

[Chip Somodevilla/Getty Images]

«A girl saluted President Barack Obama Thursday as he prepared to leave the White House for Canada on his first foreign trip as president. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

Dizer que o capital das empresas é calculado pelo valor das suas acções na bolsa até parece ser verdade, mas talvez não seja bem assim. As cotações das acções de uma empresa na bolsa corresponde ao valor a que foram vendidas, mas não estamos a falar necessariamente de quotas de 10% do capital, como sucedeu com a compra de capital da CIMPOR feita pela CGD. Ainda há pouco tempo a filha de José Eduardo Santos comprou capital do Millennium por um valor muito acima das cotações e ninguém lhe chamou parva, até houve quem ficasse alarmado.

Louçã é professor de economia e sabe muito bem (espero eu) como funciona o mercado, sabe mas faz de conta que não sabe quando isso lhe interessa.

AVES DE LISBOA

Alvéola-cinzenta [Motacilla cinerea]

CM DE TORRES QUERIA NÚS NO MAGALHÃES

«O Ministério Público (MP) ordenou esta quinta-feira à Câmara de Torre Vedras que retirasse as imagens de nus femininos que estavam no ecrã de uma reprodução do computador Magalhães, que faz parte de um "monumento" ao Carnaval da cidade.

'Fomos surpreendidos à cerca de uma hora com um fax do Ministério Público assinado pela senhora delegada do 1º juízo, a qual nos dá um prazo até às 15h30 para retirar o conteúdo do computador Magalhães', explicou o presidente da autarquia, Carlos Miguel, em declarações à Antena 1.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Giro, giro era se a menina fosse esposa ou filha do autarca, assim é que o povo se divertia à grande.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta, solicite-se ao MP que seja tolerante e explique-se ao autarca que as leis não são suspensas durante o Carnaval.»

MNE DEFENDE DURÃO DE CRÍTICAS DOS SOCIALISTAS EUROPEUS

«O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, enviou uma carta ao Parlamento Europeu (PE) a rejeitar uma acusação atribuída ao Governo de Durão Barroso na questão dos voos ilegais operados pela secreta norte-americana em Portugal. A acusação estava num proposta dos socialistas europeus para uma resolução que reprovava os Governos da UE que colaboraram activa ou passivamente com as autoridades norte-americanas. A proposta dizia, até ontem, que "novas informações veiculadas na imprensa relativas a voos da CIA em Portugal, com transporte de detidos, durante o Governo Barroso". Depois da carta das Necessidades, os socialistas europeus eliminaram a referência a Portugal. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Gostava de saber que acordo fizeram com Durão Barroso para o defenderem tanto, porque certamente não é por o presidente da Comissão ter feito jeitos a Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se que se tornem públicos os negócios de José Sócrates com Durão Barroso.»

MÁRIO NOGUEIRA: AO MAU CAGADOR ATÉ AS CALÇAS EMPATAM

«O secretário-geral da Fenprof considerou esta quinta-feira que a abolição de vagas no acesso à categoria de professor titular, hipótese admitida quarta-feira pelo Governo a sindicatos da classe, pode "restringir ainda mais" a progressão da carreira docente.

Responsáveis da Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) e da Federação Nacional de Ensino e Investigação (FENEI) disseram quarta-feira à Lusa que o Ministério da Educação se mostrou disponível para abolir a existência de vagas no acesso à categoria de professor titular, a segunda e mais elevada da carreira docente.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Há muito que é evidente que para Mário Nogueira o "interesse dos professores" é aquele que se conseguir conjugar com os interesses e ordens que recebe do partido. Negociar com sindicalistas designados pelo PCP é perder tempo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Suspendam-se quaisquer negociações com a Fenprof.»

PERRY GALLAGHER

COVIDIEN