terça-feira, fevereiro 17, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Yna/EFE]

«Un vuelo por la libertad. Miembros de dos grupos activistas locales sueltan cientos de panfletos anticoreanos atados a dos globos desde el Puente de la Libertad, en la ciudad fronteriza surcorenana de Paju (Corea del Sur). » [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

António Costa, presidente da CM Lisboa

As obras iniciadas na Baixa há muito que deveriam ter sido realizadas e os lisboetas agradecem e estão disponíveis para suportar todos os transtornos. António Costa sabe disso e em ano eleitoral não podia deixar de aproveitar esta obra, quem nem sequer é suportada totalmente pela autarquia, para colher os frutos. Só que muito empenhado em fazer propaganda de si próprio esqueceu-se de informar bem os lisboetas, principalmente os que trabalham na Baixa e foram confrontados com alterações de trânsito deficientemente explicadas.

REACÇÃO SALOIA

Quando um presidente toma posse num país aliado é normal que haja felicitações e que estas sejam retribuídas com promessas de colaboração, foi o que sucedeu com a mensagem de Barak Obama a Cavaco Silva. Mas numa verdadeira manifestação saloia parece a comunicação social quase omitiu o facto de ter sido uma resposta a uma carta de felicitações e o que se ouviu durante todo o dia de ontem é que o presidente norte-americano tinha pedido ajuda a Cavaco Silva. Mais um pouco tinha convidado Cavaco Silva para umas férias em Camp David.

Parece que a mentalidade saloia chegou à Casa Civil da Presidência da República.

AVES DE LISBOA

Guincho-comum [Larus ridibundus]

EM QUE LISBOA ESTEVE ANTÓNIO COSTA?

«“Na zona de intervenção, felizmente as coisas estão a correr bem, o trânsito circula sem problemas, o que significa que as pessoas estão a ir de transportes públicos e estão a seguir as recomendações da Câmara de Lisboa para utilizar caminhos alternativos”, afirmou o autarca, que esteve esta manhã presente nas instalações da Divisão de Gestão e Controlo Automático de Tráfego, Circulação e Estacionamento da Câmara Municipal de Lisboa. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Eu vi filas imensas, políticas prepotentes, muito automobilistas enganados e um total desprezo pelos peões. E basta uma visita à página da CML para se perceber que a autarquia está mais preocupada em fazer propaganda do que em esclarecer os lisboetas, preocupa-se muito em apontar caminhos alternativos mas esclarecem mal o essencial, como se circula na Baixa. A autarquia esqueceu os que vivem e trabalham na Baixa e pouco ou nada diz sobre o trânsito em ruas como a Rua da Prata ou a Rua dos Fanqueiros. Por exemplo, em relação à Rua da Prata ninguém diz que está vedado o acesso a partir da Rua da Alfândega, havendo muitos cidadãos que pretendem ir para o Rossio e são obrigados a ir para o Cais Sodré.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a António Costa que faça menos propaganda e auto-elogios e se preocupe mais com os lisboetas que começam a ficar cansados do desprezo a que foram votados.»

MANUELA FERREIRA LEITE ESTÁ COM PRESSA

«A presidente do PSD defendeu esta segunda-feira que "o Governo não está a agir" e que "não se vê absolutamente nenhum efeito" das medidas anunciadas para melhorar a situação "grave" do país.

Em declarações aos jornalistas, depois de ter recebido a UGT e a CGTP na sede do PSD, Manuela Ferreira Leite disse que quis ouvir as centrais sindicais "no sentido de fazer uma análise profunda sobre a situação grave em que o país se encontra".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Se Manuela Ferreira Leite tivesse feito esta afirmação numa aula de Política Económica teria sido convidada a abandonar o curso de Economia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à Líder do PSD quem, m nome da verdade de que tanto fala, seja mais honesta nas suas análises económicas.»

CRISE CHEGA ÀS PROPINAS

«O número de alunos com dificuldades em pagar as propinas está a aumentar no ensino superior. Para já, ainda não há "situações dramáticas", mas no próximo ano as instituições, sobretudo as privadas, podem ressentir-se, diz João Redondo, presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP). Ao Estado é pedido que apoie os estudantes através do fundo de apoio social. De preferência ainda este ano, solicita Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, do Porto.

Também nas universidades e politécnicos públicos o problema se faz sentir e traduz-se em atrasos no pagamento das propinas, que rondam os 900 euros anuais, um valor mais acessível do que a média das privadas: entre dois e seis mil euros anuais. » [Público assinantes]

Parecer:

Faz sentido o apoio do Estado a fim de evitar que haja alunos a abandonar o ensino universitário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reforcem-se os apoios sociais.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Ponto Por Ponto" gostou de saber do outdoor do Pinoleiro.
  2. O "Pátio das Conversas" sugeriu o post "jogo de mentiras".
  3. O "Câmara de Comuns" e o "Condomínio Privado" também acham que Sócrates foi ingénuo ao manter os boys do PSD nos lugares.
  4. O "Colheita 63" gostou da escolha para 'Jumento do Dia'.
  5. O "Cu-Cu" gostou da fotografia de Gena Prtasevich.
  6. O "Portugal dos Pequeninos" gostou do exemplo de sucesso de Vara.

PROGRESS ON NASA 'S CONTELLATION [imagens]

«"Nozzle side loads" are a major design consideration for rocket engine exhaust nozzles, and the J-2X engine is no exception. Side loads, or pressures exerted on the sides of the engine nozzle, are most severe during engine start as the rocket exhaust plume fills the nozzle, as well as at shutdown when the plume empties from the nozzle, pressing unevenly around the nozzle walls. Testing at the Marshall Center's Nozzle Test Facility enables Pratt & Whitney Rocketdyne design engineers to characterize these side loads and apply this test data to computer analyses used to design the nozzle to withstand the side loads. » [NASA/MSFC]

ILIA USOV

PROIBIDA A ZOOFILIA

ACTIVE LIFE MOVEMENT