quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Janelas, Vila Real de Santo António

IMAGEM DO DIA

[Anne Wall/European Pressphoto Agency]

«A police officer on a motorbike tried to stop a zebra, one of four animals to break out of a circus in Augsburg, Germany, Monday. All four were caught. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Miguel Relvas, lider(zinho) parlamentar do PSD

Miguel Relvas deve ter imitado a chefe e desligou da realidade, se assim não fosse teria lido a comunicação social e ficaria a saber que a questão do envolvimento do SIS no Caso Freeport surgiu numa reunião do Conselho Superior de Magistratura. Foi o Procurador-Geral que a brincar disse que tinha pedido ao responsável do SIS para investigar as fugas ao segredo de justiça. Suscitar esta questão num debate parlamentar é um golpe baixo que só indicia o empenho do PSD no caso Freeport, pedir tempo no parlamento para uma intervenção em defesa da honra é ridículo, se há neste país um partido que há muito não se preocupa com a honra de ninguém é o PSD e parece que Miguel Relvas é defensor desta prática.

UMA ALERTA

Abro a caixa do correio e dou com esta mensagem interessantes:

«Escrevo-lhe por causa do artigo , aviltante e pulha que o snehior escreveu sobre o meu cliente e eu próprio.

Não gosto de falar para burros. sabe porquê? Porque os cnheço e com eles tratei desde os meus 10 anos.

Obriguei.-os a puxar carroça,, a lavrar, a gradar.

Falar com um burro é um exercício difícil.

Os mais manhosos - a que nós metiamos uma garrafa de bagaço pela goela abaixo para os vendermos na feira da Vidigueira, - eram os capados.

Não sei se o Jumento é um burro capado ou inteiro.

Mas é umburro manhoso e deve ser paneleiro, por falar no caso Casa Pia.

Qanto ao emigrante que você avilta, meta-se em sentido! Zurre! Mas baixe as oirelhas para lhe meter o cabresto.

Está a falar de um homem que desde 2006 tua contra a corrupção e tem processos contra Portigal no TEDH.

Quanto a mim e às ofensas que me fez ,vá à merda, vá marrar com o combóio de Chelas.

Você e um merdas, um hipócrita.

Meta o molim no pescoço e puxe a carroça da sua falta de inteligência, parvalhão de merda, vá gozar com a sua mãezinha!»

Confesso que fiquei surpreendido com a mensagem, desde logo porque se referia a um cliente sem dizer quem, pela linguagem usada e pela quantidade de erros. De que prestador de serviços se trataria? Desde logo teria que excluir alguém com a quarta classe antiga ou equivalente, é demasiado rasca e com erros em demasia. Pela referência a burros ainda imaginei que tivesse sobrevivido algum ferrador, ainda que tal raciocínio seja uma ofensa para tão nobre profissão, nobre porque ferrar as bestas quadradas que por aí andam deve merecer a nossa consideração.

Como não referia o nome do cliente nem identificava o elegante remetente restava-me identificar quem seria este jmjml@clix.pt que conviveu com burros mas aparentava ter dois pés e que não deverá ser gay nem suporta estar junto dos que define por "paneleiros". Ainda assim foi de pouca ajuda, nem mesmo o "ml" que costuma designar "marxista-leninista" me ajudava pois falta-lhe o hifen antes.

Foi recorrendo à preciosa ajuda do Google que fui dar à página de José Maria Martins, um causídico que se tornou famoso nos últimos tempos por defender um pedófilo. Bem, mas o conhecido causídico não deve ser, a qualidade da escrita não corresponde a alguém especializado na arte dos requerimentos e dos mui doutos pareceres, e não me parece que alguém que ficou conhecido por defender um pedófilo (algo que não só enobrece um advogado que assume a defesa de uma causa difícil) use alguns dos termos usados.

Um advogado não escreve assim, portanto calculo que ande por aí algum energúmeno a usar o mail do causídico, coisa que nos tempos que correm nem é difícil. Aqui fica o texto de um qualquer sacana sem princípios me escreveu para que o ilustre jurista saiba. Em qualquer caso, até os sacanas têm direito a resposta, ainda que eu não saiba quem é o dito.

AVES DE LISBOA

Pilrito-pequeno [Calidris minuta]

O E-COMÉRCIO QUENTE

«Mal começou a Internet, comecei a usá-la para comprar roupa, livros, chocolates e tudo o mais que se pudesse encomendar de pijama às quatro da manhã. No entanto, devido à natureza de certas coisas, não basta clicar.

É preciso telefonar para acertar pormenores. Vivemos num tempo interessante de intersecção de tecnologias. O serviço que usamos inclui chamadas gratuitas para os EUA e para a Europa. Daí que esteja sempre a ligar para todo o mundo. Para a Paola e para o Maurizio - os amigáveis produtores de Parmesão da Salto Santa Maria. Ou para o Phil e a Katy de uma loja no Colorado - a Rocky Mountain, que me manda tudo o que é roupa americana.

Para comprar um anel para a minha mulher, duas simpáticas empregadas numa joalharia de Cardiff tantas perguntas fizeram e tantas experiências fizeram que conseguiram acertar no ideal. Doutra vez, um jovem casal do Tennessee, donos duma loja de artigos de cozinha, depois de me dizerem que não tinham o que eu queria - tabuleiros de gelo - deram-se ao trabalho de ir comprá-los a outro lado e mandaram-nos pelo correio, recusando-se a ser reembolsados.

Longe de refrigerar as relações comerciais, a Internet aquece-as. Como o e-comércio ainda é novidade para as empresas mais pequenas e familiares, é uma excitação falar com os novos clientes cibernéticos. Recebe-se um tratamento principesco; poupa-se dinheiro e fazem-se amigos inesperados. É aproveitar enquanto dura!» [Público assinantes]

Parecer:

Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BELMIRO NO FÓRUM DE FERREIRA LEITE

«Num cenário branco com letras em tons laranja e cinza, Manuela Ferreira Leite apresentou ontem o Fórum Portugal de Verdade, promovido pelo PSD. O símbolo tem o V de vitória e a líder social--democrata justificou a iniciativa com o momento decisivo, em que é preciso mostrar alternativas "viáveis" para "um futuro melhor". É essa a sua "ambição".» [Correio da Manhã]

Parecer:

Desde que Sócrates não transformou o novo aeroporto de Lisboa num aeroporto privativo do seu empreendimento de Tróia que Belmiro usa o jornal Público e os seus jornalistas para derrubar o Governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Belmiro qual foi o preço que cobrou, terá sido a mudança do aeroporto para mais perto de Tróia?»

MEDIDA FISCAL DA TRETA

«Todas as famílias com um rendimento anual superior a 62 546 euros anuais podem ser prejudicadas com a nova proposta "Robin dos Bosques" de José Sócrates. O empresário Américo Amorim, o médico Eduardo Barroso, um simples casal da classe média alta, ou o próprio José Sócrates são apenas alguns exemplos entre os cerca de 31 mil agregados familiares a quem o primeiro-ministro quer retirar benefícios fiscais.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que estamos perante uma falsa promessa, uma medida idiota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a incompetência do ministro das Finanças.»

MAIS UMA ANEDOTA

«Cantanhede, magistrados e procuradores à parte, agora o desafio do fundador do "Movimento de Protesto contra a Corrupção em Portugal" estreia-se na primeira divisão judicial com a entrada no processo Freeport. "Como cidadão tenho o direito a intervir no processo. Caso contrário a investigação ia ficar coxa", declarou ao DN, garantindo que tudo fará para "não parar a investigação".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um português que pediu a nacionalidade francesa e quer renunciar à portuguesa constitui-se como parte num processo em Portugal?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao candidato a cidadão francês se em França não há processos com que se entreter.»

FESTIVAL DAS LANTERNAS EM TIANJIN [imagens]

INCÊNDIOS NA AUSTRÁLIA [imagens]

OLGEIR ANDRESSON

AVALIAÇÃO

CLOCK'S