domingo, fevereiro 08, 2009

Semanada

Numa semana em que alguns esperavam que o país estivesse a discutir se deveriam haver eleições antecipadas ou se o PS deveria indicar outro primeiro-ministro, somos surpreendidos, ou talvez não, por sondagens que sugerem que deve ser o PSD a mudar de líder enquanto é tempo. Conspiração ou não, o Caso Freeport não resultou na demissão de Sócrates.

Entretanto, as suspeitas de que as fugas ao segredo de justiça tiveram um alcance que vai muito para além levou muita gente a recear que o caso esteja a ser investigado e o próprio Expresso veio assegurar, em editorial, que não esteve envolvido em qualquer manobra: «Por isso, além do material que publicámos, temos material que recusámos publicar, ou por não estar devidamente confirmado através do cruzamento de fontes, ou por não estar suficientemente documentado, ou, ainda, por nos parecer proveniente de pessoas cuja motivação poderia não ser o simples esclarecimento e informação, mas antes espalhar boatos ou meias-verdades. ». Isto é, a própria direcção do Expresso diz que houve pessoas que tentaram espalhar “boatos e meias-verdades” e cuja intenção poderia “não ser o simples esclarecimento e informação”. Nunca um jornal foi tão longe ao denunciar a existência de manobras duvidosas.

Quem não se incomodou muito em deixar-se envolver em manobras rascas foi Manuela Ferreira Leite que apoio o outdoor dos seus jotas, atribuindo a iniciativa à irreverência da juventude. Bem, pelas fotografias que foram publicadas os tais jovens já são muito crescidinhos e com idade para serem mais honestos, com a idade deles a minha mãe já tinha três filhos a quem dar de comer. A honesta Manuela Ferreira Leite está a dar mostras de desespero esquecendo a imagem que tentou passar, depois da escolha de Pedro Santana Lopes, manda agora os seus jovens “irreverentes” fazer ou aproveitar os resultados de campanhas negras. Não admira que a líder do PSD se esteja a revelar o maior desastre da história do PSD para desilusão de Pacheco Pereira que estava convencido de que a sua alquimia conseguia transformar Manuela Ferreira Leite numa brilhante primeira-ministra, ela que sempre foi um desastre político.

Numa semana em que as sondagens voltaram a malhar em Manuela Ferreira Leite surge o ministro Santos Silva, um ex alegrista, a dizer que gosta de malhar na oposição. Há aqui uma evolução política significativa, enquanto que no tempo de Guterres o Jorge Coelho dizia que quem se metesse com o PS levava, já Santos Silva não se espera que se metam com o PS, malha por prazer. Com estas palavras do ministro voltou o debate do medo que agora parece que também se instalou no PS, a crer nas declarações de Henrique Neto, motivo suficiente para Manuel Alegre voltar a montar a sua pileca e vir em defesa da liberdade, ele que é dono e senhor dos votos que recebeu nas presidências.

Quem não é dono dos professores é Mário Nogueira, o homem que o PCP encarregou de lançar a confusão no ensino aproveitando-se do mal-estar no sector, tanto não é dono que pelo menos metade dos professores já entregaram os objectivos da avaliação e entre estes até alguns sindicalistas já o fizeram.