sábado, fevereiro 14, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Faquir na Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[P.Baudon/European Space Agency/Centre National d’Etudes Spatiales/Arianespace]

«The European Space Agency provided a picture that shows the Ariane-5 rocket blasting off with two communication satellites Thursday from Kourou, French Guiana. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ângelo Correia

Ângelo Correia ainda não percebeu que por mais desastrosos que sejam os resultados do PSD nas sondagens Manuela Ferreira Leite será a candidata do PSD nas próximas legislativas. Não só Passos Coelho foi incapaz de manter viva a sua candidatura como o aparelho do PSD não acredita em alternativas e depende das escolhas de Manuela Ferreira Leite para as autárquicas. Os ataques de Ângelo Correia só ajudam a consolidar a liderança de Manuela Ferreira Leite.

AJUDE A AMI

Aqui fica o apelo para que todos os blogues passem esta mensagem.

MORREU UMA JOVEM COM BSE

É difícil acusar o Estado de responsabilidades na morte de uma jovem com BSE como equaciona a família da jovem que morreu com esta doença, o caso do plasma contaminado com SIDA no tempo de Leonor Beleza é uma prova disso. Mas terá tido o governo responsabilidades na propagação da doença?

António Campos defendeu isso durante muito tempo e eu partilho dessa opinião. Logo que foi lançado um alarme na Europa realizou-se uma reunião para adoptar medidas imediatas, a reunião realizou-se no IQA e estava em causa a apreensão de carnes e outros produtos que poderiam estar contaminados pela doença.

Participei nessa reunião e posso testemunhar de que a mensagem que foi dada foi a de que a coisa não era para levar a sério, apenas estava em causa fazer algo para acabar com o alarme público.

O governo poderá ter tido responsabilidades directas nas duas mortes registadas em Portugal, mas teve um comportamento negligente. O primeiro-ministro era Cavaco Silva.

A SAÍDA DE PINA MOURA DA MEDIA CAPITAL

Quando Pina Moura foi nomeado presidente da Media Capital não faltaram as vozes que acusaram o PS de assaltar a TVI. Agora que saiu fez-se silêncio, nem uma única voz se ouviu a fazer um balanço da passagem do ex-ministro do PS por aquele grupo de comunicação social, nenhuns dos que lançaram críticas e insinuações teve a coragem ou a dignidade de dizer uma palavra.

A verdade é que a TVI não mudou a linha editorial, a única acusação que lhe pode ser feita é a de que é um dos órgãos de comunicação social mais agressivos para Sócrates, bastando lembrar o seu comportamento no caso Freeport. E o que dizer do jornal da noite de ultra direita dirigido por Manuela Moura Guedes à sexta-feira?

AVS DE LISBOA

Melro-preto juvenil [Turdus merula]

VÃO MAS É DE CARRINHO

«No último fim de semana, com parte da Baixa fechada ao trânsito por causa da repavimentação da Rua da Prata - e como tardou -, um taxista comentava, escarninho: "Vêm aí as eleições, já começam as obras". Pode ser que o taxista tenha razão e que a equipa de António Costa, ao fim de um ano e meio a governar Lisboa, tenha só agora arrancado para a acção por motivos que se devem também ao calendário eleitoral. Mas, seja qual for o motivo, é de celebrar que finalmente haja uma empreitada para tapar buracos - e como os lisboetas, mais os saltos dos sapatos, pneus e jantes agradecem - , que se iniciem as obras para certificar o fim do despejo directo dos esgotos no Tejo (um escândalo q ue envergonha toda a gente) e, jóia da coroa no que respeita aos moradores e amantes da Baixa, entre os quais me incluo, um plano para acabar com o trânsito de atravessamento na zona.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O MOMENTO DA VERDADE

«Por vezes ainda consigo ficar surpreendido com o que me surge do mundo da política. Na semana em que Manuela Ferreira Leite anunciou que ia fazer-se ao caminho com uma série de acções político-mediáticas intituladas "Fórum da Verdade", Marcelo Rebelo de Sousa fez a mais demolidora apreciação do desempenho da líder do PSD que podia ter feito.

Várias conclusões se podem tentar tirar deste episódio: 1) Ferreira Leite e a sua equipa (especialmente visada pelo político-comentador) não falam com quem continua a fazer a chuva e o bom tempo ao domingo e, por isso, ele nem imaginava que o Fórum da Verdade ia ocorrer; 2) Marcelo sabia da iniciativa e antecipou-se a ela, "sangrando" a líder do PSD quando a esta menos convinha; 3) soubesse ou não, Marcelo não tem dúvidas que Ferreira Leite não tem a mais remota possibilidade de ganhar as eleições, existem probabilidades fortes de ser afastada antes disso e acha que quanto mais cedo for substituída melhor; 4) seja como for, Rebelo de Sousa desistiu de ser líder do PSD numa aflição e para estas eleições, preferindo ter razão e resguardar-se para 2010.

Sobre cada uma destas hipóteses poderíamos escrever em detalhe. Mas basta, simplesmente, concluir o que todas têm em comum: a evidente falta de sintonia entre a figura mais brilhante e mediática do PSD e a figura que tem como dever (e que aceitou, aliás, sem prazer nem ambição) levar o partido até às eleições.

Não devia ser assim. A cumplicidade que, apesar de tudo, Marques Mendes tinha com o "professor" ajudou-o sobremaneira. Imagine-se quão útil seria para o PSD que - confrontado com trágicas sondagens da passada semana - Marcelo tivesse anunciado em primeira mão o Fórum da Verdade, falasse de um momento de viragem e com isso focasse pela positiva a opinião pública na líder do PSD e na sua equipa.

As coisas são o que são, dirão uns. É aqui a roda, é aqui que temos de bailar, disse outro. E, se me é permitido, eu digo o seguinte e de novo de forma resumida: 1) Manuela Ferreira Leite não tem a mais pálida hipótese de ganhar as eleições; 2) no PSD ninguém tem a menor dúvida disso; 3) a base social de apoio do PSD não quer que o PSD ganhe (embora deseje que o PS perca a maioria absoluta), pois sabe que, se ganhasse, com os partidos à sua esquerda a obterem entre 55% e 60%, e com a crise que vamos viver, nada o PSD conseguiria fazer em matéria de reformas essenciais; 4) o PSD tem de assobiar para o lado, fazer de conta que há eleições legislativas, e de se concentrar nas autárquicas para ver se algum voto de protesto e o prestígio local de muitos presidentes de câmara safa o partido; 5) Cavaco não quer outra coisa, vai ajudar autarcas e tentar que Sócrates ganhe sem maioria absoluta, para assim potenciar a sua reeleição.

É evidente que tudo isto pode vir a revelar-se diferente. Se o sistema da investigação criminal der cabo de Sócrates, acusando-o de crimes prováveis ou não, a realidade pode alterar-se de um dia para o outro.

Claro que, além disso, Sócrates pode cometer erros sérios. Será o caso se persistir em "chatear" a Igreja Católica (e a base masculina, mais envelhecida e rural e suburbana do PS) com a "modernice" do casamento entre homossexuais. Os que concordam, como é o meu caso aliás, não será por isso que votarão no PS. E perder votos à direita e na província na convicção de que nos meios urbanos assim recuperará eleitorado do Bloco de Esquerda é um erro que lhe poderá custar a maioria absoluta.

Seja como for, ainda é viável que Manuela Ferreira Leite desista. Ou, o que seria mais sensato e me parece mais provável, que abdique de se candidatar a primeiro-ministro, delegando essa função em alguém mais jovem, mais dinâmico, menos desgastado, mais capaz de passar mensagens de optimismo e de esperança.

Se isso acontecer, se a escolha for bem feita e se a opinião pública tiver uma daquelas reacções que fazem o sucesso dos programas televisivos, aderindo à novidade de forma instantânea, Sócrates pode ficar em maus lençóis. Não nego que sempre achei que Rebelo de Sousa era a personalidade do PSD em melhores condições para protagonizar em três ou quatro meses, essa viragem. Como Cavaco Silva conseguiu em 1985, vindo do nada para de Maio para Outubro ganhar as eleições legislativas. O programa televisivo do passado domingo queimou claramente essa possibilidade e não vejo ninguém em idênticas condições. Mas pode acontecer.

Em todo o caso, o mais provável é que a inércia mantenha Ferreira Leite na corrida eleitoral. Assim sendo, à direita Paulo Portas continuará (como esta semana bem demonstrou) a protagonizar a oposição. E desta vez não sofrerá com o fenómeno do voto útil, visto que a total improbabilidade de vitória do PSD (e o desejo de que não ocorra...) evitará essa habitual tendência. Sobretudo se o CDS se entregar nos braços do PSD para acordos autárquicos - sacrificando o que não tem, autarquias, para conseguir o que deseja, poder no aparelho de Estado.

O que não significa que o Fórum da Verdade não seja importante. Para o bem e para o mal esse será o momento da verdade para Manuela Ferreira Leite. Como nas touradas, depois da sorte de muleta, o momento em que é preciso ter o rigor, a coragem e a arte para matar o touro. E com uma só estocada.» [Público assinantes]

Parecer:

Por José Miguel Júdice.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O REGIME E O PSD

«Nem a crise, nem o escândalo ajudaram o PSD e Manuela Ferreira Leite. Das quatro sondagens que se fizeram depois do "caso Freeport", uma única dá o PS a descer significativamente. Noutra, a do Expresso, o PSD desce mais do que o PS. E, em matéria de impopularidade, Manuela Ferreira Leite continua a ganhar a Francisco Louçã, a Paulo Portas (quem diria?) e mesmo ao pobre Jerónimo de Sousa. Para não falar da comparação com Sócrates, que tem um saldo positivo de 20,6 por cento contra um enorme saldo negativo dela: 10,5 por cento. Tirando Santana Lopes nos seus piores momentos, nunca ninguém se mostrou tão incapaz de convencer o próprio eleitorado do PSD. A meses de começar o chamado "ciclo eleitoral", não se vê como as coisas possam mudar. Sobretudo, porque Manuela Ferreira Leite visivelmente não percebe a natureza do seu papel.

Domingo, Marcelo Rebelo de Sousa explicou na televisão que o partido já está muito perto do "ponto de não retorno", ou seja, do ponto em que deixará de "concorrer para ganhar" e passará "a concorrer com o PP, o PC e o Bloco de Esquerda para tirar a maioria ao PS e perder por pouco". Esta hipótese não parece perturbar Ferreira Leite, para quem a maioria absoluta não garante a infalibilidade ("como é o caso do PS", exulta ela) e que, ainda por cima, conta com a absolvição da História (com maiúscula), um argumento típico do desespero e da derrota. Mas Marcelo, que não confunde a política com um seminário académico, não se engana. A degradação do PSD anda perto do irremediável.

Ese Ferreira Leite não for substituída, uma operação agora provavelmente inútil, o problema do PSD acabará por se tornar um problema de regime, porque é difícil imaginar o regime sem uma alternativa de direita. Os votos que o PS perde e que, em princípio, deviam ir para PSD vão para o Bloco e o PC; e, embora crescendo, o PP não cresce o suficiente para compensar as perdas de Ferreira Leite. O que se compreende. Num tempo de pobreza, instabilidade e perigo, o radicalismo de Louçã atrai e os comunistas beneficiam de uma antiga tradição operária e plebeia. Mas qualquer pessoa sensata com certeza prefere um Governo de força, que não é de esperar do PSD ou do PP ou, infelizmente, da aliança dos dois. Fica Sócrates: gasto e talvez sem força para reeleger uma segunda maioria absoluta. O país pagará caro a fantasia Ferreira Leite e o endémico caos do PSD. Os regimes começam a cair pelos partidos. O dr. Cavaco que se lembre disso.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FERREIRA LEITE NÃO CONSEGUE DESEMPENHAR A FUNÇÃO

«O antigo dirigente do PSD Ângelo Correia afirmou esta sexta-feira que, se dependesse dele, a actual presidente dos ‘laranja’ “saía já amanhã”, considerando que Manuela Ferreira Leite tem de avaliar se tem condições para se manter no cargo. » [Correio da Manhã]

Parecer:

A que função se referirá Ângelo Correia?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao velho amigo da Carlyle, actual dona do Freeport.»

CINCO MIL MULHERES ESTRANGEIRAS TRAFICADAS EM PORTUGAL

«As crianças romenas e as mulheres nigerianas são as principais vítimas de tráfico humano detectadas recentemente em Portugal. As primeiras são transaccionadas para a prática da mendicidade ou furtos. As segundas, são vendidas sobretudo para a prostituição. Isto quando se estima que cerca de cinco mil mulheres que circulam pelo País sejam vítimas de tráfico.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Toda a gente as vê.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o ministro das Administração Interna sobre o que tem sido feito.»

FAMÍLIA DE JOVEM MORTA COM BSE PODERÁ PROCESSAR O ESTADO

«A família da jovem que morreu quinta-feira com a variante da Creutzfeldt-Jakob vai aguardar os resultados da autópsia para decidir se avança ou não com uma queixa contra o Estado português, disse a mãe da menina.

"Até conhecermos os resultados da autópsia não vamos processar ninguém, nem pedir qualquer indemnização, nem ao Estado nem a ninguém", afirmou hoje Manuela Pereira, a mãe da jovem que faleceu, ao que tudo indica, com a vadiante da doença de Creutzfeldt-Jakob.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Acho que fazem bem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoie-se.»

FRENPROF ORGANIZA CORDÃO HUMANO

«As semanas passam “sem uma perspectiva de resolução dos problemas da Educação” e cada dia que passa “é um dia que se perde para atingir a necessária tranquilidade nas escolas”, assegura a Federação Nacional dos Professores (Fenprof). Por isso, os docentes dizem que há motivos para manter todos os protestos agendados e acrescentar outro: um cordão humano que terá lugar, em Lisboa, dia 7 de Março.» [Público]

Parecer:

Sempre é mais fácil do que organizar manifestações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Mário Nogueira se já está com dificuldades em mobilizar os professores.»

ALUNOS VÃO TER MÍNI DE 12 HORAS ANUAIS DE EDUCAÇÃO SEXUAL

«Doze horas é a carga horária mínima anual para os temas de educação sexual serem tratados na escola. Esta é uma das propostas previstas no projecto entregue ontem no Parlamento pelo PS, que prevê ainda a inclusão obrigatória da educação sexual nas escolas e um dia para assinalar o tema.» [Público]

Parecer:

Vão aprender grande coisa...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à ministra o que lhes vai ensinar em 12 horas, isso no pressuposto de que nem alunos, nem professores vão faltar.»

PINA MOURA SAI DA TVI

«Joaquim Pina Moura anunciou ontem a renúncia ao cargo de presidente não-executivo do grupo da TVI, Media Capital, onde estava desde 2007, alegando o desenvolvimento de novos projectos da "energética" Iberdrola Portugal, na qual lidera o conselho de administração. Com Pina Moura, que foi ministro da Economia e das Finanças durante o Governo de Guterres e esteve desde sempre ligado ao Parlamento e à direcção do Partido Socialista, até ter entrado para a Media Capital, sai também um outro ex-dirigente do mesmo partido: José Lemos era um dos responsáveis pela gestão do património do PS até ter entrado para vogal não-executivo do grupo da TVI, igualmente em 2007.

Há cerca de dois anos, a entrada dos dois dirigentes socialistas para a gestão do canal televisivo de Queluz de Baixo foi feita a convite do grupo espanhol Prisa, que assumiu o controlo da empresa que até então pertencia ao empresário Pais do Amaral. Na altura, foi criticada por vários comentadores políticos, por ser entendida como uma ingerência de responsáveis ligados ao "aparelho" socialista num órgão de comunicação social.» [Público assinantes]

Parecer:

O que será feito dos que acusaram o PS de assalto à TVI?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procurem-se.»

VENCEDOR DO WORLD PRESS PHOTO 2008: ANTHONY SUAU

KASSANDRA

ANIMAL ANTI-CRUELTY LEAGUE