quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Manequim na Rua Augusta, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Peter Macdiarmid-Getty Images]

«A pelican sits on the snow in St James' Park in London. The United Kingdom has suffered it's heaviest snowfall since the 1990's. Pelicans were first introduced to St James' Park as a gift from the Russian Ambassador in 1664. » [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Pedro Rodrigues, líder da JSD

Mandava a inteligência que perante tanta gente a suspeitar de que a divulgação de peças do processo Freeport foi uma manobra visando prejudicar o PS, os militantes do PSD se abstivessem de jogadas oportunistas como a protagonizada pela JSD. Mas o desespero, a tentação e a falta de formação de Pedro Rodrigues deve ser tão grande que preferiu expor-se na tentativa de obter ganhos com o caso.

Ficamos a saber que o PSD não só não tem líderes à altura de disputarem o cargo de primeiro-ministro, como os seus J se revelam indivíduos de um nível rasca, são futuros líderes pimba.

A NOVA IMAGEM DO PSD RASCA

O cartaz terá sido fruto de um momento de humor de Manuela Ferreira Leite ou de uma das reflexões político-ideológicas de Pacheco Pereira.

COLIGAÇÃO DE DIREITA EM LISBOA

Juntou-se a fome à vontade de comer.

CHEIRA-ME A DESPEDIMENTOS A MAIS

Pelo tipo de empresas que anunciam despedimentos começo a achar que há despedimentos a mais, há empresas que estão a aproveitar o ambiente económico para proceder a ajustamentos envolvendo redução de trabalhadores beneficiando de uma vantagem negocial. É tempo de o ministro do Trabalho mandar a Inspecção-Geral do Trabalho para estas empresas.

O DEVER DE REGATEAR

«Há muitas culturas em que é um insulto não regatear. Nós, armados em finos, achamos que é uma peixeirada. Nós estamos enganadíssimos. E nós não vamos longe se nós continuarmos assim. A nossa pobreza envergonhada é má para a nossa economia. Armarmo-nos em ricos mas não comprarmos ou vendermos porque não ajustámos os preços é que é uma desgraça.

É urgente regatear. O vaso custa 500 euros. Ofereça 200. Discuta o preço. A primeira coisa que descobrirá é que os lojistas gostam de regatear. E não é só porque vendem mais coisas, em vez de ficarem ali com o dinheiro escrito na etiqueta, por muito impressionante que seja a quantia.

Regatear humaniza. Aproxima as pessoas. Estamos todos no mesmo barco e é bom reconhecê-lo e fazer graça (e negócio) com isso. É tirar partido da situação e aproveitar melhor os recursos disponíveis. Regatear é democrático; desfaz a poeirenta pseudo-hierarquia do cliente e do vendedor e recoloca ambos num mesmo plano de igualdade. É por isso que não regatear ofende: é recusar "descer ao seu nível"; é desdenhar qualquer comunicação; qualquer intercâmbio que não seja a troca de bens por dinheiro.

Nem se pense que há coisas que não são regateáveis. Façamos com as coisas pequenas (torradeiras e rosas) o que fazemos com as grandes (casas e carros). Regatear é um dever porque movimenta dinheiro que doutra forma ficaria parado. Mas também pode ser um prazer para quem gosta de jogar e, sempre que pode, ganhar.

E quem não quiser regatear, olhe, que leve a taça.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

JSD PREOCUPADA COM A VITIMIZAÇÃO DO PS

«O líder da JSD, Pedro Rodrigues, respondeu esta quarta-feira ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, por causa da polémica em torno de um outdoor em que o primeiro-ministro aparece com um nariz de pinóquio. Ao CM, o líder da 'jota' laranja diz que a crítica do governante é uma "tentativa de vitimização".» [Correio da Manhã]

Parecer:

O líder da JSD não deve ser lá muito inteligente, depois de uma jogada própria de um partido sem sentido de Estado vem alardear a vitimização, demonstrando uma grande preocupação com os resultados de uma estratégia manhosa que parece ter falhado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite se foi sua a brilhante ideia do outdoor da JSD.»

INQUÉRITO AO CASO FREEPORT

«Porém, o facto do processo-crime se encontrar em segredo de Justiça levantou alguma discussão na reunião que decorreu ontem. Segundo dois elementos do Conselho ouvidos pelo DN, o mais provável é que a investigação interna passe por um inspector do Ministério Público nomeado exclusivamente para esse efeito. O próprio procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, não se opôs a esta ideia mas, tal como outros membros do CSMP, fez questão de salvaguardar que a inspecção interna apenas poderia incidir sobre as datas e os despachos dados no processo, ficando de fora a matéria de facto, isto é o que consta como prova contra os suspeitos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma pena que estes inquéritos não sejam feitos a todos os processos que ultrapassam todos os prazos admissíveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

DIVORCIADO VÍTIMA DE MADOFF

«Um casal decide divorciar-se. Nas partilhas, a riqueza é dividida de forma igualitária. Até aqui, nada de estranho. Mas e se... alguns anos depois, o marido descobrisse que tinha sido enganado? Que os milhões que pensava ter na conta afinal não valiam assim tanto... porque estavam investidos em fundos do gestor Bernard Madoff?

Foi exactamente isto que aconteceu a um advogado norte-americano. Em 2006 decidiram pôr fim a um casamento que durava há 33 anos e como o advogado tinha 5,4 milhões de dólares em activos, a sua ex-mulher ficou com metade: 2,7 milhões. » [Jornal de Negócios]

UMA MEDIDA SIMPÁTICA

«A crise justifica a medida: este ano, quem entregar a declaração de IRS, através da internet, em Março, vai receber o reembolso - caso o haja - logo em Abril. A garantia foi dada, esta quarta-feira, pelo Ministério das Finanças, ao comunicar os prazos para a entrega da documentação do imposto sobre os rendimentos de pessoas singulares.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

O reembolso do IRS um mês depois da entrega da declaração não se trata de uma medida simpática, há muito que deveria ter sido adoptada pois esses reembolsos não são um subsídio, é dinheiro cobrado a mais e, devido a tabelas de retenção intencionalmente mal feitas, resulta de uma cobrança abusiva de IRS. Por isso não aplaudo, o governo não mais do que a sua obrigação e só lamento que tenha esperado por 2009 para tomar esta decisão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se mas sem elogios.»

ASSALTANTE COM 13 ANOS

«Um jovem com apenas 13 anos foi detido por ser um dos suspeitos de dois assaltos a restaurantes ocorridos durante o dia de terça-feira, nos arredores de Lisboa. Já na Maia, um homem foi baleado depois de tentar impedir que o carro do vizinho fosse roubado. » [Portugal Diário]

Parecer:

Há cada vez menos delinquentes com menos de 16 anos usando mesmo armas de fogo, a lei favorece a impunidade e nenhum criminoso espera por aquela idade para iniciar a actividade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adapte-se a lei a esta nova realidade.»

A ANEDOTA DO DIA

«O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, disse hoje estar "muito lisonjeado" pela decisão do CDS-PP de apoiar conversações para uma coligação na capital e espera que "seja possível" uma decisão até Março."É uma decisão gratificante ir a votos e ter uma votação tão expressiva das bases, sinto-me lisonjeado pelo voto da concelhia de Lisboa do CDS", afirmou Santana Lopes aos jornalistas no Parlamento.» [Público]

Parecer:

Esta de Santana se sentir lisonjeado com o apoio do CDS deve ser para rir, se a sua candidatura é um desastre para o PSD, uma coligação com Portas em ano de legislativas parece ser uma catástrofe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

PAIS QUEEM ESCOLAS DO 1.º CICLO ABERTAS 12 HORAS

«Algumas escolas do 1.º ciclo do ensino básico vão estar de portas abertas entre as 7h30 e as 19h, ainda este ano lectivo. A informação foi avançada por Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), segundo o qual o Ministério da Educação (ME) já deu luz verde para avançar com este alargamento de horário. » [Público assinantes]

Parecer:

Aposto que vem aí mais uma gloriosa luta em defesa da escola pública com mais este atentado, com tantas horas os professores não vão conseguir preparar a aulas nem ver os testes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se.»

ELIARA

WHATAREYOUDOINGTOYOURSELF.COM