quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Na pesca da sardinha ao largo do Algarve

IMAGEM DO DIA

[Corey Wilson-AP]

«The University of Wisconsin marching band entertains members of the Wisconsin Army National Guard during a send-off ceremony to Iraq.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Afinal Manuela Ferreira Leite deixou de fazer segredo das suas propostas com receio de ser copiada por Sócrates, agora debita medidas talvez para evitar que Sócrates as adopte sob pena de ser acusado de plágio. Esta Manuela Ferreira Leite tem uma forma divertida de fazer política, parece o Pacheco Pereira a jogar ao berlinde.

DEFINIÇÕES

Da mesma forma que se o pobre não tiver uma mão é maneta enquanto o rico é deficiente físico para a nossa direita se alguém da esquerda falta à verdade quando o mentiroso é de direita tem problemas de memória. É o caso de Dias Loureiro.

CASO BPN

Já ouvi várias personalidades, mesmo magistrados, defender a afectação dos meios necessários à investigação do caso Freeport. Todavia, no caso BPN onde a fraude atinge 1800 milhões de euros parece que não há problemas de meios nem os jornais anda muito preocupados em saber se há mais algum arguido.

Coitado do Oliveira e Costa, foi escolhido para "boi da piranha".

FAZEM SENTIDO AS TAXAS MODERADORAS DE INTERNAMENTO E CIRURGIA

É evidente que não, a não ser que se queira moderar o acesso à saúde em vez de moderar o abuso no acesso aos serviços de saúde. Assuma-se de vez que os cidadãos devem comparticipar nos custos da saúde e que estas taxas são ridículas.

O DISCURSO DE NADA

«A vitória de Sócrates é a metáfora do eucalipto: ele seca tudo à sua volta e conduz o partido como muito bem entende. A percentagem de 96,43 por cento dos votos não reflecte, em boa verdade, a imagem que o PS deseja expor. O PS dispõe de cerca de 73 mil militantes, mas apenas 29 mil votaram, por terem as quotas em dia. Há um manifesto desinteresse dos socialistas pelo destino do partido em que militam. Pode-se atribuir essa falta de comparência cívica a mil razões. As mais das vezes razões falaciosas. E as declarações jubilosas de altos dirigentes, em lufa-lufa de subserviência ao chefe, além de fastidiosas, ocultam o nó do problema. O PS é a imagem devolvida do País: desencanto, aborrecimento, ausência de convicções, desmotivação. São os próprios princípios que estão em causa. A absurda justaposição do slogan "socialismo moderno" com a lógica fatal do neoliberalismo mais assanhado conduziu a uma esterilidade ideológica e ética que estas eleições vieram sancionar. O volumoso resultado obtido por Sócrates não tem importância nenhuma. A ameaça dos acontecimentos, a carência de respostas sérias, o desprezo para com a história do partido, a falta de fidelidade descaracterizaram o PS. E José Sócrates não vive em autismo, não se move num universo virtual: simplesmente não sabe como resolver os inúmeros problemas da sociedade portuguesa. Os temas exclusivos que, no congresso, suscitaram o seu interesse, são indicadores do seu oportunismo ou da sua incompetência. Esqueceu o desemprego, o desajuste entre a realidade pungente, na qual estamos mergulhados, e a mudança das instituições; a falência dos bancos, a corrupção e a própria questão da liberdade. Sócrates tinha opções: não as tomou ou não as quis tomar. A sociedade pedia-lhe (e até lhe exigia) respostas. O método de pensamento que utilizou é-lhe habitual. Passa ao lado do que se lhe pedia, exigia ou perguntava. Sob a capa de falar de problemas "fracturantes", nunca assumiu, com a coragem requerida, enfrentar os dilemas que o excedem, mas que são inseparáveis dos princípios elementares do nosso viver colectivo. Desconhecemos o que José Sócrates pensa da exaustão portuguesa, sovada pela agressividade das leis que promoveu e fez promulgar. Não sabemos dos seus projectos para Portugal, sobre o qual nos é inculcada a ideia de que materialmente não tem futuro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um artigo de Baptista-Bastos que me faz pensar que são muitos dos não são do PS e, porventura, nunca votaram nele que se consideram guardiães da fé daquele partido. É uma pena que não se pronunciem sobre os partidos em que votam ou com que simpatizam, parece que é do PS que emana a falta de liberdade ou as muitas ditaduras que ainda resistem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AZAR

«O tio de José Sócrates, Júlio Monteiro, foi ouvido esta tarde, no Tribunal de Cascais, no âmbito das investigações ao caso 'Freeport', não tendo sido constituído arguido.

Júlio Monteiro saiu do Tribunal de Cascais como entrou na qualidade de testemunha, não tendo sido constituído arguido. À saída, o tio de José Sócrates garantiu estar de 'consciência tranquila' quanto a este caso.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Dava jeito um arguido da família, não os portugueses reparar que um grupo de amigos cavaquistas cometeram uma fraude de 1800 milhões no BPN.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Talvez da próxima.»

MAIS UMA GRANDE MANIF

«Militares da GNR, agentes da PSP, inspectores do SEF, guardas prisionais e Polícia Marítima vão ocupar a Praça dos Restauradores, em Lisboa. A manifestação nacional está marcada para 31 de Março, a partir das 17.00, e os agentes de segurança prometem sair à rua aos milhares para deixar o alerta. "Nenhuma das cinco forças está preparada para combater o aumento da criminalidade", diz Jorge Alves, da Comissão Coordenadora Permanente das Forças e Serviços de Segurança (CCPFSS).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Estas manifestações dos polícias lembram-se os bonecos animados que antigamente antecediam os filmes, servem para nos entreter até que seja organizada a próxima grande manifestação de professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Jerónimo de Sousa que divulgue de uma vez por todas o calendário das greves e manifestações.»

MÁRIO NOGUEIRA PROPÕE GREVES ILEGAIS

«"De greves de uma hora até 15 dias, tudo está em cima da mesa." Foi com estas palavras que o secretário-geral da Fenprof afirmou que os professores ponderam, para o terceiro período, todas as formas de luta contra o modelo de avaliação. No entanto, alerta o advogado João Guedes, as paralisações têm regras e fazer greve às avaliações dos alunos ou realizadas num período indefinido de tempo pode ser ilegal.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Este idiota lidera uma grande estrutura sindical e nem sequer conhece a lei da greve.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

E CARNAVAL CHEGA ÀS ESCOLAS

«Os pais dos 900 alunos que frequentam o agrupamento de Paredes de Coura criticam o cancelamento das actividades, acusando os professores de estarem a usar os estudantes como «armas de arremesso» contra o Ministério da Educação, na sua luta contra o sistema de avaliação do desempenho.

«Entendemos e respeitamos o direito à greve de professores e educadores, mas já não achamos legítimo nem correcto que a retaliação à imposição ministerial de um sistema de avaliação acabe por "sobrar" para os alunos, que não têm culpa de nada», disse, à Lusa, o porta-voz dos pais. » [Diário de Notícias]

Parecer:

estas tentativas de provocar descontentamento junto de pais e alunos viram-se contra os professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Mário se ainda não reparou.»

DIAS LOUREIRO MENTIU OU NÃO?

«O presidente da Biometrics Imagineering e da NewTechnologie, as duas empresas tecnológicas com sede em Porto Rico que foram compradas pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN), escreveu directamente a Dias Loureiro, em 2002, a solicitar-lhe que procedesse à transferência de 33 milhões de euros que havia sido acordada com a SLN.

O envio deste dinheiro seria dividido em seis parcelas e destinava-se a capitalizar as empresas para que estas desenvolvessem uma máquina ATM (uma espécie de máquina multibanco), tal como previsto aquando da aquisição das duas empresas.

A carta enviada a Manuel Dias Loureiro, a que o PÚBLICO teve acesso, tem data de 25 de Abril de 2002 e é assinada pelo presidente, Hector Hoyos (accionista das tecnológicas), e pelo director financeiro, Oscar Rivera, da Biometrics Imagineering e da NewTechnologie. Na missiva pedem ao ex-ministro social-democrata, que era na altura gestor executivo da SLN, que liquide o próximo pagamento de 5,250 milhões de euros, conforme combinado num acordo de investimento celebrado entre as partes. Os signatários da missiva indicam duas contas bancárias, uma no Citibank Account e outra no ABA, para onde o dinheiro deve ser transferido até 30 de Maio daquele ano. Esta verba diz respeito a um acordo de investimento realizado depois de concretizada a compra da tecnológica pela SLN, e em que a holding se obriga a investir, de seis em seis meses, um total de 33 milhões de euros, no desenvolvimento do equipamento da empresa.» [Público assinantes]

Parecer:

Não mentiu, sofre de amnésia selectiva e de fabulações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se se já está marcada a consulta de neurologia.»

ALMASKA

TRUÑING [Link]

LATINSTOCK