sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Ninhos de andorinha, Alcoutim

IMAGEM DO DIA

[Fiorenzo Maffi/Reuters]

«A woman walked through the snow-covered village of Bedretto, Switzerland, Thursday after a heavy snowfall. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

José Sócrates

Depois de anos a defender rigor e mercado José Sócrates começa a ter frequentes recaídas políticas, a que poderemos designar por momentos bloquistas. É uma tentativa de reduzir espaço ao BE e de fazer a vontade a Manuela Alegre, mas corre um sério risco de ver a sua credibilidade perdida graças à falta de credibilidade das suas novas ideias.

Para os bloquistas é lógico que os ricos não possam deduzir as despesas com saúde e ensino no IRS e para os bloquistas ricos são quase todos os que não são pobres. Só que se todos os que recorrem à saúde privada se dirigissem aos hospitais públicos o SNS bloquearia, além disso aumentaria o número de baixas e mesmo a taxa de mortalidade pois muitos dos que recorrem à medicina privada fazem-no por não poder esperar no SNS.

Alguém devia explicar a José Sócrates que quando alguém recorre à medicina privada está a permitir ao Estado a poupança de muitos milhões que não é obrigado a gastar com estes doentes. Além disso estes cidadãos contribuem com os seus impostos para um SNS de que não beneficiam. Isto é, pagam a dobrar e com a medida idiota que Sócrates propõe vão passar a triplicar como se recorrer à medicina privada merecesse uma penalização.

O COMBATE À CRISE EXIGE CLAREZA NA POLÍTICA ECONÓMICA

O pior erro que Sócrates pode cometer num ambiente de grave crise económica é salpicar as medidas destinadas a combatê-la com medidas populistas a pensar nas eleições ou, mais grave ainda, usar as medidas de combate à crise como medidas eleitoralistas.

AVES DE LISBOA

Rabirruivo-preto [Phoenicurus ochruros]

MINISTRA ADMITE ALTERAR A LEI DO ABORTO

«Movimentos que defendem o "não" ao aborto elogiam as declarações de Ana Jorge, que ontem admitiu poder alterar a lei e confessou ser necessário melhorar a articulação entre os hospitais e os centros e saúde para evitar a reincidência no aborto. Esta questão também preocupa os movimentos que apelam para que a reincidência seja mesmo impedida por lei. "Em dois anos, houve mulheres que abortaram mais de uma vez e isso devia ser proibido legalmente", defende Margarida Neto, psiquiatra e membro da desactivada Plataforma Não Obrigada.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Cheira-me a um piscar de olho à direita conservadora e à Igreja.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

ISALTINO VAI MESMO A JULGAMENTO

«O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou esta terça-feira um recurso interposto pelo autarca Isaltino de Morais, mantendo assim a decisão (pronúncia) de levar a julgamento o presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Segundo fonte do tribunal, o recurso de Isaltino Morais prende-se com questões relacionadas com a pronúncia do jornalista e também arguido Fernando Trigo que, no entender do autarca, "tinha influência nos factos" pelos quais foi pronunciado (levado a julgamento).» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Se for inocente terá a oportunidade de o provar em julgamento ainda que em Portugal haja quem goste de condenar antes dos julgamentos e de preferência com jornalistas rascas a fazer de juízes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo julgamento.»

AUMENTA A LICENÇA DA PARTERNALIDADE

«O Governo aprovou o aumento da licença parental para seis meses, subsidiando com 83 % do salário bruto, mas que atingirá 100 % se a licença for de cinco meses partilhada por pai e mãe.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o titular das pastas do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, frisou que o novo regime de protecção social na parentalidade "cumpre o estabelecido no acordo tripartido em sede de concertação social.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

É mesmo isso que mais preocupa os trabalhadores neste momento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates que mais surpresas tem guardadas.»

SALDANHA SANCHES PROPÕE O FIM DO VOLUNTGARIADO NOS BOMBEIROS

«O fiscalista Saldanha Sanches sugeriu hoje a profissionalização dos bombeiros e o fim do regime de voluntariado. Segundo o especialista em finanças, o regime de voluntariado é, neste caso, oneroso para os contribuintes e dispensável.

Em declarações ao Rádio Clube esta manhã, no espaço rubrica diário "Uma ideia para o país", Saldanha Sanches criticou o facto dos bombeiros voluntários serem pagos e de muitos encararem a actividade como um segundo emprego, o que significa um peso para os contribuintes a evitar.» [Público]

Parecer:

Seria melhor que Saldanha Sanches falasse do que se diz que sabe pois de bombeiros e combate a incêndios é evidente que não percebe nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao fiscalista que fale de impostos.»

GENRO DE AZNAR NA MIRA DE GARZÓN

«No las tienen todas consigo. Fuentes solventes consultadas por este diario aseguran que en el entorno del ex presidente del Gobierno José María Aznar existe un temor creciente a que el sumario abierto por el juez Baltasar Garzón tenga como objetivo sentar en el banquillo de los acusados a alguna figura destacada del aznarismo, incluso creen que la instrucción del magistrado tiene un objetivo muy concreto con nombre y apellido: Alejandro Agag, yerno de Aznar.

La sospecha nace de las vinculaciones de éste último con varios de los implicados en la supuesta trama de corrupción, dos de ellos detenidos y a disposición judicial, el principal imputado, Francisco Correa, y el ex socio de Agag, Jacobo Gordon, y un tercero muy relacionado con estas empresas pese a no estar imputado por el juez, el ex consejero Alberto López Viejo. Como ayer publicaba este diario, la relación de Agag con los tres ha sido muy intensa.»
[El Confidencial]

Parecer:

Recorde-se que este Alejandro Agag foi o tal assessor do BPN.

OS DONOS DOS TRABALHADORES

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública ficou ofendida porque a Comissão dos Trabalhadores das Alfândegas terem usado uma minuta sua para contrariar as medidas decorrentes do novo estatuto dos funcionários públicos e emitiu um dos comunicados mais idiotas da sua história que, pelo menos, tem o mérito de evidencia a pobreza mental destes sindicalistas profissionais pagos com os impostos dos contribuintes e eleitos pelas estruturas do PCP.

Parece que “chegou ao conhecimento desta Federação que outras “organizações sindicais ditas representativas dos trabalhadores” da DGAIEC, tomando-o como seu, apelam à subscrição da minuta do referido requerimento.

Não estando em causa que o requerimento deva ser preenchido e remetido ao Sr. Provedor de Justiça …., não podemos deixar de condenar a apropriação da autoria do mesmo por essas organizações (que em certos casos têm assinado de cruz tudo o que o governo propõe”.

Não sei como lhes chegou ao conhecimento algo que parece ser público (terão uma rede de bufos), mas sei que estes senhores são cobardes pois não têm a coragem de dizer que a organização em causa é uma comissão de trabalhadores mais reprsentativa porqu eleita por todos os trabalhadores por voto secreto e formada de forma representativa, do qu qualquer estrutura sindical da CGTP. Em mais de vintes anos de funcionários público já votei várias vezes pra comissões de trabalhadores, mas nunca conheci nenhum delegado sindical da FNSFP nem dei por qualquer eleição destes senhores pagos pelo Estado.

Mas porque estará a CGTP tão preocupada com direitos de autor se o que a preocupa são os trabalhadores? Será que estão à espera que a Função Pública venha a assistir a despedimentos o que criaria um mercado para a cobrança do dízimo e de dois anos de quotas aos trabalhadores não sindicalizados, como fazem com trabalhadores pagos miseravelmente e que são alvo de despedimentos colectivos?

É caso para parafrasear o saudoso Almirante Pinheiro de Azevedo e dizer a estes sindicalistas profissionais “vão à bardamerda!”.

G-MODELS - GENA PRATSEVICH

RETTET DEN REGENWALD