segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Ondas em Cascais (Imagens enviadas por A.C.)

IMAGEM DA SEMANA

[Harish Tyagi/European Pressphoto Agency]

«Indian soldiers marched during the Republic Day celebration parade in New Delhi, Monday. January 26 marks the anniversary of the adoption of the Constitution in 1950.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Alberto João Jardim

Alberto João Jardim parece estar a concorrer com Manuela Ferreira Leite em linguagem rasca, se a segunda disse que Sócrates era o "coveiro da Pátria" o primeiro diz agora que mandou o país para a "fossa". A linguagem fascista é a mesma, como seria de esperar a da líder foi mais erudita, se calhar é por isso que é líder enquanto o Alberto não teve coragem de disputar o lugar.

A LENTIDÃO COMO SINAL DE HONESTIDADE

Se os sinais exteriores de riqueza são, para muita gente, um sinal de enriquecimento fácil e, portanto, de corrupção, parece que os nossos magistrados estão a estabelecer um novo padrão para comportamentos corruptos, a rapidez dos processos. Se calhar é por essa razão que a nossa justiça é lenta como um caracol, é um sinal da honestidade dos nossos magistrados, uma classe de portugueses que, como se sabe, foi alvo de manipulações genéticas para serem os únicos portugueses honestos e incorruptíveis.

Podemos estar descansados, as constantes fugas ao segredo de justiça são feitas a título gratuito, nenhum dos intervenientes, nem mesmo quando é a mais modesta administrativa o faz em troca de favores pessoais, fá-lo porque acreditam tanto na justiça que preferem fazê-la na rua.

UMA DÚVIDA

Porque será que António Cluny quase desapareceu? Aquando do processo Casa Pia andava bem mais activo?

Aliás, este processo Freeport parece aconselhar ao silêncio como se muitas personalidades preferissem que ninguém repare nelas, é o caso, por exemplo, de Manuela Ferreira Leite, que parece ter iniciado um novo período de reclusão, deixando ao seu porta-voz quase oficial Pacheco Pereira o trabalho sujo de lançar suspeitas.

RACIOCÍNIOS LÓGICOS

No caso Freeport criou-se o fumo para dar lugar à suspeita de fogo, Sócrates é suspeito porque uma decisão rápida deu lugar a um benefício e se a decisão era dele o benefício também foi dele, como dizem os ingleses ou recebeu, ou ajudou a receber ou viu ajudou a receber.

Seria interessante aplicar este raciocínio às fugas ao segredo de justiça, em vez de investigar quem cometeu este crime, para já o único que sobre o qual ninguém tem dúvidas no caso Freeport. Os beneficiados são o PSD à cabeça, o BE e o PCP. Sucede que o BE não tem grandes influências no aparelho da justiça, restam o PSD e o PCP.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Cá por mim que esta coisa do Caso Freeport foi lançada pelo próprio José Sócrates, enquanto a oposição espera em silêncio por temer ser relacionada com as fugas ao segredo de justiça ou esperando que o caso faça o milagre que as suas propostas não conseguiram o primeiro-ministro continua a lançar as suas cerimónias e a ter o exclusivo da comunicação social.

Se as coisas correrem mal ao PSD ainda vou ver o Pacheco Pereira dizer que tudo isto foi uma manobra urdida pela central de comunicação do PS que terá adoptado o princípio da Gina Lollobrigida, não importa que falem mal, o que é necessário é que falem muito de mim. Para já, os primeiros beneficiados foram os comerciantes do Freeport.

AVES DE LISBOA

Melro mal escondido

CONTRA OS BRETÕES, MARCHAR, MARCHAR

«Com aliados como os ingleses não precisamos de inimigos. Aturamos as hordas de ingleses bêbados em Albufeira. Aguentamos com uma paciência infinita o circo internacional que montaram a propósito da Maddie. Fazemos ouvidos de mercador aos remoques de mau gosto e péssima educação da imprensa londrina.

Quando tomei conhecimento da carta rogatória britânica onde se refere que o nosso primeiro- -ministro "terá solicitado", "terá recebido" ou "terá facilitado" (ou, digo eu, "terá ido tomar café", "terá ido dar banho ao cão"...), o licenciamento do Freeport, fiquei logo com vontade de propor que os "bretões" voltem a substituir os "canhões" .

PS. Vou sugerir ao Luís Pedro Nunes que o Inimigo Público envie um repórter a Inglaterra para investigar o que Manuela Ferreira Leite andou por lá a fazer quando alegava que estava a visitar o neto. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Jorge Fiel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O GAJO ESTÁ MESMO METIDO, NÃO ESTÁ?

«Isto deve ser genético. Já quando foi da II Guerra Mundial não entrámos. Agora, temos a II Crise Mundial (depois da de 1929) e continuamos de fora. Isto digo eu, que leio os jornais. Os lá de fora e os cá de dentro. Os lá de fora, é a crise, a crise e a crise. Ontem, o Guardian tinha na primeira página a foto cinzenta com umas caras cinzentas como já não se viam na Europa desde os anos 30. Proletas britânicos, com cartazes britânicos: "Empregos britânicos para trabalhadores britânicos!" Solidariedade é palavra que já de si se soletra mal, com medo não dá de todo.

Já em Portugal, as capas, é sobre a telenovela: "A Carta". Argumento escrito por cá, em 2005, de autor anónimo, mandado para Inglaterra para lhe dar patine internacional, e reimportado em episódios. Como veio com a chancela Serious Fraud Office (SFD), que tomamos por departamento da BBC, é um sucesso. Desde aí, o País está suspenso como só esteve há muito, quando apareceu a "Gabriela". A questão que atravessa o País é: "ele" está mesmo metido? O nosso nível de julgamento foi moldado por Tonico Bastos. Desde essa primeira telenovela, continuamos gente simples.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O GRITO E A VOZ

«Acha que ainda tem condições para governar?", pergunta sempre quem mais se empenhou em destruir as condições para governar. Como que a pedir um insuspeito atestado de desempenho. "Todo este alarido em torno do caso está a distrair a atenção dos portugueses para os reais problemas da crise e da governação" é a versão dominante entre os que fomentam o alarido sobre o caso, distraindo a atenção dos portugueses para os reais problemas da crise e da governação. Como que a explicar o plano B, que é o de, se "isto" não for a lufadas de escândalo, ao menos paralisa-se o Estado, na sua desesperada defesa da cidadela que os votos construíram. De caminho, também se vende melhor. Porque o mercado da pequena infâmia existe. Só que é atípico: o rancor não se vende porque o rancor se compre. Há é quem o compre desde que ele esteja à venda.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Nuno Brederode Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TÍTULO 13

«Odr. António Borges, vice-presidente do PSD, tem uma grande preocupação política: não quer uma eleição geral antecipada. E tem um grande medo: que, de uma maneira ou de outra, o caso Freeport provoque uma eleição geral antecipada. Com este alto objectivo em mente, declarou ontem numa entrevista a este jornal que Sócrates fala verdade e que é nossa estrita obrigação acreditar nele. E declarou mais: declarou que mesmo que Sócrates não falasse verdade e "as suspeitas se agravassem", a "governabilidade" não ficava "em causa". E declarou pior: declarou que, se as coisas chegassem a uma situação insustentável, o Presidente da República não devia dissolver a Assembleia e convocar eleições. Devia, como quando o dr. Barroso fugiu para Bruxelas, fazer o que Sampaio fez: chamar outro PS.

Para a dra. Ferreira Leite, o primeiro-ministro é o "coveiro do país". Para o dr. Borges também, como ele abundantemente já explicou. Para a dra. Ferreira Leite a política de Sócrates só serve para comprometer o futuro e assanhar a crise. Para o dr. Borges, Portugal precisa de uma política "exactamente ao contrário" da política de Sócrates. Para a dra. Ferreira Leite, cada hora, cada minuto que se perde diminui a eficácia de uma eventual solução. Para o dr. Borges, Sócrates continua imperturbável a "afundar o buraco". Mas nem o dr. Borges, nem (presumivelmente) a dra. Ferreira Leite querem reduzir o sofrimento dos pobres portugueses com uma eleição antecipada. Isso de maneira nenhuma! Isso nunca! O PSD insiste que a legislatura vá até ao fim, que os prazos se cumpram escrupulosamente.

Porquê? Porque, no fundo da sua alma democrática, o PSD está à espera que o caso Freeport o leve de graça a um poder que não merece. E, do ponto de vista dele, quanto mais tempo esse "caso" durar e mais peripécias forem aparecendo, mais Sócrates sofre e o eleitorado esquece a real miséria do PSD. Embora lamentando a triste sorte do indígena, tão mal entregue à incompetência e aos preconceitos do PS, nada melhor para o dr. Borges (e a dra. Ferreira Leite) do que uma longa e dura liquidação de Sócrates. Ou do que a liquidação de Sócrates, primeiro, e a seguir do seu eventual substituto. Claro que há um risco nesta doce manobra: o risco de Sócrates sair antes de Outubro, limpo e fresco, da embrulhada Freeport. Mas manifestamente o PSD não conta com essa aberrante variação dos costumes da Pátria.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Vasco Pulido Valente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

BLOCO DE ESQUERDA JÁ FALA NA CONVERGÊNCIA EM TORNO DAS PRESDIDÊNCIAS

«Os delegados à VI Convenção do Bloco de Esquerda vão debruçar-se sobre o ciclo eleitoral de 2009, mas as próximas eleições presidenciais, apesar de serem só no início de 2011, estão já a alimentar um intenso debate em torno da refundação da esquerda que pode passar pela convergência em torno de um candidato único a Belém. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto é ridículo, o mesmo BE que desfez a possibilidade de um novo partido vem agora lançar a candidatura de Manuel Alegre. Ou será que esperam que o PS e o PCP apoiem candidatura do Loução ou do Fazenda a Presidente da República.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Manuel Alegre.»

PS CRITICA POSIÇÃO DE CAVACO SOBRE LEI DO DIVÓRCIO

«"A lei [do divórcio] entrou em vigor há tão pouco tempo que não nos parece plausível tirar uma conclusão tão precipitada." As palavras são de Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada parlamentar do PS, e visam declarações do Presidente da República. Na última sexta-feira, Cavaco Silva considerou que o novo diploma poderá levar ao aumento dos "novos pobres". Ontem, voltou ao tema para defender que os legisladores devem ir para "o terreno" e que as leis devem ser feitas para o País concreto e não para "utopias".» [Diário de Notícias]

Parecer:

A posição de Cavaco Silva não justifica atenção, foi feita para uma clientela especial a quem o Presidente da República gosta de agradar. A verdade é que a Cavaco Silva o pé foge muito para a direita, a não ser em períodos eleitorais em que gosta muito de se apresentar com gravatas vermelhas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esqueça-se o assunto.»

DIMINUIU O NÚMERO DE PROFESSORES DESEMPREGADOS

«O número de professores inscritos nos centros de emprego passou de 12.877 para 5.521 entre Dezembro de 2005 e Dezembro de 2008, o que representa uma diminuição de 57,1 por cento.
Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Dezembro de 2005 estavam inscritos 9.148 docentes do 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário e superior, mas passados três anos o número caiu para 2.671, menos 70,8 por cento. »
[Diário de Notícias]

Parecer:

Mas os sindicatos que tanto usavam esta bandeira agora calaram-se sem fazer qualquer comentário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Mário Nogueira.»

INVESTIGADORES INGLESES VÃO SER DESPEDIDOS POR INCOMPETÊNCIA

«Dezenas de funcionários da agência policial britânica de combate a grandes fraudes, que está a investigar o caso Freeport, vão ser dispensados por alegada incompetência, noticia este domingo o jornal Sunday Times.

O semanário britânico refere um relatório onde a falta de melhores resultados do Serious Fraud Office (SFO) é atribuído em parte ao facto de vários funcionários terem sido contratados e promovidos por favorecimento dos superiores e não pelas suas competências.» [Portugal Diário]

Parecer:

É uma pena que não se possa fazer o mesmo em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário ao António Clunyu, se o conseguirem encontrar pois o homem parece ter desaparecido, e confirme-se se alguns dos despedidos foi quem escreveu a carta rogatória.»

MAIS UMA RESPOSTA ÀS CRÍTICAS DE CAVACO À LEI DO DIVÓRCIO

«A socióloga Anália Torres, co-autora da Lei do Divórcio, considera que as repetidas críticas do Presidente da República ao diploma decorrem de um "aproveitamento político absolutamente lamentável" e acusa Cavaco Silva de "usar qualquer pretexto para continuar a manter o clima de hostilidade" em relação à nova legislação, que vetou uma primeira vez, devolvendo-a à Assembleia da República, mas que acabou por promulgar a 21 de Outubro.

"O senhor Presidente da República tem o direito de manifestar as suas divergências ideológicas, mas não lhe assiste o direito a transformar isso num ressentimento permanente", reagiu Anália Torres, em declarações ao PÚBLICO, quando confrontada com as palavras que Cavaco Silva ontem proferiu em Cascais, onde assistiu à Taça Portugal Solidário 2009.» [Público assinantes]

Parecer:

Cavaco Silva perdeu uma boa oportunidade de falar de outro tema.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao visado.»

APRESENTADORA DE TV PERDE APOSTA E APRESENTA-SE EM FATO DE BANHA

«No es la primera vez que se apostaban algo en directo. Vanessa y Guillermo Schutz, presentadores del canal mexicano Televisa Deportes no dudaron en llevar a cabo una apuesta un tanto extraña.

Guillermo Schutz, presentador del canal de deportes se apostó con su compañera que si las Águilas de Filadelfia vencían a los Cardenales de Arizona, éste se depilaría una pierna con cera. Pero si ella perdía -tal como sucedió- tendría que conducir su sección en biquini.» [20 Minutos]

Parecer:

É uma pena que Manuela Ferreira Leite não aposta que aparece nua no próximo congresso do PSD se perder as legislativas mesmo com o precioso e oportuno caso Freeport.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão e reserve-se lugar na última fila do congresso.»

CAMPANHA PUBLICITÁRIA CONDENADA NOI BRASIL

«Las autoridades de la ciudad de Río de Janeiro condenaron este sábado una "ofensiva" campaña publicitaria de una marca italiana de ropa que retrata a dos modelos cuando son maltratadas por hombres vestidos como los policías cariocas. Las vallas publicitarias han sido desplegadas en las ciudades italianas de Milán, Bolonia y Nápoles y sus fotos han sido divulgadas este domingo con indignación por la prensa escrita, de internet y la televisión brasileña. » [20 Minutos]

FOTOMAFIA

MISSION WOLF