sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Loja de sementes na Praça dos Restauradores, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Danish Ismail/Reuters]

«A Kashmiri protester threw a large rock at a police officer in Srinagar, India, Wednesday. Law enforcement locked down the main city to suppress violence after the army was blamed for the deaths of two Muslim men.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República

Pinto Monteiro quer levantar o segredo de justiça no caso Freeport pela mais peregrina das justificações, por causa das fugas ao segredo de justiça, isto é, como não consegue fazer com que os seus serviços cumpram a lei quer aproveitar-se da possibilidade oferecida pela lei. Recordo-me que quando esta lei foi adoptada foram muitos os magistrados, incluindo Pinto Monteiro, que questionava a eficácia do combate ao crime económico por causa do prazo para a manutenção do segredo de justiça. Agora é Pinto Monteiro que quer levantar o segredo de justiça.

Por este andar ainda se vai lembrar de propor que a PGR passe a contar com instalações reservadas a jornalistas, assim a far-se-ia justiça pois a fuga ao segredo de justiça era generalizado e todos os jornalistas teriam acesso aos segredos da justiça em igualdade de circunstâncias. Além disso, afastava-se as suspeitas de corrupção ou de interesses obscuros na violação dos segredos de justiça a que o país tem assistido.

Enfim, se não os consegues vencer junta-te a eles.

AVES DE LISBOA

Pintassilgo [Carduelis carduelis], Parque da Bela-Vista

AS SAUDADES DE FUMAR

«Eu gostava muito de fumar. A confusão engraçada entre o pretérito perfeito ("gostava") e o futuro condicional ("gostaria") não podia ou poderia ser mais eloquente. Gostava e gostaria. É assim o amor: a vontade permanece e a esperança de um dia poder recomeçar persiste, como num sonho. O prazer é uma teimosa-maravilha.

Todos os meses, a portentosa Tabacaria Autonomista em Ponta Delgada mandava-me, sempre à cobrança e com a confiança e boa educação que já não sobrevivem no continente, 20 caixas de cedro com cigarrilhas da Fábrica Estrela, tão habilmente encaixotadas e protegidas que me custava rompê-las. Seria ingrato não dar o número da melhor tabacaria do mundo: é o 296287789. Perguntem pelo senhor Marco e descubram uma cumplicidade tão amistosa como comercial. Séria.

Cada caixa, pregada e preenchida à mão, continha 60 cigarrilhas, atadas com um nó na ponta, cujo aroma - de incêndio distante e de cabedal novo; de vime molhado por chuva morna - era, mesmo antes de acendê-los, o suficiente para me pôr a sorrir e a chorar ao mesmo tempo. Quando deixei de fumar (por achar que já tinha abusado durante 40 anos) e devolvi as boas caixas que restavam, a Autonomista reembolsou-me no dia seguinte.Hoje, ao passar de carro pelas ruas portuguesas, só vejo gente a fumar. Puseram-nos na rua, bem sei. Mas dá a ideia que não há ninguém que não fume excepto eu. E isso alegra-me e lembra-me do sabor e do compasso deliciosos das cigarrilhas Estrela. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

COMISSÃO APROVA AUMENTO DO DÉFICE

«A Comissão Europeia (CE) avalizou ontem as despesas e receitas orçamentais e "autorizou" a Portugal o défice orçamental acima dos 3% do PIB, no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) para este ano. Assim, ao contrário do que sucedeu com França e Alemanha, Portugal está livre de um "procedimento por défice excessivo em 2009", apesar da previsão de desequilíbrio se fixar nos 3,9% do PIB. É que a derrapagem das contas deve-se às "medidas discricionárias" do Governo para conter os efeitos da crise e da "quebra da actividade económica".

Bruxelas explica que as medidas de apoio à economia - tomadas no contexto do plano europeu de recuperação aprovado em Dezembro pelos chefes de Estado e de governo - no caso português, ascendem a 0,8% do produto interno bruto. A Comissão considera que, a par de Itália, Luxemburgo e Lituânia, Portugal optou por medidas orçamentais de reacção à crise financeira que são "oportunas, direccionadas e temporárias" - os três critérios essenciais para que as medidas passem no crivo de Bruxelas. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Mais um contratempo para Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se comentário à líder do PSD.»

LADRÃO DESCUIDADO

«Um ladrão australiano ficou acidentalmente fechado num carro enquanto o tentava assaltar. O caricato incidente aconteceu em Adelaide, quando a polícia foi chamada a uma casa porque dois homens estavam a tentar arrombar uma viatura.

Segundo a Reuters, ao chegar ao local os agentes foram surpreendidos por um homem de 53 anos escondido dentro do veículo trancado. O segundo ladrão estava escondido atrás de uns arbustos. » [Jornal de Notícias]

PROFESSORES DO CONSLHO EXECUTIVO USAM O CARGO CONTRA AVALIAÇÃO

«Os 139 presidentes de órgãos de gestão de escolas reunidos este sábado em Santarém decidiram elaborar um manifesto, a entregar «pessoalmente» à ministra da Educação, contendo a sua posição sobre o modelo de avaliação dos professores, noticia a Lusa.

Numa reunião em que chegou a ser «ponderada» a demissão em bloco de todos os presidentes de conselhos executivos (PCE) presentes, estes acabaram por decidir deixar essa discussão «para outra altura», nomeadamente para o caso de a resposta ao seu manifesto não os deixar «mais tranquilos». » [Portugal Diário]

Parecer:

O cargo de membro do conselho executivo não é de nomeação, se os seus membros discordam das leis da República e não as querem aplicar então só têm uma coisa a fazer, demitirem-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos senhores professores que se demitam dos conselhos executivos dando o lugar aos que pretendem gerir as escolas,»

OS AMERICANOS DEVEM ESTAR A GOZAR CONOSCO

«Abusos da polícia portuguesa e dos guardas-prisionais, más condições nas cadeias, violência contra mulheres e crianças e o tráfico de mão-de-obra e de mulheres continuam a ser os principais problemas de Direitos Humanos que os EUA apontam a Portugal, escreve a Lusa.


O relatório sobre Direitos Humanos do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), relativo a 2008, divulgado esta quarta-feira, refere que o Governo português «geralmente respeita os direitos humanos dos cidadãos» mas adianta que «existem problemas em algumas áreas». »
[Portugal Diário]

Parecer:

Depois do que se passou em Guantánamo e ns prisões secretas da CIA qualquer crítica ao sistema prisional dos outros países cheira a anedota cínica, os americanos perderam a autoridade moral para fazerem relatórios sobre direitos humanos. A mudança do presidente não basta para que os EUA sejam ilibados pelo que fizeram, até porque este relatório ainda foi elaborado no tempo da administração Bush.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao embaixador dos EUA se acha mesmo que as nossas prisões são piores e os prisioneiros têm menos direitos do que nas prisões americanas.»

O TROCIDADOR ANEDÓTICO

«De acordo com o secretário de Estado, Gonçalo Castilho dos Santos, aos funcionários públicos será assegurado, além da equiparação de direitos com o sector privado em termos de protecção da parentalidade, a garantia de retroactividade das regras à data de entrada em vigor do regime geral, uma vez que o processo legislativo ainda não está concluído.» [Portugal Diário]

Parecer:

Este secretário de estado, o tal que trucidava os que se atravessassem à frente da reforma da AP, é uma verdadeira anedota, tão anedota que para além de só dizer bacoradas ainda não percebeu que ninguém o leva a sério, não passa de um "pet" do ministro das Finanças. Depois de terem tirado direitos aos funcionários com o argumento de os equipararem aos trabalhadores do sector privado esta anedota já fala de equiparação no sentido inverso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates onde arranjou este "coiso".»

HAMAS INTRODUZ PENA DE CRUCIFIXAÇÃO

«La agrupación terrorista palestina Hamas, introdujo una Sharia (ley islámica) en el código criminal de la Autoridad Palestina, que legaliza la crucifixión de los enemigos del Islam. El anuncio se hizo simultáneamente con la emisión por la televisión británica del "Mensaje Navideño" del presidente de Irán, principal proveedor de armas al Hamas. » [Los Tiempos]

Parecer:

O que terão a dizer os admiradores locais do Hamas?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa e a Francisco Louçã.»

INGLESA DE 15 ANOS GANHAVA 100.000 LIBRAS ANUAIS NA PROSTITUIÇÃO

«A 15-year-old schoolgirl earned almost £100,000 a year working as a high-class prostitute, it was revealed yesterday.

By day the teenager attended classes but at night she was regularly paid hundreds of pounds for sex.

The girl, who cannot be identified because of her age, is believed to have been working for an escort agency based in Newcastle.

She lied about her age before going on to earn £1,700 a week, meeting dozens of men on school » [Mail]

MALEWITCH

TRANSPORTE DE OBRA DE ARTE NA CHINA

«An artwork called The World's Largest Breasts, by Chinese artist Shu Yong, is towed by an ox in Qingyuan, Guangdong Province, China» [Telegraph]

Se fosse em Braga já estavam multados e a obra de arte convenientemente coberta.

TÍTULO 52


target="_blank"