quarta-feira, setembro 23, 2009

Asfixia intelectual

Manuela Ferreira Leite já jogou o seu programa anoréxico para o lixo, já não fala dos problemas do país, já se esqueceu de que são as PME que criam emprego, já designa a crise económica que ainda abala toda a economia mundial por “uma figura mítica chamada crise”, apenas fala de asfixia, tentando transformar um momento de devaneio mental do seu filósofo da Marmeleira num grande problema nacional.

Fico na dúvida se estou perante uma líder sem argumentos ou alguém que próximo da loucura esquece a realidade. Mesmo que tivesse algum fundamento o argumento da asfixia dificilmente a levaria a Belém, quanto mais tratando-se de uma mistificação criada pelo seu próprio partido, esse sim um partido com um longo historial de saneamentos e perseguições, um partido onde o ódio a quem pensa de forma diferente é tanto que chega a ser autofágico. O saneamento de Passos Coelho pondo no seu lugar gente duvidosa é prova disso.

Olhando para realidade que conheço, o ministério das Finanças, apetece-me perguntar quantos dos militantes que ela colocou, por exemplo, em altos cargos da Administração Fiscal, cargos que ficaram vagos graças aos saneamentos que ela promoveu, foram vítimas da perseguição de Sócrates. Poderão ter sido vítimas da cultura de subserviência e graxa promovida pelo PSD que os converte em fiéis serviçais de quem governa, mas não foram saneados. O director de finanças de Lisboa, homem que foi chefe de gabinete de Dias Loureiro foi saneado? Não, não só não foi saneado como foi reconduzido. Nenhum dos boys do PSD foram saneados, aliás, alguns até foram nomeados pois o primeiro secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Teixeira dos Santos era um homem da área do PSD, tinha vindo de assessor do ministro da Agricultura de Santana Lopes.

Ferreira Leite tem pouca memória, senão lembrava-se do que se passou quando estava com Cavaco Silva no governo. Lembro de quando o distrito de Setúbal teve uma grave crise de emprego e o governo deu instruções às esolas para admitir temporariamente funcionários auxiliares, as instruções eram claras, deveriam ser contratados prioritariamente simpatizantes do PSD. Ferreira Leite fala de altos quadros e de empresários perseguidos? No seu tempo nem os funcionários auxiliares se escapavam ao crivo do saneamento.

E o que dizer dos admiradores de Ferreira Leite no ministério das Finanças, alguns dos quais não se cansam de dizer que telefonam dia sim, dia não com a líder? Nas Alfândegas, onde os TSD se juntaram à CGTP para apoiarem uma greve idiota em vésperas de eleições, já são públicos os nomes do director-geral e subdirectores-gerais que deverão substituir os actuais.

Ver Ferreira Leite transformar a suposta “asfixia democrática” faz tanto sentido como se o Louçã abdicasse dos fundos recolhidos para as obras da sede do BE e os fosse entregar ao cardeal patriarca de Lisboa para ajudar na construção da nova Sé de Lisboa.

A verdade é que temos uma direita sem projecto para o país, com a pior líder na história da democracia, é isso que Ferreira Leite tenta esconder. Não é o país que sofre de asfixia democrática, é o PSD que está a sofrer uma grave crise de asfixia intelectual e quer superá-la à custa do país.