sábado, setembro 26, 2009

Avaliação de serviço

Cavaco Silva

Apesar de não ter sido “convidado” para esta campanha eleitoral Cavaco Silva optou por ser o centro da campanha eleitoral, transformado estas eleições naquilo que já pareciam, a primeira volta das presidenciais. Cavaco corre mesmo o risco de ter perdido as presidenciais ainda antes dos votos, sendo para muitos portugueses um senhor que está em Belém a fazer as vezes de presidente.

Agora os portugueses querem saber o que levou Cavaco a ultrapassar todos os limites, isso depois de meses de intriga e insinuações com o objectivo de destruir Sócrates. Os portugueses querem saber se apenas um dos seus assessores esteve envolvido no jogo sujo contra Sócrates, ou se Belém está envolvido em muitos mais processos pouco claros.

Estão também interessados em ver as investigações do caso BPN irem até ao fim para confirmarem ou desmentirem os boatos que circulam, mas ninguém diz em público.

Francisco Louçã

Apesar de não haver intervenção em que não diga “eu sei isto”, “eu sei os números” ou “eu sei aquilo”, a verdade é que não sabia o que tinha escrito no seu programa e já se tinha esquecido de que investira nos produtos financeiros que condenou. Derrotado nos debates com Sócrates e Paulo Portas, Louça partiu coxo para a campanha eleitoral, usando uma boa parte das suas energias numa tentativa vã de recuperar a suposta superioridade intelectual e moral perdida nos debates.

Não resistiu à tentação de ler nas sondagens a oportunidade de lançar a sua revolução por doses e propôs a expropriação do sector energéticos. Apesar de saber tanto de números esqueceu-se de contar os pequenos accionistas da GALP e da EDP e, pior do que isso, todos os que têm acções que seriam desvalorizadas no dia das expropriações. Esqueceu-se também de contar os contribuintes que beneficiam das deduções fiscais que quer acabar.

Ferreira Leite

Foi igual a si própria, um desastre, sem programa ou, pior do que isso, retalhos de um programa, sem projecto e sem ideias teve que se alimentar das idiotices do filósofo da Marmeleira e encostar-se às intrigas e insinuações vindas de Belém.

Ferreira Leite sabe muito bem que Cavaco não tem amigos, é um saloio que teve a sorte de ser governante da fartura e convenceu-se de que podia ficar na história de Portugal. Se pensou que Cavaco não lhe faria o que já fez a Fernando Nogueira enganou-se, o homem de Boliqueime não hesitou em imolar Ferreira Leite para salvar a sua própria pele.

Paulo Portas

Paulo Portas percebeu muito mais cedo do que Manuela Ferreira Leite o que ia suceder ao PSD, deixou de apelar ao votos dos eleitores do PS e concentrou as suas atenções nos eleitores tradicionais do PSD. Porta percebeu que não lhe cabendo a ele impedir a maioria absoluta cabia-lhes impedir o Bloco Central, deu o tudo por tudo para vir a ser o interlocutor de Sócrates se este não conseguir a maioria.

Paulo Porta fez uma das melhores campanhas e certamente a melhor campanha eleitoral da sua vida. Mostro que era o candidato credível à direita, demarcou-se do lodaçal cavaquista e mostrou uma tão grande energia até ao último dia que muitos portugueses deverão estar muito interessados em conhecer a poção mágica a que recorreu para conseguir tal prestação física e intelectual. Se a campanha eleitoral fosse uma prova de ciclismo já teria sido chamado para o controlo anti-doping.

Jerónimo de Sousa

O líder do PCP sabe muito bem que as revoluções não se fazem em campanhas eleitorais e que nesta perspectiva os votos dos consultores financeiros, de professores ressabiados ou de betinhos da Quinta da Marinha poderão ser úteis para eleger deputados, mas de nada servem para o futuro. Enquanto Louça apostou no voto fácil, Jerónimo de Sousa evitou entrar nesse jogo, prefere fica atrás do BE do que fazer de PRD.

Fez uma das melhores campanhas, revelou mais educação e princípios de que apoiantes como o Mário Nogueira, desfez parte da má imagem deixada pelos métodos pouco claros a que recorreu para se opor a Sócrates durante a legislatura.

Poderá ficar atrás de Louça, mas está certo de que no longo prazo Louça irá fazer companhia a Arnaldo Matos ou a Hermínio Martinho.

Sócrates

Não vergou às pressões de Cavaco Silva, algo a que o homem de Boliqueime está pouco habituado, por isso teve contra si as corporações, os partidos da oposição, Cavaco Silva e a matilha de assessores de Belém.

Independentemente dos resultados eleitorais é certo que derrotou Cavaco Silva, cujo cargo de presidente está cada vez mais por um fio. Derrotou igualmente Louça de forma clara e Ferreira Leite por uma margem inferior ao esperado.

Uma vitória eleitoral será uyma vitória de Sócrates, uma maioria absoluta será a derrota de muito boa gente.