quarta-feira, setembro 30, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Castelo dos Mouros, Sintra

IMAGEM DO DIA

[Rodrigo Abd/Associated Press]

«Janeth Belinda Trochez, 51, demonstrated with tape on her mouth in support of ousted President Manuel Zelaya in Tegucigalpa, Honduras, Monday. The interim government backpedaled from the suspension of civil liberties, put in place to avoid widespread rebellion, saying it would allow a mediation team into the country.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Se a demissão do seu assessor Fernando Lima foi o funeral de Cavaco Silva enquanto Presidente da República a sua comunicação oficial foi a missa do sétimo dia. Cavaco Silva fez uma comunicação oficial indigna de um Presidente da República Portuguesa, recorreu à falsificação de factos, fez análises pessoais que não passaram de insinuações, baralhou dados para lançar uma crise institucional apenas para salvar a sua fazer.

Se alguém neste país exibiu um grande conhecimento das conversas de Belém e, portanto, pode ser suspeita de escutas é Manuela Ferreira Leite. A líder do PSD é que por diversas ocasiões antecipou as opiniões do Presidente da República. Ninguém de outro partido disse o que quer que seja em relação à Presidência da República que não tenha saído nos jornais.

Assim sendo, se Cavaco suspeita de que as vulnerabilidades do sistema informático de Belém possibilitou a fuga de informação só se pode queixar de quem fez uso público, Manuela Ferreira Leite e os jornalistas amigos de Belém.

Depois desta comunicação Portugal deixou de ter um Presidente da República, em Belém está um senhor, um tal Cavaco de Boliqueime, que não passa do presidente de 29% dos portugueses.

ARQUEOLOGIA CRIMINAL

Se considerarmos o tempo a que já decorreu entre a compra dos submarinos e as buscas feitas ontem a escritórios de advogados é legítimo pensar se não seria de integrar o DIAP no ministério da Agricultura, com todo o tempo que já passou o mais provável é que em vez da prova de um crime venham a encontrar pegadas de dinossauros.

Resta saber quantas das vozes que se ouviram serviram para matar dois coelhos com uma cajadada, a família Moniz continua a fazer das suas e a PT ficou fora do negócio. É legítimo perguntar quantos dos que questionaram o negócio não estariam a ser pagos pela Ongoing, se não receberam foram estúpidos pois o trabalhinho foi feito.

E depois aparece a famosa procuradora a bradar por mais leis e meios, até parece que foi uma falha da lei ou a falta de recursos que justificam estas investigações com atrasos de meia década!

O NEGÓCIO DA MEDIA CAPITAL


Parece que finalmente a Media Capital foi vendida ao gosto de toda a gente, nem mesmo Cavaco Silva teve dúvidas quanto ao negócio ou, então, finalmente concluiu que é coisa do mercado em qu um presidente não se deve meter.

Resta saber quantas das vozes que se ouvirm serviram para matar dois coelhos com uma cajadada, a família Moniz continua a fazer das suas e a PT ficou fora do negócio. É legítimo perguntar quantos dos que questionaram o negócio não estariam a ser pagos pela Ongoing, se não receberam foram estúpidos pois o trabalhinho foi feito.

Quem ficou a ganhar foi o Moniz, ganhou uns milhões para sair da TVI e agora volta, provavelmente para ganhar outro tanto quando sair.

A "LATA DA IMPRESA"

Depois de ter feito campanha contra Sócrates a Impresa pede desculpa, foi um engano. Grande lata que o Pinto Balsemão tem, esqueceu-se que o dia 26 era de reflexão.

A verdade é que a Impresa tentou influenciar o voto dos eleitores e o pedido de desculpas não permite aos seus leitores mudar o voto que meteram nas urnas. É de esperar que a Comissão Nacional de Eleições aplique uma pena exemplar à empresa de Pinto Balsemão, o n.º 1 do PSD.

AVES DE LISBOA

Rabirruivo-preto [Phoenicurus ochruros]
Local: Cidade Universitária

FLORES DE LISBOA


span>

Na tapada da ajuda

ASSIM, À PRESIDENTE, GOSTO

«Pode ser lacónico mas gostei. O Presidente da República é mais do que ele. Poderosíssimo, não digo em termos internacionais (quantas divisões tem ele?), mas por cá, poderosíssimo - porque é nós. Cá dentro não podia ser mais poderoso. Daí que eu escreva, sem subserviência nenhuma mas porque ele é mais do ele, Presidente e não presidente. Se o presidente do meu clube (lá está, esse é com minúscula) tirasse da cartola um qualquer jornalista e, sei lá, num café discreto da Avenida de Roma lhe soprasse para espalhar não importa o quê (verdade ou mentira, não vem ao caso), eu encolheria os ombros. Sou cínico, admito que um presidente de clube, um zootécnico ou um bloguista desocupado o fizessem. Já ao meu Presidente, não admito. Porque ele é poderosíssimo. Ele não sopra, nem insinua. Põe um aviso no seu site a dizer que vai falar-nos a todos e fala. Assim, sim. Espero que faça doutrina. E lamento que a doutrina não tenha efeitos retroactivos.» [Diário e Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CAVACO LIGOU A SÓCRATES

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva não telefonou a José Sócrates na noite eleitoral, tal como o CM revelou. O Chefe de Estado esperou pela manhã seguinte e ontem, segunda-feira, ligou a José Sócrates a felicita-lo pela vitória nas eleições legislativas» [Correio da Manhã]

Parecer:

A crer nas bocas do Lima não era necessário ligar, bastaria falar no assunto durante o jantar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não telefone, deixe-se escutar.»

FORAM-SE OS ALEGRISTAS, VIERAM OS FERRISTAS?


«A ala esquerda do PS já começou a pressionar publicamente José Sócrates para que este evite governar na base de entendimentos com o CDS. Os resultados das eleições de domingo ditaram que só há duas alianças maioritárias bipartidárias passíveis de serem formadas no Parlamento: ou do PS com o PSD ou do PS com o CDS. Todas as restantes passarão, necessariamente, por mais do que duas formações. Por exemplo: PS + BE + PCP.

Paulo Pedroso, ainda deputado, ex-número dois do PS na direcção de Ferro Rodrigues, agora candidato à câmara de Almada, disse à TSF: "Não consigo imaginar um Governo do PS funcionando em articulação com aquele que é o seu principal adversário, do ponto de vista ideológico." » [Diário de Notícias]

Parecer:

Quantos votos valerá Paulo Pedroso para estar a querer condicionar José Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se o resultado das autárquicas em Almada.»

FISCO ENDE CARROS DE LUXO PRÇOS DE SALDO

«Maserati, Aston Martin, Bentley, Ferrari e Rolls Royce são alguns dos carros de gama alta e de luxo que o fisco penhorou aos contribuintes devedores e que vão a leilão.

Maserati, Aston Martin, Bentley, Ferrari e Rolls Royce são alguns dos carros de gama alta e de luxo que o fisco penhorou a contribuintes devedores e que, em breve, poderão vir a ser adquiridos a preço de saldo.» [Diário e Económico]

Parecer:

Logo agora que não posso..

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Azar.»


NO "JUGULAR"

"Quem diz é o Dr. House...

O excesso de vitamina C provoca alucinações."

VADIM STEIN


TCK