terça-feira, setembro 15, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Proa do navio-escola italiano "Américo Vespucio"

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«Paramilitary police officers stood with sandbags on their legs and wood blocks on their backs during a training session in Hefei, Anhui Province, China, Sunday. They will participate in the upcoming celebrations for the 60th anniversary of the founding of the People’s Republic of China.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Manuela Ferreira Leite decidiu mudar de estratégia em relação aos espanhóis, lembrou-se que os amigos do Banco Santander Totta andaram a pagar-lhe uma milhares de contos mensais para não fazer nada como administradora não executivo. Nada? A verdade é que estes cargos costumam ser dados aos "amigos".

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

Sem um papel para ler a líder do PSD tende para o discurso rasca, isso sucedeu com a piada do órfão no debate com Sócrates e repetiu-se ontem com a sugestão aos ex-ministros do Governo irem para as termas. Vindo de alguém com sinais evidentes de cansaço e que mal consegue endireitar a coluna quase merece uma resposta nos mesmos termos e até poderia levar o amigo de Belém para o tratar dos tremeliques nas mãos.

AVES DE LISBOA

Papa-moscas-cinzento [Muscicapa striata]
Local: Quinta das Conchas [28-08-2009]

FLORES DE LISBOA

No Parque do Monteiro-Mor

A GENUÍNA E O FINGIDOR

«T odo o político é um fingidor, mas alguns fingem tão completamente que chegam a fingir que é verdade aquilo que deveras inventaram. A estes últimos é moda chamar-lhes "genuínos." A última rábula da genuína Manuela Ferreira Leite foi sugerir a subserviência de José Sócrates aos interesses espanhóis na questão do TGV. Claro que foi só manobra ferroviária para encarrilar a imaginação do eleitor para o caso TVI: os espanhóis estão sempre a ajudar o seu portuguesito favorito, já viram?... É um truque político, como seria o do PS (se não o fez já, vai fazê-lo) lembrar que esta Padeira da Aljubarrota serôdia (porque estamos no séc. XXI) foi administradora do Santander depois de ministra das Finanças onde tutelava os assuntos em que aquele banco espanhol se move. Claro que nem ela nem Sócrates se vendem ou venderam aos interesses espanhóis e essa questão, que é falsa, não interessa. Outra questão, sim. Os políticos são para governar, o que, em democracia, só se consegue convencendo. É este acto, persuadir, que pede aos políticos um discurso articulado, uns mais fingidos que outros, mas articulados. Invocar o milagre de ser uma genuína, não chega. E ser genuína e falar assim só agrava o caso.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANUEL ALEGRE AO LADO DE SÓCRATES

«Além de Manuel Alegre e de José Sócrates, o comício de Coimbra - um dos mais importantes no plano de campanha do PS - terá entre os oradores a ministra da Saúde, Ana Jorge.

Ana Jorge é cabeça-de-lista do PS pelo círculo eleitoral de Coimbra e tem boas relações políticas com Manuel Alegre, ao contrário do que acontecia com o anterior ministro da Saúde, o agora eurodeputado Correia de Campos.

Hoje, em declarações à agência Lusa, Manuel Alegre disse estar disponível para participar ao lado do secretário-geral do PS, José Sócrates, na campanha das eleições legislativas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Qual será o preço, o apoio a uma candidatura presidencial?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o Louçã.»

MFL RASCA

«A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, visitou hoje em campanha as termas de Cabeço de Vide, lugar que recomendou para uma temporada aos ministros do actual Governo do PS, dizendo que "vão ficar desocupados".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Veremos quem vai para as termas, se os ministros do PS ou o afilhado de MFL para tratar da tromboflebite no braço direito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas eleições.»

ESCONDAM ESTA NOTÍCIA DO LOUÇÃ

«O Presidente da Bolívia avançou com a proposta de nacionalizar o futebol do seu país, descontente com a exibição da selecção boliviana nas eliminatória das América do Sul a contar para o campeonato mundial da modalidade.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Se o nosso Evito sabe disto e com os resultados da selecção de Queiroz ainda se lembra de acrescentar o futebol à listas das nacionalização e depois temos o Pinto da Costa e outros como funcionários públicos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esconda-se a notícia.»

NO "CANHOTO"

"O BE dequalifica a profissão de professor":

«1. No programa eleitoral partidário do BE procurei e encontrei com facilidade o ataque ao estatuto da carreira docente dos professores do ensino básico e secundário. Encontrei, em particular, a rejeição da categoria de “professor titular” que o BE considera “fracturar” o corpo docente. Não admira pois que o BE declare comprometer-se com a “defesa [...] do fim da fractura entre professores de primeira e de segunda”, leia-se, com o fim da hierarquização da carreira.

2. No programa eleitoral do BE procurei mas não encontrei a contestação da fractura dos professores universitários em três categorias ou, usando a linguagem do BE, da fractura entre professores de primeira, segunda e terceira. Pelo contrário, encontrei uma defesa explícita dessa hierarquização no quadro da crítica do BE ao estatuto da carreira docente no ensino politécnico. Citando: “o Bloco de Esquerda rejeita a proposta governamental de Estatuto do Politécnico e exige a equiparação com as universidades, do ponto de vista dos percursos e dos processos de qualificação do pessoal docente”.

3. Para esta dualidade de critérios só encontro duas explicações plausíveis. A primeira, será uma desvalorização, pelo BE, da profissão de professor não universitário. Recusando atribuir-lhe o estatuto de qualificação que reconhece à carreira de professor universitário, o BE trata a profissão docente no ensino básico e secundário como uma ocupação indiferenciada, e portanto não hierarquizável. Em rigor, o BE opera assim uma deslocação do seu critério de professores de “primeira” e de “segunda” para a oposição entre professores universitários e “profissionais da educação” (do básico e secundário). O elitismo implícito só supreenderá quem não tiver dado a devida atenção a outras propostas do BE.

4. A segunda explicação baseia-se no pressuposto de que o Partido dos professores catedráticos Francisco Louçã e Fernando Rosas sabe ser demagógico qualificar a hierarquização das carreira docentes como fractura entre professores de primeira e de segunda (e de terceira). O compromisso público do BE com a reivindicação de eliminação da categoria de professor titular configuraria, neste caso, uma estratégia oportunista de caça ao voto sem princípios.

5. Não sei o que me incomoda mais nesta proposta do BE, se o seu eventual elitismo se o seu possível oportunismo político. O que sei é que, objectivamente, o BE prova assim ter em muito baixa consideração o estatuto profissional dos professores do ensino básico e secundário. Pois mesmo a aceitação da hipótese do oportunismo requer uma desvalorização das suas consequências, por desvalorização da missão da escola pública. Ou, então, uma nova explicação: a de total irresponsabilidade do BE em relação às consequências das suas propostas.»

CARBONKID

AMNISTIA INTERNACIONAL